A próxima, com o presidente Siderlei, será avaliação da sessão, e claro, falando dele
28/11/2025 às 16:55:36) O Professor Klécius, - Klécius dos Santos Silva –, foi o décimo, dos 13 vereadores, a serem entrevistados pelo Oberekando, nesta seção de conversa com o Legislativo de Telêmaco Borba. Devido a agendas, e em plena concordância, a entrevista será menor que o regulamentar a todos, de 30 à 39:59 minutos, devido a compromissos do vereador, previamente marcados, mas, por atraso por parte deste jornalismo, o que pedimos perdão! Já está gravada a entrevista de encerramento da sessão, que deve ir ao ar, na terça-feira, com o presidente, o vereador Antonio Siderlei Siqueira (Sid).
“O primeiro tópico foi o retorno dele à Câmara, após acontecer uma recontagem de votos, devido a se perceber registro ilegal de candidata quanto à cota de gênero: “Foi um assunto muito polêmico, que para algumas pessoas ainda gera polêmica. Com muito respeito à Edson e Marcelo, que foram os vereadores que tiveram que desocupar as suas cadeiras. Não foram ‘deseleitos’! É uma norma que teve da Justiça, e eu entendo particularmente que se todo poder emana dos céus, de Deus, a gente tem que aceitar! Eu já tinha virado a página. Era algo que eu iria sim estar presente na política, mas não diretamente, e Deus mais uma vez me conduziu a este cargo, e eu tenho que honrar, e estou honrando!”.
Crer na cidade de Telêmaco Borba é cerne dele, que sempre acreditou muito no esporte, porque dele veio. Também expressou gratidão pela base que teve no Grupo de Jovem do Bairro Cem Casas. “Comecei com o futebol, e depois veio a capoeira. Ela que tem mesmo esta forma de proteger a criança, o adolescente, a nossa cultura. E da capoeira eu fui para o Muaythai, e daí realmente deu certo de abrir a Coliseu Top Team aqui em Telêmaco Borba. Hoje Telêmaco é recheada de grandes e boas academias, então a gente entende que aumentou a demanda em busca da saúde”. E quanto à política, disse que ela o possibilita criar e fiscalizar projetos, fiscalizar pessoas que estão trabalhando com crianças e adolescentes.
Dos principais projetos, o trabalho com as crianças e com a segurança pública é seu foco. Pra fora (de TB), confessou, pessoas pensam que ele seja policial, ou coisa assim, mas realmente, se vê uma pessoa que olha a segurança pública como uma proteção, uma ferramenta para nossa sociedade, aonde, se deixar ela escorregar pelos dedos, a Capital do Papel volta a ser violenta como foi anos atrás: “Hoje, graças à polícia, a Guarda Municipal, a Guarda Patrimonial, a Polícia Civil e Militar, enfim, a Polícia Científica, a gente tem uma segurança pública aonde as pessoas que vem de fora percebem a diferença. Eu vejo isso com os mestres da Capoeira que vem e sentem isso!”. A criança, praticando esportes, ele vê também como segurança pública, pois ela está ali, segura, e além, da Saúde. Destacou ele, que vê as vertentes do esporte, sendo Educacional, Ocupacional, e a de Rendimento, mas observa não ser o de Rendimento, o mais importante, tendo que se levar o social mais em conta, e informou que pôde salientar isto à prefeita, que perfeitamente entendeu.
RELAÇÃO COM OS PARES DA CASA
“Eu não tenho o que reclamar dos vereadores. A gente tem se respeitado muito! Eu sempre falei que respeito gera respeito, e as vezes, acontece da gente se exaltar! Mas, tem um motivo por trás dessa exaltação, existe uma intencionalidade, e também um aprendizado. Na semana retrasada eu acabei me exaltando de certa forma, na tribuna, e percebi que nenhum vereador levou isso pro coração. Conversaram depois comigo no particular, e então a gente tem uma tratativa muito boa. A revolta muitas vezes naquela tribuna, são pelas pessoas! Pelas crianças! Não deveria se revoltar lá encima, mas as vezes é a voz das pessoas!”, acrescentando que por vezes a intenção é falar aquilo que as demais pessoas não podem falar!
