ONLINE
5




Partilhe esta Página

DFF

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

safdg]


REI DOS VOTOS, DR. MÁRCIO, NO OBEREKANDO!
REI DOS VOTOS, DR. MÁRCIO, NO OBEREKANDO!

Fechamento especial das entrevistas com os vencedores em 15 de Novembro

 D

2020-12-05 às 09:34:54) O encerramento das entrevistas com os eleitos em Telêmaco Borba, no pleito de 15 de novembro último, foi trabalhado na tarde de ontem, quando foi ouvido numa conversa detalhada e bem atenciosa, o reeleito prefeito, Dr. Márcio Artur de Matos, que teve novamente Dona Rita Mara de Araújo, como sua vice.

Neste ano, foi ele a maior votação percentual entre os prefeitos reeleitos nas cidades cobertas pelo Oberekando: 76,40%, que somaram 28.063 votos. Já, na primeira eleição (2016), os 45,26% significaram a preferência de 17.253 eleitores.

“Lógico que eu estou muito feliz pela reeleição. Fiquei mais feliz ainda com a eleição. Você sabe que durante outros anos eu tive a oportunidade de ser prefeito de Telêmaco, mas eu nunca aceitei as colocações, os desejos de um e de outro, sobre a cidade. Eu queria chegar na prefeitura com meu próprio pensamento, com meu ideal, minha força e meu trabalho, e eu não queria ficar devendo nada pra ninguém, no sentido de chegar e leiloar a prefeitura. Por isso que demorei pra chegar, e quando cheguei, cheguei com independência, e fiz aquilo que tinha que fazer”.

 

AQUI CHEGOU, DEU PITACO À CARLOS HUGO NA HORÁCIO KLABIN, E FOI DEPUTADO

Fazem 42 anos que chegou à Telêmaco, e veio pra exercer a profissão: “Era para vir pra Ponta Grossa, junto com um primo meu. Vim pro futebol, no Clube Alvorada”. Observou também: “Lembro que a primeira vez que conheci o senhor Carlos Hugo, foi no início da Horácio Klabin, e já dei um pitaco pra ele, que pelo que eu tinha visto da cidade, a parte mais plana, era do asfalto pra cima, em direção ao Jardim Alegre, e que provavelmente a cidade tinha que se desenvolver pra lá”.   

Foi muito bem recepcionado pelo Hospital Dr. Feitosa, e aos poucos, dava suas opiniões políticas, “falando uma coisa e outra”. Foi vereador, e uma campanha “deputado da terra sim, paraquedista não" logrou êxito, dando-o uma cadeira na Câmara Federal.

 

PANDEMIA E PROJETOS

Não fosse a pandemia, acha que poderia ser até com mais votos a vitória. Avaliou que valeu a pena, pela transformação que a cidade teve, e que algumas coisas ficaram pra trás, até pela pandemia, “mas nós vamos terminar tudo que nós projetamos, e mais alguma coisa”. 

Em 10 ou 12 anos, crê que a cidade passe dos 100 mil habitantes, e hoje, com cerca de 80 mil pessoas, tem uma única Upa, além de atender nessas, as cidades da microrregião. Também são atendidos os acidentes que acontecem na Rodovia do Café, mesmo sem estar localizada às margens desta BR, e sem receber nenhum centavo para isso. Para suprir essa questão da Upa, há o projeto para o lado inverso do asfalto, que duas ou três UBS´s funcionem até às 23 horas, ou meia noite. Hoje, também com esse intuito, se tem uma farmácia de medicamentos que funciona deste lado do asfalto.  Crê que nesse espaço de tempo, 10 a 12 anos, se terá uma nova Upa.

 

SEGURANÇA PÚBLICA

“Hoje temos um Batalhão (26º BPMPR) que está faltando 150 homens”, além de que, serve três Companhias, que são Reserva, Ortigueira e Telêmaco, ficando para essa última, todas as demais cidades que compõem o 26º. Comentou das taxas antes, grandes de homicídios, e que nas escolas, ainda tinham guardiões, e hoje a evolução, com a Guarda Patrimonial, centenas de câmeras e a Central de Monitoramento, com o Centro Integrado de Segurança, que foi motivo de visitas de prefeitos e vereadores, de diversas partes do Brasil.

