ONLINE
55




Partilhe esta Página

ACITEL

sr

OBEREKANDO

S

AWEF

ds


TOTO É O NONO VEREADOR NO OBEREKANDO
TOTO É O NONO VEREADOR NO OBEREKANDO

Série de entrevistas foca o Legislativo de Telêmaco, e será concluída com o Executivo

d

04/11/25 às 22:43:32) Foi com Everton Fernando Soares, o Toto, a nona entrevista desta seção de conversa com o Legislativo de Telêmaco Borba. Dos treze vereadores, ainda serão convidados, e já estão de sobreaviso, Anderson Antunes (Japão), Professor Klécius, e Miltinho. O presidente da Câmara, Siderlei, fará o fecho, entre eles, e serão entrevistados, o vice-prefeito, Jefferson Abreu, dando por encerrada esta sessão, com a prefeita Rita de Paula Araújo, o que é uma satisfação ao Oberekando, mas especialmente, por ela ter sido, nas perguntas a todos, citada, inclusive no momento do ‘Recado à Prefeita”.

A entrevista se iniciou citando quando ele, e em geral, o vereador Thiago Braçudinho, vão às instituições quando existem algumas anomalias, e as direções expõem os problemas, e sem a preocupação de perseguição por parte da Administração, ou Educação, e se isso, é sinal de credibilidade: “Primeiramente, volto à falar, começamos lá atrás visitando todas as escolas, todos os cemeis, fazendo o nosso papel de fiscalização com o menino Thiago. Chamo ele de Menino Thiago, eu brinco com ele, que poderia ser meu filho, tem a idade de minha menina, e é um menino que tem muito a crescer, muito a desenvolver, e com relação a isso, para você ter uma ideia, ele foi de um partido, e eu sou de outro partido. Aqui ninguém é inimigo de ninguém. Estamos aqui para trabalhar pela nossa comunidade, pela nossa população e para agregar pros nossos munícipes. Então eu acredito que estamos fazendo nosso papel da melhor forma possível e ainda acho que temos muito a melhorar. Falei com Thiago, agora, que faremos um trabalho diferente. Já era pra termos começado com isso, mas devido a correria do dia-a-dia, não deu pra gente fazer! Mas nós estamos com outras ideias, com outras pretensões aí pra frente, para atender da melhor forma a nossa população”.

Com relação à Câmara: “Estamos fazendo o nosso papel. As nossas indicações, os nossos requerimentos. Tudo que nós fazemos, fazemos juntos, eu e Thiago. Muitas coisas nós trabalhamos de forma, juntas!”.

 

SER FILHO DO SEMPRE VEREADOR E EX-PRESIDENTE DA CÂMARA, WALDIR, TE IMPULSIONA NA POLÍTICA?

“Sim, meu pai é meu exemplo. Muitas coisas eu copiei de meu pai. Muitas coisas eu falava ‘pai, eu vou melhorar o que você fez!’, e a gente tenta melhorar a cada dia. Meu pai é meu espelho político sim, tanto que meu pai foi vereador de cinco mandatos. O meu era para ser o quarto mandato, agora, porém é o terceiro. Em 2020 eu fui o mais votado, porém, por uma questão partidária, nós estávamos num grupo de possíveis 20 candidatos, disputamos com seis candidatos. Eu sabia desta responsabilidade. Assumi esse risco de ficar no mesmo partido, mesmo correndo risco de ficar de fora, mas eu sabia que existia uma possibilidade, por isso eu fiquei, por isso eu arrisquei em ficar no MDB, e teve uma questão de uma fraude partidária que teve problema também!”. Se não fosse isso, vê ele que estaria eleito em 2020, e daria continuidade ao mandato, que já tinha. No entanto, vê que na vida, nada é por acaso, e se Deus quis dessa forma, ele aceitou. “Tanto que eu perdi a eleição... tenho que agradecer ao ex-prefeito Butina (Arthur Ricardo Nolte) de Tibagi, que me estendeu a mão. Trabalhei quatro anos no município de Tibagi, atendendo a população, junto com a Rosane, com a Léia, com Dona Dina, minha mãe lá de Tibagi, que eu considero muito, de coração, aonde todo dia nós almoçávamos juntos”, e ajudei o município, da melhor forma possível, pela Agência do Trabalhador, e nesses quatro anos, ia e voltava, todos os dias, à Telêmaco, e se lembra que na época da interrupção da estrada pela reforma da ponte, deixava um carro sempre pernoitando de outro lado. Novamente, confessou, por pouco é que saiu desta feita, candidato à vereador, porque encontrou certa dificuldade.  

