ONLINE
54




Partilhe esta Página

ACITEL

sr

OBEREKANDO

S

AWEF

ds


CÂMARA DE TB: SIDERLEI CONCLUI ENTREVISTAS
CÂMARA DE TB: SIDERLEI CONCLUI ENTREVISTAS

O Oberekando deixou espaço a todos os vereadores para um bate-papo

 xd

02/11/25 às 14:59:53) O encerramento da sessão de entrevistas com o Poder Legislativo de Telêmaco Borba se deu com o presidente da Câmara Municipal, António Siderlei Siqueira (Sid). O espaço foi aberto a todos os parlamentares, mas, por respeito aos eleitores dos vereadores Anderson Antunes, e também Miltinho, se faz obrigatório informar, que existem registros comprovatórios no celular deste jornalismo, que o convite – em mais de uma oportunidade, a ambos foi feito, mas, sem resposta!

Com Sid, a conversação teve dois momentos: o primeiro, de avaliação da fala dos vereadores, e o segundo, ele, também na condição de vereador, falando das triviais questões feitas aos demais edis. Houve, por ser ele o presidente, um tempo maior que a casa dos 30 minutos!

 

DAS ENTREVISTAS COM OS PARES DA CASA

Foi feita uma avaliação, a pedido do Oberekando, pelo presidente da Câmara, do desempenho dos vereadores durante a sessão de entrevista com o Legislativo de TB. Viu ele, interessante, até por ser “uma chance dos vereadores falarem com seus eleitores, contar um pouquinho do que eles fizeram, e mostrar, às vezes, a maneira que o vereador é... porque as vezes ele vai pra tribuna, não mostra o que... e quando você vai fazer entrevista, puxa pro lado de família, e do que a pessoa gosta, dá um ar de ... eu não sabia que o vereador... igual quando você fala de mim, você fala do queijo”, referindo-se em ele, Sid, fabricar e vender queijo.

Estimado, amigo e de bom humor, a função ora exercida, respondendo por um dos poderes da cidade, disse ele, que “não age nem por você... age pelo regimento... o que tem que ser falado. As vezes você tem que cortar a fala de um nobre vereador, mas por quê? Porque o regimento dita que não é hora de falar... as vezes acontece!”.

Na resposta dos vereadores, quanto à prefeita, no momento instituído, dos recados, concorda ele que os edis foram respeitosos e corteses com ela!... e porque eu acho isso, também?  Porque ela também tem muito respeito pelos vereadores!”.

--

COMO ESTÁ SEU SEGUNDO MANDATO?

Vê que está mais fácil que o primeiro! Vem o entendimento com o tempo, das questões políticas, do limite até aonde um vereador pode fazer, “porque às vezes você chega ali com aquela ânsia, de que vou fazer isso, vou fazer o projeto tal... tanta coisa que você acha que as pessoas que estavam aqui antes que você, não foram competentes para fazer, e aí você vê que não é bem assim! Logo que chegou à Câmara, apresentou 14 projetos, e apenas dois deram sequência, e vê ele, que apresentar um projeto que o próprio propositor mesmo sabe que não vai funcionar, “eu acho que daí eu estou enganando o povo também!”.

 

PRINCIPAIS AÇÕES DO MANDATO DE SID

Mais que apresentar projetos, indicações ou requerimentos, a incumbência dele é olhar por toda a Casa Legislativa, e nesse sentido, “a primeira coisa é ter uma união entre os vereadores”, tentado sempre ser conciliador, sem ficar um batendo no outro, e vê que isso está conseguindo! “E não é mérito meu... é mérito de todos nós!”.  Outro objetivo que vem sendo feito, é pautar o que lhe é solicitado, alegando ele, não ser o dono da verdade, e jamais travar a pauta!

A chegada de dois novos vereadores, na verdade, do professor Klécius – Klécius dos Santos Silva – e de Paulinho do SindServ, - Paulo Cesar Oliveira, foi algo novo para a cidade de Telêmaco, e pondera o presidente, que não se deve condenar aquilo que eles dois, ou quem entrou com a ação, Paulinho, fez, porque correu atrás daquilo que reconhecia o próprio, lhe ser de direito! “Mas... tem erro do Marcelo (Correa) e Edson (Alexandre dos Reis)? Também não... simplesmente um critério que foi levado à Justiça!”. Elogiou o trabalho, nestes seis, sete meses, dos vereadores Edson das Excursões e do radialista Marcelo, que corriam atrás de apresentar resultado nos mandatos, e não diferente dos que os sucederam, os atuais vereadores Paulinho (Paulo César de Oliveira) e Klécius (da Silva Santos). Sid, no entanto, não se esqueceu que os dois que deixaram o cargo, o ajudaram votando nele para a presidência, e não se viu ingrato! “Mas não por isso, eu vou torcer contra os dois que chegaram!”.

