ONLINE
38




Partilhe esta Página

ACITEL

sr

OBEREKANDO

AWEF

ds


PREFEITA RITA, DE TELÊMACO, NO OBEREKANDO
PREFEITA RITA, DE TELÊMACO, NO OBEREKANDO

Um diálogo com avaliação do mandato, desafios e mensagem à população

 S

05/12/25 às 19:11:31) A prefeita de Telêmaco, Rita Mara de Paula Araújo, concedeu entrevista exclusiva ao Oberekando, aonde, primeiro comentou a fala dos vereadores na referência a ela, em pergunta inclusa por este Site, na sessão com o Legislativo, e também, falou do ano que se finaliza, o primeiro de sua gestão!

Como em primeiro momento, o intuito foi uma avaliação das entrevistas dos vereadores, no que concernia à resposta deles quando respondiam ao espaço, ‘Recado à Prefeita Rita’, disse ela: “Aqui também eu quero deixar o meu abraço, o meu respeito, a minha deferência a todos os nossos vereadores. São autoridades constituídas, foram eleitas pelo voto. Vivemos num país democrático, aonde as opiniões divergem, mas que o respeito e o bom senso sempre prevaleça. E da mesma forma, eu agradeço, e instruo o meu secretariado, os meus funcionários... são poderes que a gente quer caminhar de forma harmônica, pacífica, porque todos temos o mesmo interesse, o bem-estar de nossa população”.

Diversas foram as abordagens feitas no diálogo, e aqui, terão separação por tópicos!

 

CONVÍVIO COM AS POSTAGENS EM REDES SOCIAIS LEVANDO-SE EM CONTA SER A PRIMEIRA MULHER PREFEITA

“Você me conhece, já nos conhecemos a um bom tempo, e eu sempre soube falar o que eu sinto, o que eu penso! Eu venho de quando eu fui eleita vice-prefeita. Eu fui a primeira mulher num cargo executivo em Telêmaco Borba, a primeira há oito anos atrás! Hoje sou a primeira mulher, como prefeita, também! A minha responsabilidade maior é abrir caminho para outras que virão! Eu me sinto uma pioneira para outras mulheres, que um dia, as crianças que eu gosto tanto, e que me acarinham tanto, eu sempre falo ‘quem sabe teremos aqui um futuro prefeito, uma futura prefeita, um vereador, um futuro juiz, não é? Quando foi na minha diplomação no ano passado, em dezembro... primeiro é o ato de diplomação e depois a posse, eu fiz uma referência à minha neta Alice, na época ela tinha seis anos, falei:‘Alice, você não está me vendo, não está comigo presencialmente, mas depois você vai ver esse vídeo. Alice, saiba, nós mulheres podemos chegar em todos os lugares’. Veja bem, até a década de 60, a mulher só poderia votar se o marido autorizasse”. Recentemente, foram festejados 100 anos do direito do voto às mulheres! Perguntou ela: “Porque por tanto tempo a sociedade não nos delegou este direito? O direito é um ato cívico, ato de democracia, que é uma ferramenta! Você vai lá e exerce o poder do voto! Então hoje, estar uma mulher à frente do Executivo de Telêmaco Borba, pela primeira vez... com certeza você ao entrar, passou pelo painel dos prefeitos! São nove prefeitos homens que me antecederam!”. Disse que quando ouve de muitas mulheres que ela (Rita) as representam, também escuta “se você chegou até ai, nós podemos chegar também!”.

