ONLINE
19




Partilhe esta Página

ACITEL

sr

OBEREKANDO

AWEF

ds


DRA. MÔNICA, A EVOLUA E ÁREAS DE ATENDIMENTOS
DRA. MÔNICA, A EVOLUA E ÁREAS DE ATENDIMENTOS

O carro-chefe é a Fonoaudiologia e áreas correlatas

D

29/01/26 às 18:41:09) O Oberekando esteve ontem, na Evolua – Comunicação e Desenvolvimento, e num importante diálogo com a proprietária, a fonoaudióloga Dra. Mônica Barreto de Oliveira. Os atendimentos lá prestados, que primam em produtos de alta tecnologia, e serviços avalizados por profissionais com grande qualificação – foram topicalizados, bem como o aprofundamento em algumas temáticas.

Na ocasião, foi comentado da programação do horário e encaixe da entrevista, destacando que com a mesma responsabilidade são feitos os agendamentos na Evolua, aonde seus profissionais disponibilizam o período necessário para o melhor atendimento aos clientes e pacientes: “Nós tentamos manter uma dinâmica sempre pautada no respeito ao outro. Isso é fundamental!”.

A primeira pergunta para a Dra. Mônica se mesclou de diversas situações, como o retorno para mais um ano, o atendimento prestado à região, a exemplo de ainda nesta semana, à Ortigueira, e o trabalho com pessoas com espectro autista. Também a parceria com a Beltone, e a sensação que é o aparelho auditivo Serene, bem como a participação de Barreto em diversos congressos e encontros, nacionais e internacionais; ligados à Fonoaudiologia.

“Dentro do nosso traballho aqui da Evolua nós gostamos de trazer sempre o que tem de melhor. De cientificidade no trabalho! Eu sou da época analógica, onde para poder me informar eu precisava comprar um livro, esperar o livro chegar, comprar o material, esperar o material chegar. Então, era tudo muito mais lento. Hoje, a informação, o conhecimento, ele evolui à velocidade da luz. Então, isso demanda de nós profissionais, atualização constante, porque o que eu sabia ontem, hoje eu já preciso questionar. Mas, tem algo aí que o pessoal está questionando? O que está em estudo? O que as evidências científicas dizem sobre isso? Com relação ao trabalho da Beltone, os aparelhos auditivos, não é diferente! A tecnologia evolui absurdamente. Então, eu sempre relato, quando eu comecei a trabalhar com aparelho auditivo, há 25 anos atrás, era uma chavinha pequenininha, onde nós abríamos a portinha do aparelho, atrás daquela chave, como se regulava a antena de TV antigamente... ‘Está bom, não está’... E logo veio a regulagem via cabo, onde conectava no computador. Depois já veio o Bluetooth, e hoje nós conseguimos fazer regulagem na nuvem. Então, você usa o aparelho auditivo, você vai estar lá, em qualquer lugar do mundo..., eu consigo fazer a programação e ajuste do aparelho. Aqui da Clínica, ou através de um notebook, e onde eu estiver”. Mas, ainda assim, disse ela, muitos preferem vir presencialmente, e o contato, olho no olho, “aquela coisa do vínculo, que é muito importante!”.

O atendimento às crianças também, as metodologias de abordagens, de material... vê ela isso, fundamental para o resultado do trabalho.

Ainda quanto às capacitações, disse que ano retrasado esteve em uma delas, ministrada por uma fonoaudióloga do Texas, e que novamente, nesse final de semana, de hoje, - quinta, até sábado, ela estará em Curitiba e em um complemento daquela formação, abordando ‘os transtornos motores da fala’. Mônica será a Evolua, na capital do Estado!

Quanto ao autismo, pontuou que as patologias mudam. “O que se sabia um ano atrás sobre autismo, hoje, já se questiona. Então, tem muita coisa! Eu até falo para o pessoal... se alguém chegar para mim e falar, ‘não, eu sou doutor em autismo. Eu sei tudo sobre autismo’ ... Mentira! Mesmo sendo, disse ela, uma afirmação polêmica, falou que existe o aumento dos casos, mas porque o critério diagnóstico melhorou, e neste sentido, eles se tornam evidentes!