 

OS RECADOS

Recado do Presidente... ao presidente?... impossível... mas, pode ser então, uma autoavaliação, dele, para ele! “Acho que todos podemos ser melhores do que fomos! Eu acho que este ano... espero que o ano que vem, eu seja bem melhor! Porque muitas vezes você não consegue o seu melhor, - e uma coisa que eu sempre comentava com o meu filho – você não precisa ser o melhor, você precisa dar o seu melhor, e muitas vezes eu não consegui dar o meu melhor aqui!”.

Como vereador, mas cidadão, disse que usufrui dos serviços públicos, assim como seus familiares, e o bem que quer a eles, faz questão que toda a população também usufrua, citando, por exemplo, a área de Saúde, com o atual momento! Muita gente os cobra, que eles – vereadores – não estão fazendo nada... mas ai Sid, deixou esta ponderação, que quer o de melhor à todos, e isso vem cobrando! Não fez rodeios em dizer que mesmo que haja a separação dos poderes, e há, ele, sempre estará apoiando a prefeita Rita, até porque deve coerência ao grupo político que se elegeu, e que faz parte!

 

A AVENIDA HORÁCIO KLABIN... QUAL SUA PALAVRA AOS EMPRESÁRIOS E FUNCIONÁRIOS DOS ESTABELECIMENTOS?

Ele tem consciência das dificuldades enfrentadas por todos, e também, entende a empreiteira, por algumas dificuldades encontradas na obra, pelo que havia e há, debaixo da terra, aonde está sendo mexido! Disse quanto a empresa que “sempre nos explicavam” quanto aos problemas estruturais encontrados debaixo da terra, e o fato dele – Sid – não falar na tribuna, não fazer fotos na Avenida, mas isso, jamais significa falta de interesse no assunto e na obra... pelo contrário... o presidente sempre está lá, com vendedores, empresários, porque muitos deles também, são fregueses do queijo fabricado por Siderlei, por exemplo! “É uma obra complexa, e eu acho que mais de 70% dela, é subterrânea”. Há grande cobrança, especialmente em rede social, do porque vereadores e Executivo, não estão na Horácio Klabin, e ponderou ele novamente, que muitas vezes não resolve tanto eles estarem lá, e sim, em reuniões para tentar sanear a problemática ali existente! Fez ele uma confidência, de que a prefeita reuniu todos os vereadores, e de forma, humilde, pediu a eles, unanimemente, que dessem uma ideia do que ela poderia fazer, “para que o povo sofra menos com essas obras!”. Dentre outras ponderações, disse que escutou de que a Copel, por exemplo, só vai fazer a cablagem, na totalidade da obra, e não parcial! Quanto a parada momentânea dos trabalhos, disse que fora uma solicitação dos empresários, mas, que calhou também com a necessidade da empreiteira dar férias aos funcionários.

Na conclusão do bate-papo, ele agradeceu ao povo que confiou a ele o mandato, e à toda Telêmaco Borba, e aos nobres companheiros, que confiaram nele a presidência. Deixou também, um especial beijo à esposa Jô, e a todos os demais familiares, citando-os nominalmente.

d

À Rosana Bueno Carneiro e Roberto Carlos Moraes, seus assessores, rendeu agradecimentos!

--

LEIA TAMBÉM:

RO ENFERMEIRA ABRE DIÁLOGO COM OBEREKANDORodada de entrevistas tem próximo agendamento com Ezequiel Betim

EZEQUIEL BETIM É MAIS UM VEREADOR NO OBEREKANDO: Ele é a terceira entrevista. Todos os demais, foram convidados!

LEGISLATIVO: COM BRAÇUDINHO, A TERCEIRA CONVERSA. Entrevista com Elis, já está gravada! Todos os demais, estão convidados!

UM DIÁLOGO COM ELIS SALDIVAR, DE TB: A quarta entrevista, e a exposição do mandato

DIGNALDO FOI A QUINTA ENTREVISTA, EM TB: O Oberekando está fazendo uma sessão com o Legislativo

VEREADOR MARQUINHO, NO OBEREKANDO: Ele é o sexto parlamentar ouvido, e líder do Governo na Câmara

FELIPE PEDROSO FOI A SÉTIMA ENTREVISTA: O vereador citou diversos temas, falou de planos e de projetos

PAULINHO DO SINDSERV É A OITAVA ENTREVISTA: Ele comentou de sua chegada ao Legislativo, e a caminhada!

TOTO É O NONO VEREADOR NO OBEREKANDO: Série de entrevistas foca o Legislativo de Telêmaco, e será concluída com o Executivo

PROFESSOR KLÉCIUS ENCERRA ENTREVISTAS: A próxima, com o presidente Siderlei, será avaliação da sessão, e claro, falando dele

--

RELEMBRE:

LIÇÃO DE VIDA E HUMILDADE: SID É VEREADOR ELEITO. Ele viu o carinho das pessoas e especialmente, de ex-funcionários

--