As praças, dando liberdade às famílias saírem de suas casas, e a iluminação, 100% led, trouxe a queda significante do número de homicídios. “Temos câmeras que tem a capacidade de captação de até 2,5 km, e pegar a placa de um carro que está chegando aqui”, citando diversos casos que foram desvendados, graças a esse novo apoio. “Uma cidade monitorada, iluminada e com asfalto... muito bom! ”, afirmando, que desta forma, as famílias (exceto nesse período diferenciado de pandemia), curtem mais as praças e seus filhos. Isso vai inibindo também, o malandro”.

 

MÁRCIO E A LIDERANÇA NA REGIÃO

Por ser Telêmaco uma cidade polo, acaba seu prefeito exercendo certa liderança na região: “Liderança? Eu não forço nada! A gente tem que ser autêntico. Tenho meus defeitos também... tenho minhas virtudes. Acho que o principal é ser responsável pelas coisas, e me preocupo muito pelas coisas que eu não consigo resolver”. Aquilo que resolve, ele disse que até esquece, e que tem uma grande popularidade pelo médico e prefeito, e deputado que foi, e que não mudou nada do que é. Falou que tem que se ficar atento, “porque às vezes uma pessoa bem humilde te dá uma solução de uma coisa que você não sabia resolver”.

 

MÁRCIO, UM GRANDE SER HUMANO

São muitas histórias de pessoas que viram o médico e telêmacoborbense por adoção, tirar do próprio bolso para ajudar aos mais necessitados. Ele iniciou sua vida engraxando sapatos, trabalhou em fábrica de guaraná lavando garrafas, em armazém empacotando açúcar, de contínuo entregando documentos e em escritórios. “Morei praticamente em beco ou favela em Santo André (SP), com meus 14 anos, mas nunca deixei de ir à escola. Ia a pé da Vila Pires até o centro da cidade, andava cerca de 4 quilômetros de ida, e a mesma distância da volta para ir ao ginásio. Na Faculdade de Medicina, às vezes não tinha livro, e arrumava um jeito de tirar xerox, ou pegava os livros da Biblioteca nos finais de semana, e de sexta à domingo, estudava em casa. A vida profissional se dividiu entre hospitais, cesarianas, partos, exames médicos para clubes.

Fez o Projeto Rondon: “Eu andei por esse mato a fora, fiz parto nos lados do Araguaia”. Em Telêmaco, lembrou de ao aqui chegar, fazer cirurgias de forma emergencial, como craniostomia para sanar um coágulo no cérebro de paciente, e que não tinha aparato de equipamentos para tal. Ou fazia ou as pessoas iriam a óbito.

 

RELACIONAMENTO COM A CÂMARA E SUA NOVA FORMAÇÃO

“Eu nunca tive problema com a Câmara, porque eu respeito os vereadores. Eu cobro e também ajudo, e quando erro, eu reconheço! Ninguém é dono de tudo... ninguém sabe tudo! ”. Continuou: “Existe um aprendizado constante na vida da gente, e então a gente tem que observar os bons exemplos, e a gente praticar”.

 

AMADO PELAS CRIANÇAS, ALUNOS E TAMBÉM, CITOU A GINÁSTICA

D

O carinho de sua família, claro, não deixou de ser citado por Matos. Os filhos, e de forma especial, as duas netas - filhas de Nando, e o filho de Felipe. Mostrou o quadro que tem em seu gabinete, de fotos com alunos e que após essa visita, recebeu da escola, um presente que levará no seu coração e disse quer perpetuar nas dependências da sala do prefeito, com a pintura das mãozinhas dos alunos e a digital de seus dedos.