 

MANDATO

Falou ele, que desde que assumiu o mandato, a cidade vem passando por sérias dificuldades, seja com obras paralisadas, e a Saúde, que está complicada. Quando no começo do mandato, disse que cobrou os exames, que estavam parados há quase um ano: “Exames de sangue, exames de imagem. Exames de imagem, que ainda penso eu, que deve ter algumas pessoas que estão sete... oito meses, com exames paralisados. Se eu tiver errado, alguém que me corrija, mas acho que deve ter alguma coisa paralisada de exame de imagem. Cobrando aqui da prefeita, cobrando do secretário constantemente em nossa reunião da Câmara. Também tivemos a oportunidade de ir no hospital, em Cornélio Procópio, eu, o Thiago, e o Marquinho, para cirurgias eletivas. Lá, pra você ter uma ideia, ele tem a capacidade para atender o nosso município, 50%. Lá eles fazem cirurgias de vesícula, por vídeo, hernia, vascular e ortopedia, que é tudo do ‘Opera Paraná’. Nós estamos cobrando isso constantemente para encaminhar as pessoas para lá”. Vê que os encaminhamentos para o Rocio, pro Regional, mas que existe um trâmite, e é mais demorado. Frisa que são 180 quilômetros! Fica mais perto!

Das obras, citou a concha acústica, no caso, a arena multiuso, parada, a ampliação do quartel do Corpo de Bombeiros, parado, e o minicentro, bem devagar, conforme suas palavras, esse último, “por erros de projeto”. Continuou: “por pessoas incapazes, no setor... secretários incompetentes... volto a falar aqui, já falei na reunião da Câmara, deveria pegar o seu banquinho, e dar tchau, porque já deu! Mas isso cabe à prefeita, esta decisão... mas eu se fosse prefeito, já tinha exonerado esse incompetente”.

Visto em municípios vizinhos, e disse que nem tudo se cria, tudo se copia, remetendo-se à um chavão, o aluguel de um equipamento de tomografia custa mensalmente, 46.300 reais. E nesses, feitas de 400 à 500 tomografias mês, e em média, com laudo incluído, o valor total fica em média, 100 reais. A sugestão ele já passou para a prefeita e secretário de Gabinete. Das emendas impositivas de três vereadores, que sejam, já paga, contabilizou ele, o ano inteiro de aluguel do equipamento, ora sugerido.

 

PRÉ-CANDIDATO À DEPUTADO?

Ou a estadual, ou federal, “falei na reunião da Câmara, que o município tem potencial! Hoje nós temos praticamente, 38 mil votos válidos, só em Telêmaco Borba. Se você for pegar o último deputado, ele se elegeu em torno de 27 mil votos. Eu sei que é difícil, mas volto a falar que eu coloco meu nome à disposição da população. Falar que é meu sonho? Não... mas a população que avalie, com relação à isso, até porque, potencial nós temos!”. Disse que tem que se ver o melhor nome, e o que a população queira “e não o que nós (possíveis pré-candidatos) queremos!”.

Com este viés, e assim como perguntado ao vereador Felipe Pedroso, o Oberekando perguntou à Toto se ele aceitaria participar de um processo de escolha, que seria feito em reuniões, enfim, com lideranças empresarias, no caso, a Acitel, e as igrejas, dentre outros, da sociedade civil organizada, e que todos, abrissem mão, a um nome que saísse disso, afirmou que sim, aceitaria, mas foi taxativo, que esta escolha, seleção, fosse feita pelo povo: “Não adianta chegar num grupo, sociedade, que de repente, vão favorecer A ou B! Não estou falando que isso possa acontecer... mas sim, a população!”.

 

AVENIDA HORÁCIO KLABIN

“Tá meio complicado a questão da Avenida Horácio Klabin! A gente fica triste com tudo o que está acontecendo... infelizmente a gente pegou no começo da obra aí, a gente está cobrando a prefeita. Fizemos alguns questionamentos no começo. Tinham alguns funcionários que estavam trabalhando de diaristas, pra você ter uma ideia, o que não poderia acontecer! Eu acredito que é... penso eu que não é pra acontecer hoje, mas eu não posso assinar embaixo... penso eu que pode ainda ter uma dor de cabeça quanto a isso!”. Toto aproveitou e citou, que até um determinado ponto, a cobrança do Estar, aonde estava em obras, foi pausada, e ele, como vereador, - naquela famosa pergunta ‘o que os vereadores fizeram’- ... “nós fizemos!”, em detrimento a volta da cobrança, em carta aberta da Acitel, aonde o vereador também entende o empresariado, neste sentido, que foi em razão da solicitação deles, o retorno!

