ONLINE
81




Partilhe esta Página

ACITEL

sr

OBEREKANDO

S

AWEF

ds


VEREADOR MARQUINHO, NO OBEREKANDO
VEREADOR MARQUINHO, NO OBEREKANDO

Ele é o sexto parlamentar ouvido, e líder do Governo na Câmara

d

07/10/25 às 13:23:18) E foi com o vereador e advogado, Antonio Marco de Almeida, - Marquinho -, a sexta entrevista que dá ênfase ao Legislativo de Telêmaco Borba. Um bate-papo que trouxe diversos temas, e seguiu o rito das habituais perguntas que estão sendo feitas aos demais edis.

O vereador, que por vezes nos eventos, é chamado, e está atrás, ou nem vai ao local reservado às autoridades, quando há a distinção, confessou que por mais que não aparente, é ainda tímido, e luta contra isso, e mais ainda, vê, que se durante o período eleitoral está no meio do povo, no sentido da campanha, não vê muito cômodo, que ao passar esse tempo, tenha que ter, lugar reservado!

Alegou que o fato de ser líder da prefeita Rita, na Câmara, é uma função, mas que não existe nada mais, por este fato, e relembrou que sim, ajuda a abreviar caminhos no sentido de se dialogar com o Executivo, mas, trouxe a baila, uma situação em que viu a inviabilidade de um determinado projeto, que era de sua discordância, avisando que iria votar contra, e conseguiu uma reanalise dos impetradores, e  este foi retirado de pauta: “E esse é o papel de líder... fomos lá, conversamos, e é assim que funciona!”. Outro fato, se observado, é a queda por Marquinho, dito pelo próprio, do número de requerimentos apresentado, e por este acesso. Isso facilita a ele, até no sentido de fiscalização, e tem entrada franca na conversa com todos.

Do terceiro mandato, respondeu: “Continuamos a fazer aquilo que sempre fizemos, continuamos a fazer a nossa fiscalização, também. Como eu te falei, mudam as peças, porque eu sou do mesmo partido da prefeita, temos uma bancada aqui na câmara, somos em três vereadores”, e algumas situações são cobradas direto. A caminhada na política, quando maior, vai trazendo desgaste, pois existem ocasiões em que as pessoas esperam serem auxiliadas em situações pessoais, em detrimento do coletivo, e que por vezes, “a ideia da proximidade é que se ele ganhar, eu vou ganhar algo de maneira pessoal, e como ele não ganhou (tal benesse) ele se afastou! Em compensação, outros se achegaram porque entenderam que nós trabalhamos pela coletividade. Então, isso é gratificante. Só que à medida que você vai, você vai pegando contatos!”, enumerando dentre eles, o deputado estadual, Evandro Araújo, também o federal, Beto Preto, secretário da Saúde do Paraná, e por eles, contatos com outros.

Pela embatividade que o vereador tem na tribuna, diversos temas nacionais e sociais, foram explorados pelo Oberekando com ele, a exemplo dos incentivos e programas sociais.

 

RECADOS

À PREFEITA RITA:

“A Rita eu tenho muita liberdade de falar, e falo abertamente isso, que ela é uma pessoa que eu considero muito, é honesta, uma pessoa descente, pessoa competente. Está no início de mandato, e falar pra você que o mandato vai ser nota 100... não sei como vai ser! Veja bem, as vezes eu vejo umas cobranças, o pessoal fala assim ‘ah, mais ela era vice-prefeita’, e... não! Vice-prefeita... sabe o que vice-prefeita manda? Nada! Vice-prefeita não manda em absolutamente nada! Vice-prefeito não assina nada... vice-prefeito é expectativa de direito!”. Disse do amigo Jefferson Abreu, ao qual tem muito respeito, no sentido até mesmo que ele não se sinta em demérito, mas trata-se a função, de uma linha sucessória, no sentido de uma viagem de titular, ou representação da mesma! “Ele é vice... o que que é vice... expectativa de assumir um dia, se preciso for!”, lembrando que não pode haver um governo, sem um governante. Disse que o governo Rita ainda está em construção, e referiu-se também ao PPA – Plano Plurianual, ao qual, somente depois do segundo ano de governo, é que se inicia a execução dos planos, que são daquele que está em exercício, e cujas realizações, terão a sua identidade!  

Um dos pontos quanto à prefeita, enumerou ele, é o zelo, e dizendo de forma indireta da arena multiuso, comentou da pausa na obra, para análise, diante de vários indícios! Também, sem nominar, ficou claro que se referiu a nova rodoviária, com diversas anomalias, mas que ao que parece, foram corrigidas! Disse que se com inconformidades e situações não condizentes, essas obras não serão recebidas como concluídas! “Então eu vejo um zelo, por parte dela (Rita).