Falou do atendimento e as condições técnicas-pedagógicas, dadas as crianças em escolas e cmeis, e inclusive, a excelente alimentação que lá é ofertada. Em geral, neste aspecto, acrescentou que tem que formar melhores cidadãos: “Eu pensava assim, que se eu conseguir formar 5, 10, 20, 50 cidadãos bem melhores do que eu... eu já fiz a minha parte, mas sinceramente, nós estamos conseguindo fazer muito mais do que isso”.

Perguntando sobre o Centro de Ginástica, e o incêndio lá sofrido, disse que hoje (ontem, sexta, 04/12) conversou com o Wanderley Carneiro, secretário de Cultura, Esporte e Recreação (SMCER) sobre a reforma a ser feita lá.

 

GINÁSIOS, QUADRAS: Informou que estão recuperando e construindo quadras e ginásios e citou a do Socomim, que será transformada ao paraesporto. Tem também quadras em escolas para entregar, e umas a serem em breve, inauguradas – situações essas mais isoladas, respeitando o momento de não aglomeração.

Cuidando de praças e locais públicos, elogiou a população, que tem denunciado situações suspeitas.

 

TESTAGEM DOS ALUNOS QUANTO AO COVID

Uma medida muito elogiada pela população em geral, foi o anúncio da testagem para o Covid, de todos os alunos da Rede Municipal de Educação, e um dependente desses, por família, no sentido de prevenir e se detectar positivados com coronavírus. Afirmou que isso é o de menos, pois todas as medidas possíveis devem ser feitas.

Lamentou que as crianças não poderão ter as festividades de Natal, como costumeiras, e que também, queria mostrar o interior da Casa da Cultura, “que está a coisa mais linda do mundo” e falta apenas a pintura externa.

 

SEGUNDO MANDATO E UMA MÁXIMA NO BRASIL, DESTES NÃO SEREM TÃO FRUTUOSOS

Perguntado ao prefeito reeleito, quanto ao segundo mandato, e seu esforço para que não se dê, o que é habitual no Brasil, aonde em geral, o segundo mandato, deixa a desejar: “É pra ser melhor que o primeiro! É lógico que nós já temos alguns projetos que eram pra ser começados antes, né? A concha acústica, por exemplo. Nós temos projeto de uma nova rodoviária, para transformar essa nossa num centro comercial. Temos que fazer mais três escolas. Talvez em 3 anos, fazer a nova Upa, e se tem a Avenida Horácio Klabin

ACITEL: Ao citar a modernização da avenida principal, ele se remeteu a grande cooperação da Acitel – Associação Comercial e Empresarial de Telêmaco Borba, e parabenizou a presidente Sônia Maria Ribeiro, que assim como Matos, também foi recentemente reeleita.

Ele finalizou a entrevista, saudando a população pela aproximação do Natal, desejando Boas Festas a todos, apesar das limitações devido ao Covid. Emocionou-se no encerramento, dizendo: “Um abraço e obrigado pela ajuda! ”.

 

LEIA TAMBÉM:

A PALAVRA DO ADVOGADO E REELEITO MARQUINHOSEle encerra o bloco de entrevistas com os vereadores da nova Legislatura em TB

ELEITO, TONINHO FLENIK NO OBEREKANDOEle foi assessor de Integração Comunitária de Márcio

JEFFERSON ABREU: VONTADE CONTINUAR TRABALHANDOEle, Repórter TB, conquistou sua cadeira na Câmara de Telêmaco

ELIS DÁ SEQUÊNCIA A ENTREVISTAS COM ELEITOSNo caso, ela foi reeleita para o segundo mandato e é a voz das mulheres no Legislativo

PROFESSOR KLÉCIUS, O NOVO VEREADOR E A COLISEUFeliz, disse: “A política é o jeito mais rápido de buscar soluções, para que as melhorias sejam feitas”

A CONVERSA FOI COM EZEQUIEL BETIMVereador, foi reeleito e é o atual presidente da Câmara Municipal

O ADVOGADO FELIPE PEDROSO, AGORA VEREADORSua principal bandeira será a juventude

SASSÁ, NA SEGUNDA TENTATIVA, VEREADOR EM TBBateu na trave em 2016, e agora, eleito