CRÍTICAS NA INTERNET: “Com relação às críticas, todo agente público está sujeito a isso! Eu fui esposa de um ex-prefeito por oito anos, e naquela época, nós não tínhamos acesso às redes sociais! Tinham os jornais impressos, e ali era aonde se manifestavam as opiniões de oposição! Era muito ínfimo! Muito pequeno! E hoje, qualquer notícia, seja ela para o bem ou para o não bem, é que nem um rastilho de pólvora!”. Disse que, ano passado, por ser período eleitoral, se fosse se ater à leitura das postagens, não teria tempo para trabalhar, nem como vice-prefeita e nem na campanha. Disse que levanta às 5 da manhã, pois tem como costume deixar a casa em ordem, para depois iniciar o dia de labuta. Ela disse, que escolhe pelo direito de não acolher as opiniões de desrespeito: “Eu tenho esse direito! A ofensa pode até vir... você recebe ela ou não!”.

Das críticas que possam surgir de que ela esteja mais no Gabinete, explicou que sim, pois está cumprindo uma agenda de pessoas, com muitos grupos de pessoas, com muitas instituições, e não dá conta dessa agenda, e muitas pessoas dizem ‘nossa prefeita, ainda não deu certo!’, em relação a encontrar-se com ela.

 

AVENIDA HORÁCIO KLABIN

Ela recebeu nesta semana, a presidente da Acitel, Tatianne Lima, e Ardson, secretário executivo, quando trataram da pausa nas intervenções significativas na Avenida Horácio Klabin nas ruas e passeios, e isso, à partir de amanhã, dia 06, dando mais conforto e a deixando transitável, e que as pessoas possam prestigiar o comércio. “Nós queremos um comércio pujante!”. Explicou ela que a pior fase da obra, foi esta que finalizou, no que se tratou da chamada parte da info, que fica aterrada, e tem depois a liberação da Copel. E uma boa notícia: os padrões não terão alteração, o que baratearão as ligações. Equipes da Copel, de Curitiba, já estiveram fiscalizando as obras, como rotineiramente, já por quatro visitas ténicas, naquilo que a elas concerne, e fizeram duas alterações, e está tudo ok! Rita informou que as fases que se seguem, serão bem mais rápidas: “Voltando do recesso, aí entramos com força total! Aí entraremos com mais equipes, com número maior de pessoas, e já começaremos os trabalhos nos meios-fios e na colocação de paver. Essa parte civil é a parte que aparece, porque até agora, colocar cabo... e trabalhamos sempre em conjunto com a Sanepar”, que vinha 20 dias antecipados, para mexer nas galerias, aonde foram encontrados sérios problemas, e até manilhas de barro! O trabalho nesse ínterim, teve que ser feito manual, e com avanços de 30 cm, pois tinham ali situações de 60 anos atrás. Não se trabalhar à noite, explicou ela, além do adicional noturno, mais ainda, a precisão da obra e estes empecilhos antes citados! Ao perguntar a ela, se as críticas, que vieram de forma respeitosas, ajudaram, disse que sim, claro: “Vou te dar um exemplo de uma pessoa que contribuiu muito, muito! Nos ajudou muito, com críticas construtivas... Alisson Avelar (empresário da Agulhinha). Ele nos ajudou muito, e eu trouxe ele em várias reuniões técnicas, até porque ele tem expertise técnica, nesse tipo de obra”, inclusive “ele levantou situações que a Copel não tinha resposta pra hora! Uma interessante observação feita por ela, é que em uma obra tão longa e complexa, a avenida não ficou um dia inteiro sem luz ou internet: “Olha o cuidado que foi tido!”.

O episódio da chuva torrencial que causou alagamento e trouxe grande repercussão, foi de índice pluvial anormal, e que, segundo ela, se fosse sabido antes, da previsão, a avenida seria fechada pelo TBTran. Sem que haja defesa deste Site, mas grande parte do Paraná foi pego de surpresa naquela tarde. O Oberekando aproveitou para citar o alagamento também, que sempre foi constante, nas imediações da Secretaria de Educação, e que desta feita, não foi diferente. Relembra ela, novamente, se tratar de uma chuva incomum, mas que ali, muito melhorou pelas intervenções e sobretudo uma derradeira, feita! Foram 47 milímetros de chuvas, proporção que por vezes, não cai em um mês, segundo a Defesa Civil Estadual, atualizou  a prefeita.

