ONLINE
83




Partilhe esta Página

ACITEL

sr

OBEREKANDO

S

AWEF

ds


DIGNALDO FOI A QUINTA ENTREVISTA, EM TB
DIGNALDO FOI A QUINTA ENTREVISTA, EM TB

O Oberekando está fazendo uma sessão com o Legislativo

d

23/09/25 às 18:26:41) O quinto entrevistado neste momento com o Legislativo de Telêmaco Borba, foi o vereador Edegnaldo Rodrigues de Lima, popularmente chamado de Dignaldo.

“Nascido em Itararé, (em 09/09/1978), e criado em Candido de Abreu... criado até 14 anos, depois, Telêmaco Borba! Temos 30 e poucos anos de TB, cheguei gurizote aqui!”, então hoje ele está com 47 anos.

Quanto à política, disse: “Já tinha sido candidato a vez passada, e tive uma votaçãozinha boa. Deu 304 votos, e daí animou eu! Vou entrar de novo. Aí entramos de novo, aí deu boa, deram 601! Foi uma alegria que nossa!”.

Mora agora na Área 7, e antes, na São Silvestre, mas todos os dias está lá, de onde lhe saíram 200 e poucos votos! E em todos os colégios eleitorais da cidade, ele cravou voto!

Respondeu, o que quando não era vereador, achava que era, e que agora, estando no cargo, vê que não é? “A gente chega lá, pensa que é uma coisa... pensa que tem o poder, chega lá, manda fazer, e não é assim! Vereador é só pra cobrar do Executivo! Não tem aquele poder que eu pensava que tinha! Eu vou chegar lá e mandar fazer escola... não é! O vereador só tem que estar encima, cobrando, pedindo, implorando... e projetos! É pra isso só!”. Ele mesmo reconhece que via a ação de vereadores antes de ser um deles, e criticava que o edil não fazia, e hoje, ele vê na pele isso! Com seu jeito de falar, em relação ao Executivo, disse: “Estamos encima, incomodando o povo lá!”, quando se referiu a cobrança constante que tem feito.

Respondeu, se por ter sido eleito pelo grupo do ex-candidato a prefeito, Thiago Chamorra, já foi cobrado por eleitores, por votar, na Casa de Leis, a favor de projetos da prefeita eleita, Rita: “Sim, já passei por isso! Thiago, claro, sempre amigo, mas também, não sou contra a Rita! Sou a favor da cidade. Tudo o que eu achar que for certo, será independe se for projeto do Thiago ou da Rita! Não vou votar contra um projeto que seja bom, só porque não sou Rita! Tudo o que for bom para a população estou junto, independente de quem vem!”.

 

A ENTRADA NA POLÍTICA

“Na verdade, eu não tinha a intenção de ser político. Aí, conversando com os outros, falaram... tenta, tenta! Ah, mas não tenho chance... mas seu eu pegar uns 100 votos, tá louco de bom! Na primeira vez, né? Aí deram 300, e eu falei... tem chance sim! É só eu pegar mais firme que dá certo, e da outra vez eu peguei mais firme, e deu no que deu! Aí você tem que se dedicar naquilo que você vai fazer, né?”.

 

MOTORISTA DE CAMINHÃO, INCENTIVADO PELO PAI; E CONSTRUTOR!

Ele foi inicialmente, motorista de caminhão, e em seguida, construtor, sendo que neste segundo ramo, fez algumas obras no Minha Casa Minha Vida, e vendeu! “Compro casa feita, vendo, carro também! O que tiver preço bom, compro e vendo!”. Brincou que o nome dessa profissão é picareta, mas, feliz disse, que desde que parou com caminhão, em 2008, nesse ramo, nunca teve problema!

Das lembranças do mercedinho 1113, puxava madeira para a Klabin. Uma delas, a vez que faltou freio no caminhão, nas proximidades do Posto Fiel, aonde foi do Thiago mais recentemente, e acabou conseguindo parar no viaduto, sendo que antes, foi aconselhado por amigos a não tombar o caminhão, pois estava com medo que desse zebra no percurso. Conseguiu, sempre acionando a buzina como alerta; que a carga tombasse no campo que tinha na rotatória da Vila Ozório. Dos dois amigos que estavam com ele, lembrou do Quirera! Depois, “desci do caminhão, tinha entortada a carga. Após, pra voltar pro caminhão, não conseguia, porque minhas pernas tremiam todas!”. Isso em 2004, 2005. Ele já trabalhava com os outros, e ao completar 18 anos, fez Habilitação, e seu pai comprou o caminhão para o hoje vereador, começar! Seu Carmo nos deixou em dezembro de 2023. Um fundador do São Silvestre!