 

CORTESIA, BOM SENSO, CORTESIA...

O Oberekando fez à Mônica, uma interrogação, que certamente servirá a resposta, para muitos profissionais liberais, e foi se por vezes, fora da Clínica, pessoas destoam daquilo que é cortesia em uma explicação básica quanto a uma dúvida, com o que equivaleria a uma consulta, e disse que com os anos de estrada em sua profissão, quase 30, diversos são os casos, mas que, ao ver que um simples diálogo em algum local da cidade pode demandar, de fato uma avaliação mais detalhada, assim aconselha: “Eu gosto de pecar pelo excesso, sempre! Pelo cuidado em excesso!”

 

ATENDIMENTOS NA REGIÃO

Citou o trabalho que faz em Ortigueira, e que na Fonoaudiologia, a Secretaria de Saúde dá a ela, estrutura que é compatível ao de sua clínica em Telêmaco! Fez questão de frisar, inclusive, o estrito cumprimento de horários dos atendimentos! “Por tudo que lá é oferecido, o atendimento é o mesmo, a qualidade é a mesma!”. Ela também, em Ortigueira, presta atendimentos domiciliares, uma vez por mês, quanto à aparelhos auditivos.

Em Reserva, o atendimento é mensal, e na Clínica Cincinato, quanto a aparelhos auditivos. Curiúva, na Vip Saúde, se segue o mesmo formato. Em Tibagi, ela faz atendimentos domiciliares. Assim também em Ponta Grossa, Sapopema, e Arapoti.

 

OUTRAS DEMANDAS DA EVOLUA

A Clínica presta também, consultoria em Aleitamento Materno, e esta demanda é atendida pela Dra. Juliana Quintiliano. A tecnologia à serviço do bem-estar e deste momento sublime para as mamães, que é a amamentação; conta com “várias técnicas de trabalho”, sendo a laser terapia, apenas uma delas, quando existem problemas de ferimentos na mama, pela dificuldade de sucção do leite, pelo bebê.

 

O ATENDIMENTO JÁ SE INICIA DE EXCELÊNCIA, NA RECEPÇÃO

S

“Atendem, acolhem, olham no olho..., então é algo que faz a diferença! Eu sou da seguinte opinião: Se você vai para uma clínica, é porque não está tudo bem!”. Completou: “E nós estamos aqui para fazer o nosso melhor, da melhor forma que nós conseguimos e podemos!”.

Assim, Dra. Mônica saudou a cada profissional que faz parte da Evolua, as agradecendo, e claro, de forma muito carinhosa também, à Recepção!

 

ACUPUNTURA, NEUROMODULAÇÃO E O RETORNO DA PSICOLOGIA

Da gama de atendimentos da Evolua, a Acupuntura é mais uma delas, e com a mesma qualidade. Para isso, é do Dr. Luiz Cesar, a incumbência!

Uma novidade, e à cargo de Juliana Quintiliano, é a Neuromodulação: “Uma nova ciência dentro do trabalho, aonde é feita uma estimulação não invasiva da calota craniana, através de eletrodos. Existe um dispositivo que vai estimular áreas específicas do cérebro, enquanto o adulto, o adolescente ou a criança faz o seu exercício, por exemplo! Então isso, potencializa o resultado da fonoaudiologia”. Quanto a sua eficácia, explicou que um resultado antes conseguido em seis meses, hoje com a Neuromodulação o tempo é reduzido pela metade, e com maior qualidade... ou seja, o resultado vem em apenas três meses, explicou a Dra. Mônica.

A entrevista foi encerrada com um recado dela, à toda comunidade de Telêmaco, e da região: “Eu quero deixar o convite para que vocês venham conhecer a nossa Clínica”, lembrando que nela são atendidas todas as fases da vida, partindo do nascimento, até a senescência, “porque a Fonoaudiologia perpassa por todos esses processos”, a exemplo do Teste da Orelhinha, indo ao Aleitamento Materno, a Primeira Infância, Desvio de Fala e Linguagem, Leitura e Escrita, Voz, Gagueira... enfim, uma infinidade de intervenções”, nela inclusas.