 

AS RODOVIÁRIAS

A NOVA: Explicou que foi feito através do controle interno, que é composto por três contadores e o procurador auditor, Sandro Romão, logo que ela iniciou o mandato, uma auditoria, e através de fotos, laudos e ademais, houve notificação para serem feitas todas as readequações. Disse que a obra fora iniciada pelo prefeito anterior, a qual ela muito respeita, e que, por ser uma obra de nível federal, não há como mudar o destino dos recursos, para não se incorrer no crime de desvio de finalidade.

A ATUAL: Muitos serviços ali estão sendo prestados, e o auge, tem sido a Feira da Lua, que virou atração rotineiramente! Antes, citou que no mandato do prefeito Eros, seu esposo, foi feita reforma, e que por vezes, algumas intervenções devido a goteiras. O espaço do Artesanato tem sido muito elogiado, informou ela. Lá, também, a Secretaria de Indústria e Desenvolvimento Social, Procon, Habitação, e outras atividades. Haverá expansão de mais serviços, futuramente! O terminal de transporte urbano municipal está no foco! “O meu poder de decisão é no agora, não no passado”, ponderou!

 

ARENA MULTIUSO

“A arena multiuso é uma obra extremamente robusta, uma obra cara, uma obra que nós temos o espaço dela para receber seis mil pessoas – 3 mil sentadas e 3 mil de pé -, seja um evento religioso, seja um evento acadêmico, seja um show. Olha a responsabilidade da construção daquele espaço! Quando nós entramos, através de um engenheiro fiscal da obra, que assumiu esse ano, foi informada uma mudança na locação da obra, subindo 1 metro e 60, e isso foi preocupante e algo que era para estar térreo, hoje elevado, prejudicou por completo a questão da acessibilidade”. Uma reunião técnica-administrativa, com ata, foi feita, e a partir dela, tomados os próximos passos! O engenheiro fiscal anterior, disse que mudanças foram feitas na obra, mas de forma verbal, sem laudos, e esse foi o grande ponto de preocupação, e aonde fora tomada a decisão de paralisação na obra. Ainda em dezembro a empresa contratada para fazer um laudo, sobretudo quanto, principalmente, estrutural e da fundação, da obra, trará a conclusão. Aproveitou ela para falar das obras da Escola Péricles Pacheco, que já teve decisão da controladoria (CIDI???????) e técnica, de que a empresa será multada, e possivelmente, inabilitada “se não nos der respostas à contento, porque agora, nesses últimos seis meses, ela evoluiu meio porcento!”. Também desta obra, a decisão a ser tomada quanto à continuidade, ou paralisação, dependerão da chegada de laudos e avaliação por parte dos órgãos de controle.

 

CANALIZAÇÃO DO ARROIO LIMEIRA

“Já foi feito o projeto ambiental, ele está indo para licitação, porque nós temos que licitar um projeto. Nós não temos o know all para este projeto, então nós precisamos! Pela primeira vez está saindo um projeto de fato, para trabalhar o Arroio Limeira. Então possivelmente venha o projeto e a gente tenha que licitar também uma empresa para trabalhar com isso! Nós estamos licitando também. Nós estamos trabalhando par e passo com a Divisão de Habitação. Nós estamos fazendo levantamento... temos ali casos, não só na questão da segurança de estar naquela região, mas de edificações ali que fogem até à questão social!  Têm algumas famílias que são de caráter de vulnerabilidade social e outras que não. Então, tudo isso a gente vai ter que administrar juntos! E eu entendo quando você fala que vem aí a trincheira da Vila Ozório... seria a mesma coisa que você entrar numa casa, colocar um tapete novo, e a casa estar no entorno (daquele jeito!!)”. A gente tem a preocupação sim, queríamos até mais, assim que nós tivéssemos, parceiros que tivessem esse olhar, também de responsabilização social pelo município! Não precisa ser só o poder público... pode ser a iniciativa privada, pode ser o terceiro setor, para que a gente possa caminhar juntos, e mexer nesse nó, que vem há tantos e tantos anos! Neste momento da entrevista, o Oberekando citou a Auto Elétrica Rodrigues, cujo proprietário Neverton Rodrigues, na parte que o concerne,- pois a empresa faz divisa do Arroio e a Rodovia -, que cuida da parte ambiental, com ajardinamento, e traz dessa forma, preservação ambiental, o não assoreamento das margens, e um ganho visual àquele espaço. Dona Rita expressou: “Muito obrigado, da minha parte também!  Parabéns, Neverton. Da nossa parte, muito obrigado!”.

