Entrevista com Elis, já está gravada! Todos os demais, estão convidados!
13/09/25 às 11:08:20) A terceira entrevista neste momento com o Legislativo de Telêmaco Borba, foi com Thiago Talevi Pereira da Silva, mais conhecido por Thiago Braçudinho. Antes, participaram, a vereadora Rosângela Assis (Ro Enfermeira), e Ezequiel Ligoski Betim.
Uma das ações dele, são as idas às instituições escolas, sejam escolas e Cmei’s, e sobre isso falou: “São 39 instituições. Eu nem sabia a quantidade. A gente descobre porque o nosso trabalho faz isso! A gente visitou todas as escolas, todos os Cmei’s da cidade de Telêmaco Borba, e o nosso cargo é legislar, fiscalizar, e a cada instituição que a gente vai, o intuito é ver as condições. Questão predial, a gente tem pego muito no pé da Secretaria de Educação, e da Gestão em si, porque creio eu que a Educação é a chave para o futuro! O futuro de nossa cidade está na Educação, porque lá contém as nossas crianças, que são as nossas preciosidades! A criança hoje que está no Cmei, amanhã poderá estar aqui em meu lugar como vereador, pode estar como prefeito, como uma professora, como um médico, atendendo o nosso município. Então a gente cobra, mas também não sou hipócrita, vocês vão me acompanhar, a gente cobra mas também agradece quando as demandas são atendidas! Acaba que muitas demandas que hoje a gente encontra, não são demandas de oito meses, e sim de um ano, dois, quatro, seis anos, e meu papel é fiscalizar, independente de quem esteja no Executivo, e a gente tenta fazer isso da melhor forma possível, e acho também, mostrando isso para a população com transparência. Não é... mostro as coisas... ah mas... estamos aqui para mostrar nosso trabalho, e aquilo que a gente mostra, a gente quer que de fato aconteça, porque isto está travando o futuro de nossa cidade”.
O BATMAN E ROBIN, COM O TOTO
Ele por vezes, e não poucas, está em companhia com o vereador Everton Soares, o Toto, nas visitas, sobretudo às instituições de ensino: “O Toto é um cara que já tem experiência, né? E como todos já sabem, eu sou um vereador de oito meses, indo para nove, agora, acaba que é uma troca de experiência. Eu sou um cara muito do digital, você é prova disso, tem me acompanhado, e acaba que o Toto tem muita experiência, e tem contribuído muito também, para a minha legislatura, e todo o conhecimento é bem-vindo!”.
OS EVENTOS TRADICIONAIS: PAPAI NOEL TROPEIRO E FESTA DA FOGUEIRA
Vindo desde seu pai, Braçudo Véio, como sempre foi conhecido Antônio Pereira da Silva, o Papai Noel Tropeiro e a Festa da Fogueira, o primeiro, que terá sua 20ª edição em 2025, e a segunda, que fora a 16ª neste ano, como se vê, já aconteciam, fazem anos!
Comentado pelo Oberekando, que pela importância de ambos os eventos para a cidade e sua história, que já está na hora de se ter o reconhecimento dentro do calendário oficial do município, ponderou que, a autonomia que têm na realização, é uma das marcas, e que se assim fosse feito, dentro das festividades oficiais, de certa forma, teria certa ingerência, e que a autonomia, não abre mão, e até porque, é um evento 100% gratuito para todos os presentes! O que houve sim, foi um acrescimento muito grande do número de participantes, o que demanda dois fatores: um, positivo, pelo alcance que ano a ano, vem aumentando, e o outro, da necessidade de cada vez mais, o apoio dos parceiros, e o aumento no número destes! Ele disse, o que sempre acontece: “Como eu sempre falo... eu dou um passo de fé! Eu nunca sei se eu vou dar conta de conseguir organizar, e fazer tudo aquilo acontecer!”. Ele enalteceu a toda a equipe, que sempre identificada, está ali para auxiliar, e disse: “São pessoas que fazem a diferença na vida de outras pessoas! Eu só sou uma pequena engrenagem, e quando eu olho pra trás eu fico muito feliz que têm uma multidão que faz acontecer!”.
Dona Zeni Talevi, mãe de Thiago, está com o bonito legado de Braçudo Véio, e tão esforçada, também está para lá e para cá, nos eventos, e sempre tão querida. “Sim, ela faz de tudo, nas condições dela, para fazer isso acontecer! Mas é família, né? Não porque eu estou na política, mas acho que na vida, tudo é uma consequência, e cada um tem um dom, e acho que o meu dom, é servir!”.
O MANDATO
“Minha vontade era chegar aqui e fazer muitas coisas acontecerem, mas acaba que o nosso poder como Legislativo, ele tem os seus limites! A gente tem inúmeras ideias, e quando você me vê aqui, não sou eu, tem uma equipe por trás de mim! Eu, o Juninho e o Cid! As vezes a gente tem ideias para fazer as coisas acontecer e acaba que você fica limitado. Inclusive foi vetado um projeto nosso hoje, e que eu discordo completamente, mas a questão não e essa!”.
