ONLINE
81




Partilhe esta Página

ACITEL

sr

OBEREKANDO

S

AWEF

ds


FELIPE PEDROSO FOI A SÉTIMA ENTREVISTA
FELIPE PEDROSO FOI A SÉTIMA ENTREVISTA

O vereador citou diversos temas, falou de planos e de projetos

d

10/10/25 às 18:14:25) O vereador Felipe Pedroso, também advogado, foi a sétima entrevista da sessão de bate-papos com o Legislativo de Telêmaco Borba. Diversos assuntos foram com ele tratados. Confira abaixo no vídeo, a íntegra, e leia, a seguir, os principais pontos, com Felipinho.

“A gente está podendo levar um pouquinho de nosso trabalho para a população, para uma grande parcela da sociedade que você representa, através de seu Jornalismo”.

Felipe, que foi candidato por três ocasiões, e já tem seu mandato de reeleição. Em 2016, ficaram próximos com votos, ele e Marquinho, tendo sido o entrevistado o primeiro suplente. Já, em 2020, teve mais de 900 votos, ficando agora, em 2024, na terceira colocação.

 

MANDATO PARLAMENTAR

Das ações, disse do Mutirão de Empregos que aconteceu no dia 23, e que foi bastante procurado, mas, alertou de duas faces, sendo uma, feliz, e a outra, triste: “Infelizmente a gente fica feliz e fica triste, porque foi muita gente! Estima-se que passaram de 1200 pessoas, e nós tivemos mais de 400 vagas disponíveis, aonde a empresa fez as entrevistas com os candidatos”. Isso é sinônimo, para ele, que tem muita gente desempregada, “sem contar que nós tivemos essa quantidade de gente também quanto à Braspine, infelizmente tivemos uma dispensa de mais de 200 pessoas. Então, a gente fica feliz porque o trabalho está dando certo, porém, há uma grande quantidade de pessoas buscando uma vaga no mercado de trabalho. Só que nem tudo a gente pode resolver! Então, o que cabe a nós, nós estamos fazendo, e esse trabalho é um dos que mais dá resultado, na vida prática da população. E também, um trabalho que foi através de nosso mandato – nós temos uma boa relação com a cadeia pública – e nós tivemos várias reuniões, e hoje parte dos apenados, que cumprem pena ali, parte de seu cumprimento é dedicando o seu tempo para trabalho da Prefeitura Municipal”. Ele acha que são cerca de 30 deles neste sentido, e têm parte de seu tempo de pena, remido, “e eles têm um valorzinho que recebem por mês, que pode ser destinado à família, que também ajuda. É um grande sucesso dentro da cidade também, porque é uma grande mão-de-obra para a Prefeitura Municipal, essa população que presta serviço!”.

Enalteceu um Projeto de Lei que fez o protocolo um dia antes da entrevista, ou seja, em 01 de outubro, e trata de contratos que sejam firmados com a Prefeitura, aonde atualmente, eles possibilitam que possam ser considerados pedidos de reajustes, 12 meses após eles assinados, e a mudança que o vereador pede, é que isso apenas possa se dar, após o início efetivo do início dos trabalhos, desconsiderando um espaço entre a assinatura do contrato, e certo atraso em se iniciar de fato a obra.

Claramente, ficou evidente que a referência fora quanto a Avenida Dr. Horácio Klabin. No caso da Lei vigente, o reajuste tem legalidade. Já, se a Lei que ele propõe, estivesse em vigor, já, não! A gravação da entrevista se deu, antes da aprovação pela Câmara, do reajuste, acrescentando mais R$754 mil ao valor total da obra, cujo montante será solicitado à Caixa, como empréstimo. Viu ele, ainda pretéritamente, que se não fosse pago isso, a empresa judiciaria a Prefeitura, o que poderia acarretar ainda mais atraso à obra. Outras obras, podem sofrer com o mesmo problema! Foi abordado o caso da arena multiuso, cujos trabalhos foram pausados para se fazer avaliação técnica, devido a uma série de indícios de irregularidades. Perguntado ao vereador, se ele acha que foi coragem administrativa da prefeita, a atitude, ele respondeu: “Sim! Certeza! Realmente não é fácil você parar uma obra desse porte! E apareceram algumas situações que ela falou assim ‘então, vamos parar... vamos analisar... se estiver correto, seguimos... se estiver errado, corrige-se da forma que deva ser corrigido!’”.

Mais uma luta dele, é sanar a questão dos fios de internet, que desvairadamente, distribuídos na cidade e sem nenhuma preocupação se estes estão ainda em uso, ou não, trazem situação de desconforto aos transeuntes e aos motoristas, além de deixar o visual da cidade, terrível! No ensejo, foi citado que se trata de uma equipe de Curitiba, da Copel ou a ela ligada, que tem feito um trabalho específico para resolução das questões de fios de telefones (em desuso) e internet da forma que estão, e que o gerente regional da Copel, de Telêmaco, não tem ligação direta quanto a essa responsabilidade. Também foi aproveitado para parabenizar ao gerente, Jessé, que sempre atendeu as demandas quanto a quedas de energia, especialmente na região do Parque Limeira, e as Áreas nele existentes. O problema fora sanado, felizmente!