Dona Esmeralda é sua mãe! “E é guerreira!”. Os irmãos de Dignaldo são Vera Lúcia e Vanderlei.

Casado, sua esposa se chama Camila, e tem os filhos João, o Yan, com 13, e a caçulinha que faz também a alegria da família, Edmila!

O seu jeito calado e tímido em público, confessou que sempre o acompanhou! “Medo de errar, medo de falar coisa que não deve... a gente se preocupa muito o que falar!”.

Do trabalho feito na Câmara, disse que tem feito bastante indicações, como na Saúde, por exemplo. Também em Obras, tem feito solicitações. Comentou do atual momento da Saúde, e crê que haverá melhora!

d

Aos assessores, ele agradeceu por fazerem uma ótima retaguarda, e bem atenderem a quem o procura: Elton Rodrigo e Daniele Aparecida Banks. O assessor, aliás, é cantor, e sempre tem uma boa agenda de apresentação, compondo a dupla Elton Rodrigo e Ricardo.

d

 

COMO ESTÁ SUA RELAÇÃO COM OS PARES DA CASA?

“Está bem, se damos bem com eles! Não temos desavenças com nenhum deles. Quando é um projeto meio polêmico, eles não pressionam! Cada um tem seu voto, cada um vota do jeito que pensa! Nenhum pressiona o outro lá! Se damos bem com todos eles!”.

 

OS RECADOS:

AO PRESIDENTE SIDERLEI:

“Nosso amigo Siderlei! Ele é companheirão! Só que ele tá muito mão de vaca! Tem a Câmara para sair lá, o projeto para sair a Câmara nova, os nossos computadores estão todos estragados! Não compra nada... tá muito mão de vaca! Também, goteiras, e cupim que deteriorou os móveis!”. Sem ser injusto, foi lembrado que  fora aberto mão da construção da nova sede, para se ajudar nas cirurgias, pela devolução de verbas ao Executivo. Mas, ao menos, melhorias ele vê que devem ser feitas!

 

À PREFEITA RITA:

“A prefeita Rita pegou um abacaxizão! Ela pegou a cidade num problema que só nós sabemos! É difícil para trabalhar, não é fácil para ela trabalhar não! Ela vai ter que ter muita cabeça firme, pulso!”. Acrescentou que a Câmara está fazendo a sua parte. “Vai ter que mexer com verba, pelo menos investir mais na Saúde. As obras estão mais ou menos! A Saúde está difícil, Recebo ligação direto!”.

 

AVENIDA HORÁCIO KLABIN

Respondeu, conforme dito pelo Oberekando, se cabe os proprietários de imóveis da Avenida Horácio Klabin, ajudarem os empresários, baixando o valor do aluguel, devido à reforma, prejudicada também com a situação econômica do país: “Os donos de imóveis ali, que tiverem inquilino bom, se quiserem segurar o inquilino, vão ter que baixar”, pois depois que a Avenida estiver pronta, os imóveis deles, vão valorizar! Todos ganharão!

 

RECADO PARA OS ELEITORES E À POPULAÇÃO

Para os meus eleitores, podem ter a certeza que eu vou honrar o voto que me deram. Vou fazer de tudo para honrar! Se Deus quiser, e nos dá força, vamos honrar! E os moradores de Telêmaco Borba, que se firmem! Está lá, aquele problema da Avenida, que está daquele tipo, e que se firme o pé, que vai melhorar! Com esperança, melhora!”

No anúncio da prefeita Rita, em live recente ao Oberekando, de que não haverá a festividade como no passado, dos festejos do aniversário de Telêmaco no ano que vem, disse que está de acordo, visto a necessidade de priorizar-se outras áreas.

--

LEIA TAMBÉM:

RO ENFERMEIRA ABRE DIÁLOGO COM OBEREKANDORodada de entrevistas tem próximo agendamento com Ezequiel Betim

EZEQUIEL BETIM É MAIS UM VEREADOR NO OBEREKANDO: Ele é a terceira entrevista. Todos os demais, foram convidados!

LEGISLATIVO: COM BRAÇUDINHO, A TERCEIRA CONVERSA. Entrevista com Elis, já está gravada! Todos os demais, estão convidados!

UM DIÁLOGO COM ELIS SALDIVAR, DE TB: A quarta entrevista, e a exposição do mandato

--