Renomeação de secretários, histórico de campanha e temas diversos
2024-11-28 às 13:13:57) A entrevista com a prefeita eleita de Telêmaco Borba, Rita Mara de Paula Araújo, gravada ontem, quarta-feira, impossibilitada de ser feita logo após a sua vitória, até mesmo devido a recuperação de sua saúde, teve uma tratativa entre o Oberekando e ela, que seria então, uma espécie de grand finale, ao espaço dado aos eleitos e reeleitos, da Capital do Papel, logo que fossem ouvidos todos os representantes do Legislativo!
Inclusive, cabe ao Oberekando, agradecer aos legisladores, novatos ou que retornam à Casa de Leis, Thiago Talevi Pereira da Silva (Thiago Braçudinho), Rosângela Aparecida de Assis (Ro Enfermeira), Edson Alexandre dos Reis (Edson das Excursões), Marcelo da Silva Correa, e Everton Fernando Soares (Toto), e aos reeleitos, Antonio Siderlei Siqueira (Sid Siqueira), Elisangela Rezende Saldivar, Felipe Pedroso da Silva (Felipinho), Antonio Marco de Almeida (Marquinho), Ezequiel Ligoski Betim, e Hamilton Aparecido Machado (Miltinho), por entender que um dos caminhos para se colocar em prática a essência da palavra democracia, é aceitar ceder entrevista a um meio de comunicação, que se vê, sério e ético, e sem amarras! Lamentar que aos vereadores, o recém-eleito, Edegnaldo Rodrigues de Lima (Edegnaldo), e Anderson Antunes (Japão) - reeleito, ao que tudo indica, o compromisso em ser a voz do povo, um dos preceitos da escolha deles à vereança, pelo que se viu, fica um pouco ofuscado, - sendo o segundo não a primeira vez -, e percebe-se até desdém, visto mensagens meio que constantes, com insucesso, para que retornassem seus assessores, porque seu celular nada de atender- ao pedido de entrevista, feito pelo Oberekando!
Reforce-se aqui, o total agradecimento à atual vice-prefeita, que sempre foi muito solícita a este meio de comunicação, e cremos, ela sempre ter encontrado reciprocidade! Agradecimentos especiais aos assessores diretos, o jornalista André Romanoviski, e também, à Amanda Medeiros! Foi feito, facultativo, convite ao vice-prefeito eleito, o atual vereador Jeferson Abreu, que participasse, em conjunto à ela, da entrevista. Ficou subentendido, e plausível por parte dele, que desse protagonismo à titular! Ele, foi outro que, como vereador, também se negou a dar entrevista a este site, à época! Causa estranhamento, por ser ele, exatamente como o diretor deste Site, um comunicador! Mas, o Oberekando está aberto, e com alegria!
Aos três aqui citados, com seus NÃOS cabe lembrar que são pessoas públicas! Outro ponto, que se faz necessário ser colocado, é que este jornalista já foi vítima de ameaças de agressão física por parte de eleitores, que apoiavam um determinado vereador, justamente por não os entrevistar... Mal sabia este cidadão que sim, foi seu vereador que reiteradamente, recusava os espaços, GRATUITOS SEMPRE, que o Oberekando disponibilizava!
Antes que alguém, maldosamente faça pré-julgamentos, é importante citar que, uma vez por ano, o Oberekando tem seu Caderno Especial de Natal, antes que se alegue que, por uma quantia (ínfima, mas importante ao Site), este jornalista negocia entrevista! Os convido sim, a terem suas mensagens!
No que se virá a seguir, será exposta a conversa, em perguntas e respostas. Por obviedade, as respostas estarão resumidas, literais, e topicalizadas, e a íntegra, você assiste no vídeo abaixo! Salientamos que o Oberekando fará, a critério deste jornalista, a partir desta entrevista, sempre, em matérias além de 15 minutos, três cortes, que serão separadamente publicados! A assessoria da entrevista, foi, em sinal de respeito deste jornalista a ela, previamente comunicada, desta inovação, muito sempre solicitada, ao Oberekando!
1) Como a senhora recebeu o resultado de ser a primeira prefeita eleita (e importante pontuação não feita na entrevista, E NASCIDA EM TB) de Telêmaco Borba?
R.: “Com meus dois pés, muito bem plantados no chão. Eu tenho isso comigo... não me deslumbro pelas situações, até porque eu não serei... eu estarei! Tudo isso é muito passageiro! De forma muito tranquila e serena, nós tínhamos os resultados. Nós tínhamos pesquisas, reais, verdadeiras. Não publicamos em momento algum, números manipulados. E dentro daquilo que inclusive, a gente publicou na última semana da campanha, foi aquilo que fechou!”. A campanha foi bastante exaustiva, tanto que logo após, ela teve que se recolher para recuperação da saúde. Na correria, atendeu às demandas, como candidata, para convites de reuniões, sabatinas, e achou deselegante quando em rede social, fora perguntada o que ela já havia feito, e eis a resposta: “Eu trabalhei muito, a minha vida toda, desde que eu me conheço por gente. Entrei na Universidade Estadual de Ponta Grossa fazendo Bioquímica, com 16 anos de idade, eu era a mais nova de minha turma. E já trabalhava durante a universidade, e me formei, e voltei à Telêmaco Borba!”. Ela deixou a farmácia, que era dela, para ir à vida pública, que caminha fazem 20 anos. 12 anos de secretaria municipal e quatro dentro do Gabinete.
