ONLINE
82




Partilhe esta Página

ACITEL

sr

OBEREKANDO

S

AWEF

ds


EZEQUIEL BETIM É MAIS UM VEREADOR NO OBEREKANDO
EZEQUIEL BETIM É MAIS UM VEREADOR NO OBEREKANDO

Ele é a segunda entrevista. Todos os demais, foram convidados!

d

09/09/25 às 09:29:16) No espaço do Oberekando ao Legislativo Municipal de Telêmaco, a segunda entrevista especial foi com o vereador  Ezequiel Ligoski Betim. Todos os demais vereadores foram convidados! Abriu estes bate-papos, a vereadora Rosângela de Assis, Ro Enfermeira.

“Estamos aí no quarto mandato, graças à Deus! Só tenho a agradecer à Deus e as pessoas que durante esses anos, têm confiado em meu trabalho, e isso pra mim é muito gratificante mesmo!”.

Ele lembrou, quando citado pelo Oberekando, de que não conseguiu vitória em 2012, mesmo tendo quase 800 votos, por questões de coeficiente eleitoral/coligação.

De decepções na política, disse que ao votar contra a renovação de contrato para o transporte coletivo, e sendo voto vencido, houve até incompreensão, tendo sido colocado no senso comum, e afirmou que sempre lutou, e luta, por melhorias nesse setor. Outra situação, foi quanto à quadra específica para as pessoas com deficiências, mas que já existe, no Socomim, e falta o complemento, visto por ele, de equipamentos.

Ezequiel disse das empresas instaladas no Parque Industrial, e que tem que se encontrar regularização para isso, e faz-se importante lembrar que esta situação se arrasta, faz tempo! “O dia aqui, da sessão extraordinária, a gente colocou que é antigo isso, não é de agora! Mas já que estamos nessa batalha, há tempo, acho que esse é o momento! O secretário Weliton Franco passou umas coisas positivas ai de que as coisas estão andando, e que logo vão ser resolvidas as situações, e assim aguardamos, vamos estar juntos ai”.

 

QUEDAS DE ENERGIA DA COPEL

Este jornalista, se me permitem aqui epigrafar, morou na Rua Vereador José Osório de Camargo, a antiga Paraguai, no Socomim, e lá havia problema de queda de energia, e agora, na Serra Grande, na Área II, da mesma forma (No momento, felizmente, sanado)! Um dos primeiros a apoiar medidas e entrar em contato com a Copel fora o vereador agora entrevistado, e contou com a sensibilidade do gerente regional da Copel, Jessé Geraldo, tendo na Paraguai, o problema sanado, e felizmente, na Serra Grande, com a resolução das eminentes quedas de energia, e que atingia grande parte da região próxima a Área 2. Muito se dava, em detrimento de pipas enroscadas em área urbana loteada por cablagem. Méritos também, neste sentido, à Guarda Municipal! Existe, lembrou ele, Lei Municipal, que na época foi do vereador Marcos Willian, que proíbe se empinar pipas em área urbana que tenham rede elétrica. Disse que o grande problema é a fiscalização: “Telêmaco tem Leis muito boas para botar em ordem, muitas coisas. Vamos pegar aqui, simplesmente, o Código de Postura do Município, aonde diz as regras”, exemplificando quanto às calçadas, aonde a responsabilidade é do munícipe, e quando nesse caso, é criticado por vezes, o município, indevidamente.

 

RECADOS:

À PREFEITA RITA:

“Que ela escute as pessoas, porque ela é uma pessoa muito experiente e sabe quando a pessoa está levando uma situação pra ela, de que é uma situação que tem que melhorar, e quem tem que mudar. Eu acredito que nós nunca sabemos tudo sozinho”. Ele crê que ela vá fazer isso, e tendo ciência de que ela iniciou agora o mandato, acreditando nas melhorias, especialmente na Saúde e Educação. Também disse da preocupação do emprego na cidade. Esta matéria é publicada no dia em que Rita está em Brasília, em audiência, com demais prefeitos, com o vice-presidente e ministro de Indústria e Comercio, Geraldo Alckimin.