 

COMEMORAÇÕES DE NATAL, SAÚDE, E COMPROMISSOS HONRADOS

“Estamos fazendo o Natal que o nosso orçamento permitir. Foi um ano de extrema austeridade financeira... extrema! Nós tivemos momentos que achávamos que alguns serviços não iriam sobreviver até o final do ano! Veja bem, por mais que houve um ajuste muito sério na Secretaria de Saúde, principalmente na colocação de procedimentos e protocolos! Enfatizou a premiação da Capital do Papel, como ‘Prefeitos Inovadores’, quando a entrevistada foi premiada pela implantação, na Secretaria de Saúde, da biometria, seja para médicos, e demais servidores, e com mais inovações neste sentido, que estão a serem implantadas, trazendo mais transparência, e respostas à população. Ela disse dos exames, cujas demandas reprimidas, estão sendo colocadas em dia. Relembrou o dia em que uma mãe, numa saída de mercado, perguntou a ela sobre a liberação de exame de uma filha.... que não tinha saído, mas sim, que a festa da cidade se deu! “Aquilo me doeu na alma!”. Então, aprovou Rita para essa abordagem também: “Não haverá a festa do município até que se tenha lastro e estabilidade financeira para isso!”. Importante constar, que o show recebido semana passada, e tendo não mais vindo os shows solidários, foi oferta do Sistema S, da Fiep, Sesi, de Paula Lima, o que a prefeita fez questão de agradecer a eles!

Antes de deixar uma mensagem de Natal à população de Telêmaco, ela retomou ao momento da transmissão de posse, e dias após, a vinda de deputados, como Hussein Bakri e o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi, que ainda naquele momento não havia assumido a função, que seria dias após, e explicou da grande alegria daquele dia, e expectativas, mas que no decorrer do ano, foi muito impactada por situações que foram chegando, “e ali, tive que ter muita resiliência, muita coragem para enfrentar algumas situações! Escolhas, como eu te falei, que tive que fazer, cortando a própria carne! Eu hoje não sou a Rita de 06 de janeiro. Eu sou uma mulher que passou um ano de muitas dificuldades, muita austeridade”, inclusive citando a questão das obras acima escritas, “mas eu te digo: 2026 será um ano de muita colheita, porque 2025 foi um ano de um ajuste ferrenho. Eu tive que trazer para essa mesa, todas as despesas do município! Ela, informou que ontem, após a gravação desta entrevista, às 15:30, os vereadores votariam o último remanejamento para pagar a última parcela do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento) deste ano, e que garantem o pagamento das obras da Avenida Horácio Klabin, sem o que, essa teria de fato parada, mas por outra razão. Fecha-se o ano, informou, mantendo os serviços da Secretaria de Saúde: “Nós corríamos o risco a partir de setembro de não termos dinheiro para pagar os médicos plantonistas! Conseguimos com muita luta, com muito remanejamento e arrocho nos orçamentos. Vamos pagar o 13º, pagamentos, o VR - Vale Refeição – três, quatro meses atrás, nos falaram que não teríamos como continuar, que é 550 reais hoje que cada funcionário recebe! Conseguimos honrar os compromissos, vamos entregar as cestas natalinas de todos os anos. Vamos terminar 2025 de cabeça erguida, cumprindo com os nossos compromissos, honrando as nossas contas! Isso pra mim é o mais importante!”.

