ONLINE
12




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

 

AWEF

b

S

D

ds


MILTINHO PRESIDIRÁ O BIÊNIO DA CÂMARA DE TB
MILTINHO PRESIDIRÁ O BIÊNIO DA CÂMARA DE TB

Sua terceira legislatura, o perfil e relação com a Prefeitura

s

2021-01-26 às 07:57:53) Nascido em 22/04/1976 e tendo como profissão, comerciante, Hamilton Aparecido Machado foi o entrevistado do Oberekando na tarde de ontem, segunda-feira. Casado, três filhos, ele é vereador pela terceira legislatura, e teve em sua posse, no dia 1º último, a unanimidade de 13 votos que o conduziu à presidência da Câmara Municipal de Telêmaco Borba. Como ele mesmo disse, cargo antes pretendido, mas que foi este o momento de acontecer, em seu trajeto político.

Ele iniciou o bate-papo dizendo que se colocará à disposição da imprensa para que o trabalho da Câmara seja levado até a população.

 

VEIO O TERCEIRO MANDATO E A PRESIDÊNCIA DA CASA LEGISLATIVA

Perguntado aonde estava no momento em que ficou sabendo do anúncio ‘eleito’, antes disse que não foi uma eleição fácil, tanto para ele, quanto aos demais vereadores. “O importante é que nós tivemos nessa casa uma renovação, inclusive com vereadores com mais votos, e acabamos se reelegendo vereador com menos votos, no caso, foi o meu. Fui eleito com 454 votos, agradeço a população que acreditou em mim, e no dia 15 de novembro foi lá e depositou seu voto de confiança. Estarei aqui com certeza para fazer o melhor de mim, para que a nossa cidade vá bem. Nesse dia, estava em minha casa com meus amigos, os apoiadores que estiveram comigo durante a campanha”, acrescentando que de fato, chegou um momento que achava que não conseguiria estar entre os 13. Mas ao fim, no dia 1ª tomou posse, e com satisfação, falou da unanimidade dos votos para a presidência da Câmara.

Após comentar sobre a formação da chapa que disputou a presidência, e enaltecer a oportunização ao vereador e advogado Felipe Pedroso na vice-presidência, prestigiando a renovação do último pleito, falou também de como deve atuar na condução da Casa de Leis. Quando foi lembrando pelo Oberekando, que nas gestões anteriores, em algumas oportunidades, teve discursos mais acalorados, e se terá mais cuidado na nova incumbência, disse: “Tem momentos que a gente deve ser aquela pessoa tranquila, mas eu acho também que o presidente não deve mudar suas atitudes. De forma nenhuma eu mudarei minha atitude, se eu ver que as coisas queiram fugir do controle. Eu sempre falo ‘eu estou hoje como presidente, mas a minha forma de ser, jamais eu vou mudar’”.

Ele defende que as decisões, ao serem levadas à plenário, já tenham sido tomadas nas comissões, e que nas sessões, não se perca muito tempo, por exemplo, em discussões daquilo que por vezes, já se tenha chegado a um consenso. “O que compete à mesa, a mesa decide... o que compete aos vereadores, eles decidem”.

 

CABEÇALHO ADICIONAL NA LEITURA DO QUE FOR APRESENTADO PARA VOTAÇÃO, DE FORMA QUE A POPULAÇÃO, EM CASA, SAIBA DO QUE SE TRATA

Um pedido que o Oberekando vem fazendo pessoalmente aos dirigentes do Legislativo a algum tempo, é que seja feito um cabeçalho que fique de fácil entendimento à população, para apenas após, seguir-se o protolocar, de tudo o que for apresentado à votação em plenário. Acrescenta o presidente, que além do Portal da Transparência que é de acesso da população, essa providência citada, ao ser tomada, também será mais uma forma de ser transparente. Outra providência será a aquisição de mais equipamentos de gravação, para dar maior qualidade à transmissão que é levada à população, sejam das reuniões ordinárias, assim como das extraordinárias. Uma sessão de notícias quanto ao que for apresentado também está sendo preparada no site da Câmara. Ele vê que desta forma também, a população estará a par de que o compromisso do vereador vai muito além das segundas-feiras, nos horários das sessões semanais, lembrando que tudo o que acontecesse na Prefeitura, passa antes pela Câmara.

 

PLANO DIRETOR

A revisão do Plano Diretor (PD) é um material ao qual os vereadores estão debruçados, em constante trabalho.  Adiantou que a Klabin está cobrando o PD, porque como maior pagadora de impostos do município, isso vai ser preponderante para as decisões também da empresa em termos, sejam de investimento, como de parcerias e auxilio à comunidade.

