ONLINE
7




Partilhe esta PŠgina

DFF

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

safdg]


A PALAVRA DO ADVOGADO E REELEITO MARQUINHOS
A PALAVRA DO ADVOGADO E REELEITO MARQUINHOS

Ele encerra o bloco de entrevistas com os vereadores da nova Legislatura em TB

X

2020-12-04 às 10:41:18) O filho do “Seu João Natureza e Dona Iade, irmão de Márcia e Marcelo, esposo de Dona Neuzinha, pai de Marcos Rafael e Aline Cristina, é a última entrevista com os vereadores eleitos em 2020, em Telêmaco Borba: O advogado António Marco de Almeida, conhecido como Marquinho, foi reeleito.

Tanto os vereadores Miltinho Machado, quanto Hélio Cesar e Gilson Pereira, mostraram desinteresse em trazer, “pelo Oberekando”, a palavra aos seus eleitores. Foram eminentemente convidados, como é a prática ética deste noticioso online.

“Temos percorrido ai, agradecendo as pessoas, à medida que o tempo nosso, e está corrido... temos retornado às pessoas e às empresas (...), agora para agradecer”, evitando também, disse ele, lembrando a passagem bíblica, aonde de dez pessoas curadas por Jesus, apenas uma voltou para isso. “É o mínimo que nós podemos fazer por essa população, que renova em nós a sua esperança, renova em nós o seu voto, e renova em nós “, ao dar o crédito naquilo que fora por ele apresentado nos quatro anos de mandato.

 

FÉ E POLÍTICA

Muitas críticas acontecem de adversários aos políticos que, cidadãos, colocaram seus nomes à apreciação, e fazem parte dos movimentos da Igreja. Por vezes atacando a fé, desses, e de forma desvairada. Perguntado para ele, que faz parte do Grupo Fé e Política da Renovação Carismática Católica, de como responde a isso, falou: “Uma história muito bonita... estamos escrevendo uma história. Então a gente não se preocupa muito com os contras... sempre vai existir o contra por ser contra, somente pela alegria de ser contra. Na Câmara eu tenho demonstrado isso para as pessoas, tenho demostrando isso para os colegas e tenho procurado demonstrar ao próprio Executivo e pra nossa comunidade, que tudo aquilo que nós votamos aqui na Câmara, quando foi a favor da população, não tive problema algum de votar a favor, elogiar e estar junto em tantas coisas boas que também aconteceram. Mas também (rever) em nosso entendimento, aquilo que não seria de bom grado perante a população, ouvindo a população... pra você ter uma ideia agora temos um projeto tramitando aqui na Câmara aonde, por exemplo, vai envolver a questão de contabilidade, vai envolver a questão de impostos, e eu estou vindo agora de um escritório de contabilidade. Por que? Porque eu não sei tudo e procuro ouvir aqueles que sabem! Então a gente procura se embasar para se manifestar aqui... procura se embasar, conhecer aquilo que a gente não conhece, para estar aqui. Eu sou acompanhado pelo Conselho de Mandato também. Infelizmente a pandemia não está deixando a gente fazer as reuniões, para sempre estar ouvindo as pessoas”. No Conselho ao qual está incluso, existem irmãos evangélicos, ou seja, “ele é supra-apartidário, mas nós comungamos dessa fé em Deus, e acreditamos que estando no meio da política, podemos fazer muito mais por aquele que precisa, por aquele que necessita”.

Comentou ele ainda neste sentido, que existem críticas de que alguns se utilizam da igreja apenas para adentrar na política, e lembrou que desde os 13 anos participa da igreja, ou seja, 30 anos nessa caminhada. Esclareceu também que o que se busca servir enquanto político, é ao cidadão, e ao bem comum, do católico, evangélico, do ateu, enfim, que independente da crença, é pagador de impostos, e acima de tudo, que faz a cidade.

 

AONDE E COM QUEM ESTAVA NO MOMENTO EM QUE SOUBE QUE FORA ELEITO (REELEITO)?

