ONLINE
7




Partilhe esta Página

s

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

A

S

D

S

C

D

S

s  

D

 

MDA

A

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


Telêmaco inaugura o Espaço Empreendedor
Telêmaco inaugura o Espaço Empreendedor

Até então na Agência do Trabalhador, foi agora ao lado do Sicredi também na Avenida Paraná

y7

13-04-2015 às 21:17:03) Com a presença do prefeito Municipal, Luiz Carlos Gibson e seu vice, Dã Cortez, do secretário do Trabalho e Indústria Convencional, Joalmir Pussi, Carlos Alberto Jakovacz que é gerente do Sesi/Senai, e de Roberto Jans, do Sebrae, além de diversos outros segmentos empresariais e microempreendedores, foi inaugurado o Espaço Empreendedor, e aberta a Semana do MEI (Microempreendedor Individual), em Telêmaco Borba.

w5

Roberto falou que Telêmaco já possui cerca de 1300 microempreendedores: “um número extremamente significativo”. Ao fazer visitas em vários municípios, e conhecendo seus espaços a exemplo do hoje inaugurado, afirmou que agora esta cidade passa a ser destino a quem quiser conhecer um modelo de estrutura e atendimento.

er

Dã Cortez lembrou um discurso de um empresário á presidente Dilma recentemente, de que entre os municípios e a União existia a parceria e não poderia ser a montaria, no sentido de uma sobrecarga da União sob as cidades: “O Espaço está aberto à parcerias”.

e4

Numa ênfase ao que vem sendo conquistado dentro da pasta de Joalmir, o prefeito Gibson lembrou os dois anos consecutivos que Telêmaco ganha o Prêmio “Prefeito Empreendedor”, além de premiações em outras secretarias, como Saúde, Educação e Esporte. Falou da autonomia que dá ao seu secretariado. Vendo o crescimento do pequeno empresário, ele também fez a indagação do porque não se comprar mais produtos e serviços daqueles que são de Telêmaco, dizendo que é exatamente também isso que se busca nesse espaço.

Joalmir

e5

Em sua fala, o secretário do Trabalho e Indústria Convencional observou que o micro e pequeno empreendedor e as empresas de pequeno porte no  Brasil representam hoje 98%  das empresas em funcionamento e 80% da força de trabalho, além de 42% da massa salarial do País.

Joalmir enalteceu que em Telêmaco o Espaço Empreendedor veio para suprir as carências das micro e pequenas empresas, com suas dificuldades de acesso ao crédito, via Banco do Empreendedor: tecnologia e inovação, falta de capacitação gerencial, baixa capacidade de conseguir informações e oneração tributária, e burocrácia para a condução dos negócios, dentre outros fatores. “Temos nessa tarde o prazer de dizer que estamos cumprindo a Lei Complementar 123 e a Lei Municipal 1644 que faz o tratamento diferenciado às pequenas e micro empresas”, complementou.

Das ações da secretaria, citou ainda o programa TBTEC, com a incubadora de empresas de confecção. A MadeiraTB que esta sendo discutida, além da oficina da madeira que será reinaugurada. “Se Deus quiser, Telêmaco vai ganhar também um distrito de serviços, com um parque logístico incluindo um estacionamento para 200 carretas bitrens e 100 tritrens, além de concessionárias de veículos, pesados e leves e o sediamento das transportadoras – 12 por enquanto, o que vai desafogar o trânsito de veículos pesados, pela área urbana e bem movimentada, dentro da cidade. Um shopping com produtos do município é outro intuito.

Uma facilidade que foi anunciada ao um microempreendedor, foi à parceria no Espaço a ele dedicado, entre as secretarias Municipais de Urbanismo, Planejamento e de Meio Ambiente, e mais Saúde, Finanças e o Corpo de Bombeiros, o que muito em breve tornará possível a liberação de alvarás em 48 horas. 

 

Leia Também:

Devocional: Duas vans para assistência social e Troféu Ozires Silva