 

REPRESENTAÇÃO ESTADUAL E FEDERAL

Para tantas demandas que existem, em Telêmaco inexiste um deputado da terra, e Felipe vê que está na hora de Telêmaco furar a bolha. Ele comentou neste sentido, sua pretensão, e o Oberekando expôs, quem sabe, a Acitel, as Igrejas e a sociedade civil organizada, proporcionar um acordo entre os pré-candidatos, que eles se submetam a escutar uma comissão neste sentido, e que, um abra mão, em detrimento de uma certa seleção, uma certa preferência, após ver um dos nomes mais fortes e de certo consenso! Felipe aceitaria, e respeitaria, disse, caso acontecesse isso! Em cidades maiores, esta é uma receita que deu certo, para que sempre, eles tenham seus representantes na Alep ou Câmara dos Deputados!

 

OS RECADOS:

À PREFEITA RITA

“Tenho portas abertas com a Rita também. Toda vez que ligo, quando não atende, justifica... ‘olha, vereador, estou tratando de tal assunto!’, e assim, tenho portas abertas, e a gente está juntos para tentar fazer uma Telêmaco melhor! Ninguém é eleito aqui pra levar esta cidade para o buraco! A gente é eleito aqui para fazer a cidade crescer!”.

Disse que nem tudo é como se deseja, mas que ela sempre está disposta a ouvir, e espera que ano que vem as coisas estejam melhores, até mesmo em questão de orçamento e trabalhos executados. Assim como quanto à Sid, lembrou que se esforçou para que ela no cargo estivesse!

 

AO PRESIDENTE DA CÂMARA, SID

“O Sid é um grande parceiro! Estamos juntos na segunda Legislatura. Tenho portas abertas com ele, como sempre tive. Também o ajudei a estar lá! E ninguém nasce presidente de uma casa legislativa como a nossa... ninguém nasce sabendo! Então, por conta de ter uma equipe muito preparada como nós temos aqui na Câmara... um advogado muito bom, uma contabilidade muito boa, aonde tem um grande suporte jurídico e financeiro em relação a tudo! Então, ele está sendo nota 10 para nós, não tenho nada a reclamar. Juntos destinamos parte dos recursos da Câmara para a Saúde, novamente, para ajudar Telêmaco, também neste assunto. Sou suspeito em falar dele, porque é um grande parceiro meu!”.

 

RELAÇÃO COM OS PARES DA CASA

“Não tenho problema com nenhum vereador. Eu sou um vereador muito tranquilo! Tenho meus momentos de reclamação, e temos que ter. A gente é representante da população. Nem tudo é flores... nunca vai ser tudo flores! Então, reclamamos sim, usamos a tribuna sim, só que pessoalmente temos a melhor relação possível com todos os pares da Casa”.

 

CANALIZAÇÃO DO ARROIO LIMEIRA

O Oberekando pediu também, em nome de toda a população, e especialmente residente nas margens do Arroio Limeira, que o vereador apoie a canalização total deste, mas especialmente, às margens de onde está sendo construída a trincheira. É sabido que esta iniciativa tem que partir dos cofres do Governo do Estado, e a obra em si, é desta responsabilidade. Trata-se da Sanepar e IAT – Instituto de Águas e Terras, mas, que é necessário o envolvimento de todos! E especialmente, aguarda-se que cobrança por esta demanda, seja atendida!

d

A entrevista se encerrou, com agradecimentos de Felipe à toda a população, e deixou saudação aos seus assessores, que estão sempre prontos a melhor atender a todos!

--

RELEMBRE:

FELIPE PEDROSO FOI RECONDUZIDO NA CÂMARA: O também advogado falou de suas frentes de trabalho

--

LEIA TAMBÉM:

RO ENFERMEIRA ABRE DIÁLOGO COM OBEREKANDORodada de entrevistas tem próximo agendamento com Ezequiel Betim

EZEQUIEL BETIM É MAIS UM VEREADOR NO OBEREKANDO: Ele é a terceira entrevista. Todos os demais, foram convidados!

LEGISLATIVO: COM BRAÇUDINHO, A TERCEIRA CONVERSA. Entrevista com Elis, já está gravada! Todos os demais, estão convidados!

UM DIÁLOGO COM ELIS SALDIVAR, DE TB: A quarta entrevista, e a exposição do mandato

DIGNALDO FOI A QUINTA ENTREVISTA, EM TB: O Oberekando está fazendo uma sessão com o Legislativo

VEREADOR MARQUINHO, NO OBEREKANDO: Ele é o sexto parlamentar ouvido, e líder do Governo na Câmara

--