 

AO PRESIDENTE SID, DA CÂMARA:

“Torcemos aí que o presidente, continue com o trabalho dele, e eu como vereador, claro, não vou torcer contra a própria Instituição”. Ele, Ezequiel, que fora presidente também, e na fase mais crítica, a época da pandemia, “e graças à Deus, Deus nos deu a vitória, ali, que passamos tranquilo, e que minhas contas, na época, aprovou, não teve nada de errado, ali”. Lamentou, todas as perdas de familiares e amigos, devido ao vírus! “E quem está vereador, saibam disso, que ser presidente não é fácil... é uma responsabilidade enorme! Não é simplesmente sentar na cadeira e esperar que as coisas aconteçam!”.

 

RELAÇÃO COM OS VEREADORES

“Eu nunca tive problemas, divergências, nenhuma assim, pessoal, com ninguém! A gente tem de repente, divergência de ideia! Eu tenho meu comportamento, e que não abro mão, sempre aquela postura, como sempre fui, e sempre serei, só que respeito a todos”, e neste sentido, citou as vereadoras Elisângela Saldivar (Elis) e Rosângela Assis (Rô).

 

DAS INICIATIVAS DO VEREADOR EZEQUIEL

Quando foi perguntado de projetos de sua autoria, disse que algumas vezes, uma indicação bem elaborada, traz resultados melhor que projetos!  A Guarda Municipal, por exemplo, afirmou que foi projeto que ele ia apresentar em 2010, e tinham entraves, e que não seria, devido a isso, sancionado pelo prefeito da época.

Honra a quem tem honra, lembrado o esforço do vereador, quando é real, aquele velho sonho de se acabar com o transtorno e constante perigo, no cruzamento do Bairro Socomim com a Vila Ozório, na Rodovia PR160: “Vem acontecendo desde 2010 esta luta. E até, várias indicações quanto a isso... e, enquanto não for resolvido isso, ao menos um semáforo”, era, ao menos, sempre sua reivindicação.

Nesta obra algo próximo, e envolvido, o pedido da população nas imediações da trincheira, da canalização, especialmente ali, mas também, em toda a abrangência, do arroio Limeira. O vereador foi o único a comentar em live deste jornalista que aqui escreve, neste assunto, “Conte comigo!”. Inclusive, disse que no passado, visto projeto, que fora mostrado pela Klabin, havia, sim, sanar esta problemática do arroio, que vem de gestões e gestões!

“Pela importância que Telêmaco Borba tem, o ICMS que a empresa manda (Klabin, especialmente)... se você pegar o Hospital Regional, o que mais?”, em uma crítica ao investimento do Estado, em Telêmaco! E agora, essa obra, é o que se pode dar, como obrigação! Fez justiça em lembrar a trincheira que será construída próximo da ponte, também, mas ainda assim, analisou que o Estado investiu muito pouco em Telêmaco!

O vereador citou, exposto pelo Oberekando o caso, o momento da Avenida Horácio Klabin, com as obras, e comparou quando no lar que a pessoa resolve fazer mudança, o quanto de transtorno existe, alertando inclusive, que pode haver ainda mais transtorno, para ao final, ficar bom. Como sempre está acompanhando, disse que a cobrança é “que a empresa que está ali, aproveite os finais de semanas, de repente, a noite, horas-extras, para diminuir estes transtornos”. Ele, inclusive, veio em favor da ideia que, por uns 15 dias, no período da transição do ano, ápice do comércio, sejam pausados os trabalhos na Horácio Klabin, em apoio, especialmente, aos lojistas.

f

Ao final da entrevista, o vereador fez questão de agradecer sua equipe de assessores, Antônio Alceu Silva e Silvio de Oliveira. O filho, Felipe Ligoski Betim, e também a esposa, Dona Edina, também receberam agradecimentos, bem como, toda a população, e claro, aos seus eleitores!

--

RELEMBRE:

Ezequiel estreia na presidência da Câmara: Sessão inaugural teve 12 dos 13 vereadores

--

LEIA TAMBÉM:

RO ENFERMEIRA ABRE DIÁLOGO COM OBEREKANDORodada de entrevistas tem próximo agendamento com Ezequiel Betim

--