Disse que alguns falam que ele cobra demais, mas lembrou que a cobrança gera desconforto, e que o desconforto, gera soluções! As cobranças eminentes da Educação, falou que vem muito de seu pai, que o lembrava: “Cuide sempre de nossas crianças”, e acrescentou que faz isso, “porque elas cuidarão de nosso futuro!”. Vê que as cobranças feitas, têm gerado resultados, e muito positivos!
OS RECADOS:
À SIDERLEI:
Ao presidente da Câmara disse: “Eu sou muito direto naquilo que eu faço, e demandas que eu tenho e preciso tratar com o presidente, eu vou direto a ele, e então, e então se eu disser que tem alguma falha nesta comunicação.... não tenho! O recado é que continue me atendendo as demandas que eu levo, porque aquilo que a gente não é atendido tratando na boa vontade, logicamente a gente vai subir na tribuna aqui na segunda, e vai cobrar, mas com o Sid, é uma pessoa que já conhecia o meu pai, e a gente tem uma amizade de longa data, e o convívio com ele é muito bom!”.
À PREFEITA RITA:
“O recado para a prefeita em si, é o mesmo que se eu sempre faço na tribuna ‘atenda o nosso povo! Escute a demanda da população’ porque se você escuta o povo, você sabe aonde está o erro, seja na Saúde, na Educação, seja nas obras. A gente sabe da tão famosa obra da Horácio Klabin! Acaba que na tribuna, nós somos a voz da população, e somos o para-choque da população, e está correto!”.
RELACIONAMENTO COM OS PARES DA CASA
“Tranquilo. Acaba que cada um tem o seu nicho, a sua atuação, mas em relação a isso, pode ser que a gente discorde de uma questão ou outra, porque cada um tem o seu pensar, o seu projeto, uma indicação diferente, mas o relacionamento é profissional, e a gente tem que saber separar o pessoal do profissional, então o meu relacionamento com todos é muito tranquilo”.
Citado com muita deferência, ele falou de Thiago Chamorra, candidato à prefeito na chapa em que estava, e que fora, um dos responsáveis para que, em decorrência do falecimento do pai, não se desse parada ali, nos planos políticos até então existentes! Muito respeito, amizade e consideração!
NA ÉPOCA DA MORTE DE BRAÇUDO, A OPORTUNIDADE DE SER LANÇADO CANDIDATO À DEPUTADO
Na época do fato que pegou de surpresa e entristeceu toda Telêmaco, e o tradicionalismo no Paraná, a morte de Braçudo pai; tratava-se de períodos finais da possibilidade de candidaturas à deputado, e não somente este jornalista, como também outros amigos, chegaram a perguntar, ou incentivar Thiago, a se lançar na disputa ao Legislativo estadual. Viu que não, e também, agora nesta entrevista rememorou um ensinamento do pai: “Para você mandar, você tem que saber fazer!”, e isso, relacionado à coordenação dos eventos, mas, que reflete na vida em geral! Complementou o pensamento: “Para a gente crescer e evoluir, tudo são etapas!”. Isso não descarta que ele não pense em ser candidato a deputado, mas disse que tem muito isso: “Etapa por etapa, degrau por degrau!”.
Ele deixou um recado muito especial aos dois assessores, que são Aparecido Ferraz (Cido), e José Carlos de Oliveira Júnior (Juninho): “Vocês vão ver eu falar muito do meu pai, em minhas decisões, mas meu pai, independente de pouco estudo, ele tinha uma visão muito diferente das coisas, e ele sempre falava assim ‘se um dia você chegar lá, você vai precisar de um cabeça branca, que seja a voz da experiência, e de um novo, porque ambos... eles vão equilibrar a balança!’ . Eu tenho o Cido, que é um baita de um assessor e tem um conhecimento muito aprofundado, e acaba que me dá uns puxões de orelhas quando necessário. O Cido é meu documental, e o Juninho é a minha mídia. Quando eu estiver andando nas ruas, vocês vão ver um rapaz andando comigo, e eu sou bem acelerado, e o Juninho me acompanha a todo momento!”.
Ele deixou uma mensagem aos comerciantes e empresários, afetados pelas obras da Avenida Horácio Klabin, de que está, dentro daquilo que pode, em sua competência, e ao seu alcance, buscando fazer o melhor. Discorda de algumas situações, achando que tinha que ter uma organização e cronograma melhores, e que os trabalhos deveriam rodar em 2 ou mais turnos, “porque acaba que isso atrapalha, tanto o comercio como os consumidores”.

Outra questão colocada a ele, foi o compromisso em se esforçar quanto à canalização do Arroio Limeira, e disse que fará tudo que estiver ao seu alcance. Antes de encerrar a entrevista, fora lembrado seu padrinho político em termos de Estado, o deputado Moacyr Fadel, ao qual muito ele agradeceu! Os agradecimentos também, especiais, foram a todos os T.borbenses, e aos seus eleitores!
--
RELEMBRE:
LEIA TAMBÉM:
RO ENFERMEIRA ABRE DIÁLOGO COM OBEREKANDO. Rodada de entrevistas tem próximo agendamento com Ezequiel Betim
--