“Aquela demora que aconteceu, quebrou todos nós, não é? ”. Não chegou a ir dormir, mas confessa que olhava fixamente na tela do computador, esperando nova atualização. Apertava constantemente o F5 (Atualizar página da net, no computador). Chegou a hora que o filho, que veio de Curitiba para acompanhar, (se alegrar ou chorar junto, conforme fosse o resultado, disse o vereador), falou que estava indo embora, de retorno à capital. Quando o filho estava saindo, resolveu também “largar mão desse negócio”, e foi assistir TV. Ao escutar os primeiros foguetórios, e sabendo pelas primeiras urnas, pensou...que devia ser o povo do 12, comemorando: “Parabéns ao povo do 12! ”. Ai voltou ao PC e pediu que o filho desse meia volta. Foi muito legal, disse ele. “É muito emocionante, porque você coloca seu nome, mas no crivo do povo, e então você saber... eu passei quatro anos lá, será que eu fiz o trabalho direito? Será que eu fiz o trabalho certo...será que o povo quer que seja feito um trabalho daquela forma, com aquela transparência que a gente demonstrou, com aquela forma de se manifestar nos projetos... enfim, a gente procura ouvir as pessoas sim, mas a massa é muito maior! (...) será que o povo não quer também? ” As questões de partido, de legenda, tornam também bastante emocionante o ser escolhido, disse ele.

 

GRATIDÃO E AGRADECIMENTOS PELA REELEIÇÃO

Primeiro à Deus, à sua família, onde citou a todos, e teve uma alegria especial, pois a filha Aline inaugurou seu período como eleitora, vitoriosa. Marquinhos, pai orgulhoso, fez questão de ao fazer o título, acompanhar sua menina e registrar com foto, esse importante momento. Também feliz e grato aos eleitores, e suas equipes, sejam assessores e grupos que faz parte.

 

PROJETOS

Tarifa Mínima da Sanepar, foi uma ação com a Frente de Vereadores do Paraná. Em Telêmaco, lembra que dá posse na primeira gestão, fez questão de após cumprimentar Dr. Márcio pela eleição, o dizer: “O que eu vou fazer vai ser o seguinte... eu vou fazer fiscalizar o cumprimento do plano de governo do prefeito eleito”, dando evidências que assim será novamente. De alguns pontos que não foi possível cumprir do plano de governo no Executivo, ainda assim viu como positivo ter sido passado como bandeira, para este novo mandato, e também, por exemplo, entende, que no caso da Guarda Municipal, deve ser levado em consideração alguma mudança, e adequação que possa ter acontecido. Da “derrubada” da concha acústica, disse que há um projeto bom para ser feito lá, e que acompanhará, que deve ser um centro cultural, para realização, por exemplo de formaturas, e eventos que a Casa da Cultura já não comportaria. Fez questão de informar que tem os planos de governos, tanto os registrados no TSE, como aqueles que foram entregues nas casas, de todos, “que a gente vai acompanhando. Por quê? Porque esse é o nosso papel! ”.

 

EMENDAS

Esteve, por telefone, com o secretário geral de Gabinete, Luís Fernando de Matos (Nando), e ele anunciou que têm dois carros, emenda do deputado federal Diego Garcia, que serão entregues para o asilo, nos próximos dias, e que já chegaram a Telêmaco: “Esse é o papel do vereador, a questão das emendas? Pode não ser, mas que bom que nós temos conseguido! ”. Também partiu de Garcia, “uma emenda de quase um milhão para pavimentação asfáltica, (...) também fiquei sabendo de um ônibus que está para vir pra Educação, que está para ser entregue, se eu não me engano, em janeiro, lá em Curitiba”.

 

“SUCESSO AO PREFEITO! A ELEIÇÃO ACABOU!”

Pedido, que perante a população e no Oberekando, falasse aquilo que gostaria ao prefeito Márcio, muito embora, pessoalmente, sempre tenha essa liberdade, quando necessita: “Eu só quero parabenizar! Parabenizar o prefeito eleito. Desejo que ele tenha o maior sucesso. Sucesso que eu digo, administrativo, para que a cidade realmente cresça, para que a cidade evolua. A eleição acabou! Mesmo conhecido como oposição, quando ao seu ver, há essa necessidade, disse que se a população o reelegeu, “é porque a população quer que a cidade continue nessa toada, mas de coração, eu desejo mesmo, que tenha um mandato excelente, porque normalmente, o segundo mandato não é tão bom quanto o primeiro”. Uma grande problemática já é a epidemia, e uma automática tendência na queda de arrecadação, que afeta investimentos: “A gente entende essas questões também! ”.