Ela trouxe em primeira mão, ao Oberekando, a notícia de que a Upa recebeu novamente, o credenciamento, que não se tinha, desde a covid, o que impossibilitava o recebimento via Ministério da Saúde, de quase 2 milhões de reais! Ela agradeceu eminentemente ao secretário estadual de Saúde, Beto Preto, que se esforçou para esta normalização, ontem por ele comunicada! Mais uma excelente notícia, de interesse da população, e para aqueles que sonham em ser guardas municipais: Ano que vem, concurso para mais uma turma, e com a novidade, que sem limite de idade, para inscrições, conforme reza o Supremo Tribunal de Justiça.

 

MENSAGEM AOS TBORBENSES

“Eu quero falar aqui com o povo de nossa T.Borba, com o nosso cidadão, com a nossa cidadã, com o nosso idoso, com a nossa criança, nosso estudante, com os seguidores do Oberekando... é uma grande honra, uma grande alegria, poder dizer a vocês, que apesar de tudo, estamos finalizando o ano com muita alegria, com muita tranquilidade, com muita transparência. Foi um ano difícil para todos, mas 2026 será melhor. Que Deus abençoe a cada família. Que Deus abençoe o pão na mesa de vocês. Que seja um Natal de fartura, que seja um 2026 de colheita, e que melhores projetos possam chegar e que a gente possa entregar para a população aquilo tanto que ela quer, saúde de qualidade, educação de excelência, políticas públicas que atendam a população! Que as nossas obras possam deslanchar e que a gente possa ter orgulho de dizer, sou Telemaco-borbense”. Ela agradeceu o prefeito que a antecedeu, aos secretários e equipes que se sentam para as reuniões, todas às segundas-feiras!”.

--

RELEMBRE:

DONA RITA RECEBE O CARGO DE DR. MÁRCIO, EM TB O ato se deu na manhã desta segunda-feira, e reuniu secretários e vereadores, e foi muito concorrido

TB ASSINA QUASE 25 MILHÕES EM OS: Uma viatura foi entregue à PM. Líder do Governo na ALEP esteve com Rita

--

LEIA TAMBÉM:

RO ENFERMEIRA ABRE DIÁLOGO COM OBEREKANDORodada de entrevistas tem próximo agendamento com Ezequiel Betim

EZEQUIEL BETIM É MAIS UM VEREADOR NO OBEREKANDO: Ele é a terceira entrevista. Todos os demais, foram convidados!

LEGISLATIVO: COM BRAÇUDINHO, A TERCEIRA CONVERSA. Entrevista com Elis, já está gravada! Todos os demais, estão convidados!

UM DIÁLOGO COM ELIS SALDIVAR, DE TB: A quarta entrevista, e a exposição do mandato

DIGNALDO FOI A QUINTA ENTREVISTA, EM TB: O Oberekando está fazendo uma sessão com o Legislativo

VEREADOR MARQUINHO, NO OBEREKANDO: Ele é o sexto parlamentar ouvido, e líder do Governo na Câmara

FELIPE PEDROSO FOI A SÉTIMA ENTREVISTA: O vereador citou diversos temas, falou de planos e de projetos

PAULINHO DO SINDSERV É A OITAVA ENTREVISTA: Ele comentou de sua chegada ao Legislativo, e a caminhada!

TOTO É O NONO VEREADOR NO OBEREKANDO: Série de entrevistas foca o Legislativo de Telêmaco, e será concluída com o Executivo

PROFESSOR KLÉCIUS ENCERRA ENTREVISTAS: A próxima, com o presidente Siderlei, será avaliação da sessão, e claro, falando dele

CÂMARA DE TB: SIDERLEI CONCLUI ENTREVISTASO Oberekando deixou espaço a todos os vereadores para um bate-papo

--