RECADOS:
AO PRESIDENTE SIDERLEI
“Falar do Siderlei, como amigo, primeiramente. Sid é meu amigo antes da vereança! Siderlei tem um coração muito bom muito puro, e a gente espera isso dele mesmo! Como ele mesmo me falou nesta semana passada, que ele tem idade para ser meu pai! Então, a gente respeita sim, muito! Siderlei é um grande exemplo! Tem conduzido à Câmara de maneira passiva. Creio eu, sim, que tem momentos que ele precisa ser mais firme, porque a postura do líder também... ele tem que mostrar uma liderança e tem que ser mais firme! Na qualidade de vereador, que assumiram juntos, - ele e Klécius-, está fazendo um bom papel, e destaca o professor, que Sid está lá por vontade de Deus!
À PREFEITA RITA:
“A prefeita, a gente teve vários impasses, embates, durante todo o processo eleitoral, que a gente acredita que ser normal no meio político, e por trás disso depois, vem a maturidade! A maturidade é algo que eu estou buscando... estou buscando cada vez mais melhorar, para que eu me torne um político também melhor para a sociedade. E a prefeita, desde que eu voltei, me chamou no Gabinete, conversou. Lógico que havia uma ‘pré – ocupação’ de como seria o Klécius como vereador, sendo que é oposição durante a gestão! Eu acredito que nossa máquina pública precisa andar na mesma engrenagem para que ela funcione! E a prefeita me recebe todas as vezes que eu vou até ela, os secretários também, e tenho uma relação com todos, e muito respeito!”. Comentou que está esperando que o ano vire, para que a prefeita possa trabalhar com o próprio orçamento dela, e também, que sempre que houver críticas e reclamações, estará, e está, levando até ela, “porque o vereador é o para-choque da população!”.
Foi registrada uma saudação ao titular da chapa aonde o vereador foi candidato, o Fubá, que é um guerreiro e que o estimulou a retornar a disputa ao Legislativo. “A cidade sente muita falta do vereador Fubá!”, disse ele, novamente agradecendo Élio Cezar Alves dos Santos.
PALAVRA A RESPEITO DA AVENIDA HORÁCIO KLABIN, AOS EMPRESÁRIOS, COMERCIANTES E EMPREGADOS DO COMÉRCIO
“Comerciantes, vocês podem ter certeza que a gente chora junto com vocês! É impossível não entender o que vocês estão passando. A gente sabe, que infelizmente, existiu sim, algum erro, uma falta de planejamento, um tempo chuvoso, que ninguém espera tanta chuva como teve esse ano, mas, é o que eu acabei de dizer... o que eu espero, de coração, é que a prefeita, virando agora, 1º de janeiro, que ela possa gastar todas as suas energias nessa avenida, para que ela fique pronta o quanto antes.

Ele deixou registrado um carinho especial aos seus assessores, e disse que teve grandes assessores, exemplificando o Carioca. Citou o nome de todos, destas duas legislaturas, sendo os atuais, o professor Neri Rafael Mangoni e Diego Jacopetti. Claro que, parceiro como foi do Oberekando, foi deixado com que ele falasse do Rancho K&S. Também, foi comentado da família! Ele deixou registrado abraço a todos! Uma homenagem especial foi endereçada à esposa Suellen Neves, que com ele, sempre está na jornada, seja na Academia, no Rancho. Aos eleitores, por todo carinho e atenção, e à toda população telemaco-borbense, o professor Klécius deixou especial saudação!
--
LEIA TAMBÉM:
RO ENFERMEIRA ABRE DIÁLOGO COM OBEREKANDO. Rodada de entrevistas tem próximo agendamento com Ezequiel Betim
UM DIÁLOGO COM ELIS SALDIVAR, DE TB: A quarta entrevista, e a exposição do mandato
DIGNALDO FOI A QUINTA ENTREVISTA, EM TB: O Oberekando está fazendo uma sessão com o Legislativo
VEREADOR MARQUINHO, NO OBEREKANDO: Ele é o sexto parlamentar ouvido, e líder do Governo na Câmara
--
RELEMBRE:
PROFº KLÉCIUS É VEREADOR DE TELÊMACO: Ele compõem a série de entrevistas com o Legislativo
--