Por curiosidade, e não pela posição alcançada nos pleitos, tanto em 2016 quanto 2020, ele foi o 12º mais votado: Número que foi do então candidato a prefeito, reeleito, Dr. Márcio. Foram 734 no último 15 de Novembro. Já em 2016, fora aclamado por 646 eleitores.

 

 

EXCESSO EM SOM ALTO E ESCAPAMENTOS ABERTOS EM MOTOS

“Legislação existe, o que tem que ser é aplicado... o que tem que ter é fiscalização (...) Agora, ninguém pratica um crime, aos olhos das autoridades! ”, dizendo que se um condutor vê um carro da polícia, ele para com tal ato, então delituoso. Vê que é a problemática do viver em sociedade, aonde a partir de uma ação traz prejuízo a outrem, a pessoa que a comete, teria que “se tocar”. Lembrou: “Têm várias questões que a gente poderia abordar, que não precisava ter Lei (...) para coisas que tinham que vir de berço da gente! ”.

 

PEDIDO DO VEREADOR NA PREVENÇÃO AO COVID

Foi pontual em que há o questionamento do porquê da determinação do Governo do Estado no toque de recolher a partir das 23 horas, ao exemplificar a aglomeração que ocorre em praças e postos (de combustíveis) e/ou proximidades, envolvendo jovens. “É o momento deles, e que é difícil, mas que isso vai passar (pandemia) ”. O pensar, deles, no avô que está na casa, por exemplo, pode ser uma reflexão para se evitar esse acúmulo de pessoas, para este momento preocupante, não só a Telêmaco, mas ao Paraná e ao Brasil, com esgotamento, inclusive de vagas de UTI´s em muitas localidades, tal a elevação dos casos positivados de corona. Com entendimento, disse que todos nós já passamos por essa fase na idade, e que é louvável e bonita, mas que agora, trata-se de um momento diferente!

 

LEIA TAMBÉM:

ELEITO, TONINHO FLENIK NO OBEREKANDOEle foi assessor de Integração Comunitária de Márcio

JEFFERSON ABREU: VONTADE CONTINUAR TRABALHANDOEle, Repórter TB, conquistou sua cadeira na Câmara de Telêmaco

ELIS DÁ SEQUÊNCIA A ENTREVISTAS COM ELEITOSNo caso, ela foi reeleita para o segundo mandato e é a voz das mulheres no Legislativo

PROFESSOR KLÉCIUS, O NOVO VEREADOR E A COLISEUFeliz, disse: “A política é o jeito mais rápido de buscar soluções, para que as melhorias sejam feitas”

A CONVERSA FOI COM EZEQUIEL BETIMVereador, foi reeleito e é o atual presidente da Câmara Municipal

O ADVOGADO FELIPE PEDROSO, AGORA VEREADORSua principal bandeira será a juventude

SASSÁ, NA SEGUNDA TENTATIVA, VEREADOR EM TBBateu na trave em 2016, e agora, eleito

JAPÃO É REELEITO COM 783 VOTOSAnderson Antunes agradeceu a confiança dos eleitores

BUTINA, PREFEITO DE TIBAGI, ESBANJOU NATURALIDADEAtencioso, falou ao Oberekando no início da noite de sexta-feira

KESSI DEU PROVAS DE AMOR À TELÊMACOMesmo sendo candidata, proporcionou que oponentes viessem apresentar propostas em suas lives

LIÇÃO DE VIDA E HUMILDADE: SID É VEREADOR ELEITOEle viu o carinho das pessoas e especialmente, de ex-funcionários

PREFEITO LUCAS, EM RESERVA: EXPERIÊNCIA E JOVIALIDADE. Eleitores quebram hegemonia e determinam oportunidades no comando do município.

--

D