JAPÃO É REELEITO COM 783 VOTOSAnderson Antunes agradeceu a confiança dos eleitores

BUTINA, PREFEITO DE TIBAGI, ESBANJOU NATURALIDADEAtencioso, falou ao Oberekando no início da noite de sexta-feira

KESSI DEU PROVAS DE AMOR À TELÊMACOMesmo sendo candidata, proporcionou que oponentes viessem apresentar propostas em suas lives

LIÇÃO DE VIDA E HUMILDADE: SID É VEREADOR ELEITOEle viu o carinho das pessoas e especialmente, de ex-funcionários

PREFEITO LUCAS, EM RESERVA: EXPERIÊNCIA E JOVIALIDADE. Eleitores quebram hegemonia e determinam oportunidades no comando do município.

--

D

NOTA:

O Oberekando solicitou veementemente, o intermédio do atual chefe da Ciretran de Telêmaco Borba, Marcos Paulo, que é parte dos apoiadores (senão o principal assessor dela neste processo de formação de governo) da prefeita eleita de Imbaú, Dayane Sovinski, além de deixar mensagem no celular da própria, para que aqui, também dela, tivesse uma entrevista especial por sua eleição. Lamento que, mesmo olhando as mensagens, o até então amigo deste Site, tenha mudado por completo a concepção quanto ao trabalho aqui mostrado. "Me coloco à disposição dos meus seguidores, para a sempre seriedade naquilo que faço! Tenho certeza que a população do Imbaú, que sempre está atenta ao Oberekando, esperava a palavra desta, que provou pelas urnas, deverá contar com a esperança de dias melhores à cidade".

 

VEREADORES NÃO ENTREVISTADOS:

O site Oberekando lamenta profundamente, que não tenha havido a sensibilidade dos vereadores Helio Cesar, Miltinho Machado e Gilson Pereira, concedendo entrevistas a esse jornalismo online. Gostaria de efusivamente, agradecer aos vereadores Siderlei, Japão, Sassá, Felipe, Ezequiel, Klécius, Elis, Jefferson, Flenik e Marquinhos, que valorizaram o trabalho de quase sete anos do Oberekando, em prol da comunidade.

APENAS POR ESCLARECIMENTO, gostaria também de destacar, que comum entre a grande maioria dos meios de comunicação, o Oberekando aproveita a oportunidade de Natal e fim de ano, para fazer seu Especial de Natal. Além, obvio, do mais importante, traz o Oberekando, matérias inerentes para reflexão deste tempo de suma importância ao coração de cada um, e somam-se a isso no Site, também mensagens pagas, de pessoas e de seus patrocinadores (Os últimos, não pagas pois constam do pacote dentro do contrato de parceria). É política deste site, jamais JAMAIS cobrar, e até como compromisso ético, por matérias informativas. Nas Mensagens de Natal, no entanto, SIM, uma alternativa para se ter um saldo para este jornalista sanar algumas pendências financeiras, e porque não, “comprar um panetone (claro, figuradamente).

Será que estes vereadores (Não Entrevistados), que tiveram seus nomes JAMAIS OMITIDOS pelo Oberekando em suas manchetes quando durante o ano, olham ai uma forma para insinuar que o SITE OS ESTÁ EXTORQUINDO? Se assim for, vejo como mau-caratismo.

Como sempre esse jornalista comenta em conversas reservadas, e até de maneira entristecida: “Se eu fosse corrupto e ‘mordedor de político’, aí sim, eu teria valor. Se eu instigasse-os com matérias que pegasse no pé deles, mesmo as vezes fabricando manchetes os denegrindo... ai sim, seria respeitado, mas por temor! Não foi pra isso que me formei jornalista! Uma verdadeira humilhação acontece na solicitação pelo Oberekando, da Mensagem de Natal também aos deputados Alexandre Curi, Romanelli, Sérgio Souza, e Guto Silva.