Rodada de entrevistas com Legislativo tem próximo agendamento com Ezequiel Betim

02/09/25 às 18:01:07) O Oberekando está iniciando, mais uma vez, como anualmente faz com o Legislativo de Telêmaco, uma rodada de entrevistas com os vereadores. Cabe lembrar, que todos serão convidados. O encerramento desta será com a prefeita Rita Araújo.
Para iniciar, uma conversa muito agradável com a Ro Enfermeira, Ou Rosangela Aparecida de Assis.
“A gente atende as pessoas, sou funcionária pública, estou sim para servir, sempre estive! Passei no concurso lá, nos meus 19 anos, e desde então, a gente vem atendendo a população. É uma situação, digamos assim, diferente, totalmente diferente. Claro que a gente busca estar atendendo a população de uma maneira que não vá prejudicar, uma maneira que a gente tenta regularizar as coisas, conforme as Leis, enfim. Somos em 13 e todas as decisões têm que ser tomadas pelos 13, claro que cada um têm a sua opinião, e devem opinar, realmente, assim como a população, uns gostam do azul, outros gostam do verde, e assim por diante”.
Sendo de primeiro mandato, disse que existem coisas que ainda está aprendendo, e comparou, que não nasceu sabendo ser enfermeira, aonde foram cursos, e anos de experiência! Durante as sessões ordinárias, cabe a ela, a leitura dos requerimentos. Ela ficou por um tempo sendo a primeira secretária, e agora, tal cargo é do vereador Anderson Antunes – Japão.
Rosângela é concursada como técnica de Enfermagem, mas tem suas graduações em Serviço Social, Gestão em Saúde, e desde 1998, quando entrou, sempre atuou na Upa, que era no antigo Pam, depois veio, para de fato, o Pam, que é o atual, prédio da Secretaria de Saúde (ao lado da Vinsa). De Lá, ela realmente foi para a Upa, quando foi inaugurada, em 22 de janeiro de 2016. Após, trabalhou na UBS Bandeirantes, período, inclusive, em que o pai dela ficou adoentado. Nesse tempo, lá ela morou, “e falo também que o Bandeirantes é um povo do meu coração!”.
Ela coordenou o Upa, justamente, no período desafiador, que foi da pandemia de Covid, e veio após, a dengue.
Ela respondeu o que viu, quando entrou na vereança, aonde se busca, o melhor para uma população: “Esse é o objetivo! Com certeza! E a gente nunca vai querer que seja diferente! O que que a gente busca? Uma Telêmaco Borba melhor... uma Telêmaco Borba melhor de se viver! Eu amo Telêmaco Borba, sou nascida e criada aqui, sempre falo! Não tenho o que dizer! O que eu quero é que TB se desenvolva cada dia mais”.
Foi comentado com Ro, a necessidade de que a população tenha claro a diferenciação de atendimento que se têm, em uma UBS, que seria mais a saúde preventiva e cotidiana, e da Upa, quando são as urgências e emergências, e a situação em que a Saúde passou, e aos poucos, mostra sinal de recuperação e normalidade.
DOIS PROJETOS
Da sua atuação parlamentar, disse de dois projetos que já foram aprovados, e que a deixou muito feliz.
A conscientização nas escolas e comunidade, da proibição do uso do vapes (cigarro eletrônico), cuja proibição nacional que vem desde 2009. “O uso de cigarros eletrônicos (vapes) acarreta sérios riscos para a saúde, incluindo dependência de nicotina, EVALI (Lesão Pulmonar Aguda Associada a Produtos de Cigarro Eletrônico ou Vapor), aumento do risco de câncer, doenças cardiovasculares, problemas respiratórios como asma e broncopneumopatia crônica obstrutiva (DPOC), e déficits cognitivos, especialmente em jovens, além de outros compostos tóxicos e metais pesados inalado”.
Completou: “O cigarro eletrônico todo mundo sabe que vem fazendo mal pra todo mundo, principalmente para nossos jovens e adolescentes, e crianças, infelizmente”. Ela, como enfermeira, pode proferir palestras, e escutou em algumas escolas, que nos círculos dos amiguinhos, até mesmo entre crianças de seis anos, o comentário de que já tiveram acesso ao vape.
O segundo projeto, e ela confessou estar muito feliz pela aprovação, é a Roda de Chimarrão: “A gente se reúne em uma praça, com mulheres vítimas de agressão doméstica! Eu faço parte das Mães Guardiãs. Fui convidada para fazer parte de um grupo de pessoas, que ali tem psicólogas, advogados, eu como assistente social, também; e estamos aí, trabalhando, e agora veio o lançamento da Patrulha Maria da Penha, e daqui a pouco vem mais coisa que será anunciado lá na frente”. Este, é também uma forma de acolhimento destas mulheres, vítimas de violência doméstica, e os locais, não são divulgados, publicamente, até para proteção das participantes!
Ela acenou para outros projetos nesse viés, que deverá futuramente, apresentar.
RELAÇÃO COM OS DEMAIS VEREADORES
“Eu não tenho problema com nenhum deles, graças à Deus! Tranquilamente, converso com todos, quem quiser conversar, expor uma ideia, quem tem projeto para conversar.... estamos aqui para isso!”.
RECADOS PARA...
PREFEITA RITA:
Em todas as entrevistas que se seguirão, na redação da matéria, tanto a questão anterior, da relação com os demais vereadores, quanto com a prefeita, deixando registrado recado a ela, serão a todos! Falou Rosângela: “Rita, você é uma mulher de garra! Está aonde está porque é uma mulher de garra, sabe o que quer, e com certeza, eu creio, que vai saber conduzir a cidade por estes quatro anos!”.
CLEBER, DA SAÚDE:
“Cleber, é um aprendizado, e eu sei também, você é um garoto que está aprendendo muitas coisas ainda, e creio que tudo vai dar certo!”.
PRESIDENTE DA CÂMARA, SIDERLEI:
“Eu creio que o Sid é o cara, e está sabendo conduzir a presidência da Câmara Municipal. Um grande abraço, Sid!”.
Ao finalizar a entrevista, comentou de seu estilo, de ser muito transparente, e deixou um abraço, além de, para os seus 688 eleitores; também, à toda Telêmaco Borba! Sou extremamente grata, estou sempre à disposição. Meu gabinete está aqui de portas abertas.

Um carinho enorme ela deixou registrado, a suas assessoras parlamentares!
--
RELEMBRE:
--