Ele lembrou também da arena multiuso, e disse que ele a batizou, de Coliseu! Vistorias ele fez, e falou que uma empresa de engenharia está fazendo trabalho de vistoria e análise dela, e também no Corpo de Bombeiros, aonde as obras estão paralisadas. Voltando ainda a questão da arena, disse que por ele, abriria mão, antes dela ter começado, e faria o alargamento do Viaduto Carlos Hugo Wolff Von Graffen, que faz um tempo, traz desconforto à população (Congestionamento em horário de pico). Do arroio Limeira, foi pedido comprometimento dele, no esforço pela canalização, e disse que sim, se pode contar com ele, e que já, quando vereador, na época do prefeito Gibson – que se esforçou para tal -, isso foi solicitado, mas não fora possível ser feito, mas que é algo desde muito tempo reivindicado.

 

RELAÇÃO COM OS VEREADORES

Disse que divergências podem existir, pensamentos diferentes existem, mas que na Câmara, ninguém é inimigo de ninguém! Inclusive, neste viés, de harmonia entre eles, voltou a falar do possível aluguel do tomógrafo, e que não será ele, o beneficiado, e sim a população.  Elogiou a parceria com Thiaguinho!

 

RECADOS:

AO SIDERLEI:

“Eu respeito o presidente. Tem muitas coisas que eu vou e falo com ele em relação aos projetos nossos, que estão tramitando nessa Casa (de Leis), e alguns que já foram aprovados, para ajudar a nossa população ‘presidente, volto a falar, o que o senhor precisar, para ajudar a nossa população, respeito o senhor como presidente desta Casa, e estamos juntos para qualquer forma, para brigar pelo nosso município, e pela nossa população! Pode contar com esse vereador, no que o senhor precisar!’”.

À PREFEITA RITA:

“Eu acredito que a prefeita entrou em um buraco! Respeito ela, e volto a falar... se ela for mal, nós vamos mal também! Espinha de lá para cá! Então, têm decisões, que ela têm que tomar, o quanto antes! Já demorou... no meu ponto de vista, já demorou! Mas volto a falar... eu não sou prefeito, ela é a prefeita... ela é a autoridade máxima do município! Decisões que de repente são complexas para ela, mas enquanto ela não se libertar, ela não consegue governar! Então, prefeita, Deus abençoe a senhora, torço pela senhora, sei do seu potencial, e sei que pode fazer muito mais por Telêmaco Borba... quero que faça! E volto a falar... se liberte enquanto é tempo!”.

Finalizando a entrevista, comentou de quando usa o jargão, Barbaridade, que em geral é de autoria do vice-prefeito.

d

Ele também deixou agradecimentos à sua família, a esposa Aline, aos filhos Murilo e Fernanda, aos seus irmãos, e as pessoas que estão o assessorando, a Fernanda Marcela Alves e Guilherme Henrique Ramos. Também, agradeceu à comunidade que o escolheu, levando-se em consideração, elencou ele, ter conseguido “1350 votos, trabalhando no município vizinho. Então, para mim era difícil...as pessoas falavam que eu não morava aqui! Eu morava aqui... eu ia todo dia e voltava, então, eu tenho que agradecer as pessoas que confiaram em mim! O seu voto de confiança!”.

Ele, recordando do pai, Waldi, também, além de enumerá-lo com carinho, e sempre vivo em seu coração, deixou uma carinhosa saudação à Dona Neuza, sua mãe! “Amo Você... Estamos Juntos! Minha mãe é sensacional!”.

--

LEIA TAMBÉM:

RO ENFERMEIRA ABRE DIÁLOGO COM OBEREKANDORodada de entrevistas tem próximo agendamento com Ezequiel Betim

EZEQUIEL BETIM É MAIS UM VEREADOR NO OBEREKANDO: Ele é a terceira entrevista. Todos os demais, foram convidados!

LEGISLATIVO: COM BRAÇUDINHO, A TERCEIRA CONVERSA. Entrevista com Elis, já está gravada! Todos os demais, estão convidados!

UM DIÁLOGO COM ELIS SALDIVAR, DE TB: A quarta entrevista, e a exposição do mandato

DIGNALDO FOI A QUINTA ENTREVISTA, EM TB: O Oberekando está fazendo uma sessão com o Legislativo

VEREADOR MARQUINHO, NO OBEREKANDO: Ele é o sexto parlamentar ouvido, e líder do Governo na Câmara

FELIPE PEDROSO FOI A SÉTIMA ENTREVISTA: O vereador citou diversos temas, falou de planos e de projetos

PAULINHO DO SINDSERV É A OITAVA ENTREVISTA: Ele comentou de sua chegada ao Legislativo, e a caminhada!

--

RELEMBRE:

RETORNANDO À CÂMARA, O VEREADOR TOTO SOARES: Na eleição anterior, ele foi o campeão de votos, e não conseguiu vaga

--