 

AO PRESIDENTE SID:

“O Sid? O Sid é um cara bom! É uma pessoa honesta! Quando nos reunimos aí, para as tratativas em relação à Câmara... na verdade o Sid se colocou à disposição porque nós tínhamos um grupo, e a gente foi colocando quem poderia ser, e ele foi por unanimidade de votos”, expondo inclusive, que no próprio caso, tem seus afazeres também, e advoga! Meio que abdicou de sua profissão de advogado, se esforçando na Legislatura, mas ao terminar seu tempo, volta ao escritório. Ressaltou que “o Sid também, tinha seus afazeres”, mas que o nome surgiu e ele aceitou concorrer à presidência.

 

O POSICIONAMENTO QUANTO À AVENIDA HK

“Todo mundo dizia que precisava ser feito! Eu lembro que quando chovia ali na avenida, eu lembro que inundava uma parte ali, e entrava água nas lojas, e daí a gente entrava na internet, e o pessoal ‘cadê os vereadores, cadê o prefeito, pessoal que não faz, e macetava o prefeito, e macetava os vereadores e todo mundo... Tá sendo feito, e daí maceta de novo! Porque tá demorando, porque é isso.... eu sei...é complicado!”. Disse que na época em que se comentava ainda em fazer, pontuava o entrevistado que seria um ‘ato de coragem’, porque “não é de uma hora para outra que se consegue fazer uma obra desse tamanho, desse porte!”, e já se tinha consciência de que isso poderia acontecer! “Mas, eu me solidarizo com os comerciantes, com aqueles que estão lá! A gente sabe as dificuldades que têm! Eu entendo que o momento do país, ele já é difícil, já é complicado... quando você anda por aí, qualquer comerciante que você for conversar, seja da avenida, seja de qualquer lugar, ele vai falar do sofrimento que ele está tendo, por causa da questão econômica, e mais esta dificuldade ainda, não é! Então a gente entende, se solidariza, e não tiramos a razão deles ficarem bravos não! De maneira alguma!”.

 

ASSESSORIA

“Falando em assessores, tenho que agradecer! O Guto está comigo fazem nove anos, desde que a gente trabalhou juntos na Prefeitura. E aqui a gente tem dois trabalhos, que é o assessor que está ali, junto! Eu não vou em reunião, para você ter uma ideia! O pessoal dá risada, brinca não é? Tem gente que acha que ele é meu filho, porque aonde eu estou, o Guto está junto!”. Da assessora, Eliane, “ela começou a trabalhar esse ano aqui. Tem desempenhado o papel dela aqui, do atendimento. O pessoal quer muito bem ela também, então não tem o que eu reclamar! São pessoas que vieram somente a somar, e colaborar também com o mandato!”.

Ele agradeceu à população, e disse: “Continuamos cumprindo com o nosso papel”, explicando que, diferente de um jogo, pois se trata do melhor aos Tborbenses, e não perdedores e ganhadores, mas na política há a mudança de peças. No entanto, “não mudando seus princípios, não mudando o que você acredita, não mudando a questão da honestidade, da hombridade, da defesa do bem comum, da busca do melhor para a nossa população”, mostrando-se satisfeito, por exemplo, com uma maior rede de contatos que a política proporciona, graças àquilo que a população o deu, pelo mandato, que o leva mais próximo de lideranças, de deputados, enfim! Neste viés, citou o deputado Beto Preto, e que está para sair a licitação da Unidade Mista de Saúde, entre o Monte Sinai e o Casa Bella, bem como, relembrou a entrega tempos desse, feita, de diversos veículos. Outras boas situações também, como a ocorrida a poucos dias, a licitação de empresa que assumirá os serviços no Hospital Regional, que já está funcionando, mas melhorará ainda mais o atendimento, conforme Marquinho: “Muita coisa acontecendo, e graças a esses contatos, a esses relacionamentos que a gente tem, com os governantes, tanto estadual, como federal, e porque não dizer, a nível municipal”.

--

RELEMBRE:

MARQUINHO É MAIS UMA ENTREVISTA ESPECIAL: Ele chegou a seu terceiro mandato

--

LEIA TAMBÉM:

RO ENFERMEIRA ABRE DIÁLOGO COM OBEREKANDORodada de entrevistas tem próximo agendamento com Ezequiel Betim

EZEQUIEL BETIM É MAIS UM VEREADOR NO OBEREKANDO: Ele é a terceira entrevista. Todos os demais, foram convidados!

LEGISLATIVO: COM BRAÇUDINHO, A TERCEIRA CONVERSA. Entrevista com Elis, já está gravada! Todos os demais, estão convidados!

UM DIÁLOGO COM ELIS SALDIVAR, DE TB: A quarta entrevista, e a exposição do mandato

DIGNALDO FOI A QUINTA ENTREVISTA, EM TB: O Oberekando está fazendo uma sessão com o Legislativo

--