 

GRATIDÃO

O papel da família no dia-a-dia da atuação política e especialmente que auxiliou na reeleição, foi citado, aonde o vereador lembrou da esposa, o filho e as duas filhas. Também os demais parentes, e os amigos que vão se encontrando, e que, de acordo com ele, tem grande importância no cotidiano.

 

A RELAÇÃO COM O EXECUTIVO

Iniciou este tópico, lembrando que sempre citou e valorizou a independência dos poderes, “mas como que as coisas andam bem? Quando se há diálogo! Eu sempre fui crítico, inclusive você viu muito das minhas críticas em relação ao Executivo, mas estou fazendo meu papel como representante da população como vereador. E sempre tive... busquei o diálogo. O mais importante acima de tudo, é você ter o diálogo com o Executivo. São poderes independentes, mas as coisas só andam bem quando há o diálogo. E isso eu consegui durante esses oito anos de mandatos meu”, o que, segundo ele, traça o que é melhor para a população e ao município. Com esse viés, disse da atenção que tem o prefeito Márcio com os vereadores, e das melhorias e obras que ele fez para a cidade.

Como momentos que nem sempre agradam a população, mas são decisões que devem ser tomadas, comentou a taxa de lixo e que tinha consciência de que tinha que votar a favor. Acrescentou que o valor que Telêmaco cobra deste serviço, é um dos mais baixos da região.

O trabalho do ex-presidente Ezequiel Ligoski Betim, do qual Miltinho recebeu a presidência, foi por ele elogiado, e adjetivado como sempre apaziguador.


 

LEIA TAMBÉM:

OS ANSEIOS DA PREFEITA DAYANE PARA IMBAÚUma cidade com parque de máquinas devastado, que necessita de novo começo. As parcerias e a relação com o Legislativo, Klabin e Telêmaco Borba

CONVERSA COM JUNINHO, QUE PRESIDE A CÂMARA DE IMBAÚEle falou dos desafios e que a cidade deve ser recuperada

RECÉM-EMPOSSADO, ZÉ CARLOS, DE FIGUEIRA. O prefeito falou de sua trajetória e dos desafios

O VEREADOR MAIS IDOSO DO BRASIL NO OBEREKANDODr. Zezito, aos 89 anos e três vezes já prefeito, é o novo presidente da Câmara de Tibagi, no Paraná

DE CURIÚVA, NATO MOURA AGRADECE A REELEIÇÃOEle falou das expectativas, dos deputados, da disputa e do Covid, e pediu neste sentido, a ajuda da população

REI DOS VOTOS, DR. MÁRCIO, NO OBEREKANDO! Fechamento especial com os vencedores em 15 de Novembro

A PALAVRA DO ADVOGADO E REELEITO MARQUINHOSEle encerra o bloco de entrevistas com os vereadores da nova Legislatura em TB

ELEITO, TONINHO FLENIK NO OBEREKANDOEle foi assessor de Integração Comunitária de Márcio

JEFFERSON ABREU: VONTADE CONTINUAR TRABALHANDOEle, Repórter TB, conquistou sua cadeira na Câmara de Telêmaco

ELIS DÁ SEQUÊNCIA A ENTREVISTAS COM ELEITOSNo caso, ela foi reeleita para o segundo mandato e é a voz das mulheres no Legislativo

PROFESSOR KLÉCIUS, O NOVO VEREADOR E A COLISEUFeliz, disse: “A política é o jeito mais rápido de buscar soluções, para que as melhorias sejam feitas”

A CONVERSA FOI COM EZEQUIEL BETIMVereador, foi reeleito e é o atual presidente da Câmara Municipal

O ADVOGADO FELIPE PEDROSO, AGORA VEREADORSua principal bandeira será a juventude

SASSÁ, NA SEGUNDA TENTATIVA, VEREADOR EM TBBateu na trave em 2016, e agora, eleito

JAPÃO É REELEITO COM 783 VOTOSAnderson Antunes agradeceu a confiança dos eleitores

BUTINA, PREFEITO DE TIBAGI, ESBANJOU NATURALIDADEAtencioso, falou ao Oberekando no início da noite de sexta-feira

KESSI DEU PROVAS DE AMOR À TELÊMACOMesmo sendo candidata, proporcionou que oponentes viessem apresentar propostas em suas lives

LIÇÃO DE VIDA E HUMILDADE: SID É VEREADOR ELEITOEle viu o carinho das pessoas e especialmente, de ex-funcionários

PREFEITO LUCAS, EM RESERVA: EXPERIÊNCIA E JOVIALIDADE. Eleitores quebram hegemonia e determinam oportunidades no comando do município.

--

D