2) Como a senhora vê o trabalho da imprensa em Telêmaco Borba?, e uma imprensa, que de fato, saiba respeitar os poderes. Algo sempre citado no Oberekando, a questão de respeitar os poderes!
R.: “Ah, Oberek, é uma situação delicada para se falar, não é?”. Ao perceber de início, um certo sorriso irônico dela, quando começou a responder, perguntei, se de fato, tinha ali, dosagem de ironia! “Sim! Tem uma pitada de ironia sim, porque existem grupos que não entendem o que é uma imprensa imparcial, ética, que serve muitas vezes de um serviço de utilidade pública, de estar atualizando a população, dos fatos, e fatos mesmos! Não fatos criados! Hoje usa-se muito a palavra fake, e a gente sentiu isso de forma muito próxima, este ano! Inverdades sendo vendidas, e a população muitas vezes, de fato, não tem a capacidade de avaliação se tudo aquilo que está chegando é verdadeiro ou não! Eu acho que o sonho de você jornalista, e de qualquer cidadão, de bem, e de valores, é que toda a imprensa fosse, a mais correta possível, né?”. Dar o espaço de forma igualitária, e imparcial, é a esperança que ela citou, que têm, e não, “um veículo de comunicação que tinha lado. Não consigo entender! Então, eu deixo aí para a população, que ela avalie de forma muito tranquila”.
3) Após colocar a ela, a forma com que o Oberekando conviveu, editorialmente, com pleito eleitoral... Esse trabalho do Oberekando, - quando ele se absteve do pleito eleitoral, falando à população, pois eu não preciso de elogio -, foi reconhecido pela candidata Rita? Citou ela, quanto a ser trazido o apresentador Ratinho ao Site, uma certa parcialidade à Thiago Chamorra!
R.: “Eu acredito que sim, na maior parte do tempo! Eu só vi assim, causou uma certa estranheza, por conhecer você, a questão quando veio o comunicador Ratinho, para cá. Eu acho que foi dada uma cobertura especial de uma forma diferenciada, que nenhum evento nosso teve”. Nesse momento, o jornalista que aqui escreve pondera, que se tratou de um dos maiores, senão o maior, comunicador do Brasil, e cadê ter uma imprensa de fato, que valoriza a cidade e visitas ilustres, se tivesse acontecido o absurdo de não reconhecer tão ilustre presença! Por óbvio, sim, o Oberekando, ao falar, de forma meteórica (muitíssimo rápida com Ratinho, mas atendido com carinho e respeito), se viu na obrigação de agradecer, sim, ao então candidato Thiago Chamorra, por possibilitar este acesso. Seria da mesma forma, se personalidade idêntica viesse a pedido também, da entrevistada em questão! “A cobertura a ele é uma coisa, mas eu vi você fazendo uma grande deferência a um dos candidatos, que estava lá!”. Ressaltado à prefeita eleita, que inclusive, futuramente, pode haver grande, ou grandes investimentos pelo apresentador, em Telêmaco Borba (que extra, aqui colocado, cita aqui o Oberekando, que em publicação nacional, chegou a citar Telêmaco como um potencial para investimentos): “Fico muito feliz! Muito feliz, porque eu sou por Telêmaco Borba! Só por este fato..., porque você foi de uma imparcialidade invejável! Dai eu até falei... Nossa!!!, mas agora eu entendi!”.
4) Dr. Eros, prefeito por duas vezes, a senhora também, primeira-dama por duas vezes, eu imagino a alegria do Dr. Eros, que inclusive, será secretário de Educação!
R.: “Então, a nossa história é vinculada a minha com a dele, e vice-versa. O Eros faz a brincadeira que naquele sobradinho que nós moramos tantos anos, construído pelo meu pai e minha mãe, não tem pouca coisa...têm ali, cinco mandatos! Dois mandatos dele como prefeito, dois de vice (meus), e agora, eu como prefeita! Não existe um caso igual em Telêmaco Borba! Isso nos orgulha, não pelo cargo, não pelo poder, não por nada, mas pelo reconhecimento de um trabalho”. Disse ela que a decisão, de em 2004, fechar a empresa e ir para a vida pública, rendeu frutos, no que concerne ao reconhecimento! Eros foi o primeiro prefeito reeleito depois de Carlos Hugo Wolff Von Graffen. Telêmaco teve apenas três casos assim: Além de Carlos Hugo, também Eros e Márcio. Da escolha dele para a Educação, justificou: “Precisava de um gestor, uma pessoa de fora, que tivesse uma gestão externa, e que também carregasse uma experiência de gestão, e nada melhor que um ex-prefeito que administrou todas as secretarias por oito anos, e teve a Educação, como a menina dos olhos!”. Citou ela diversas ações dele, na área, enquanto no Executivo, como implantação de uniforme escolar, IFPR, UEPG, e manutenção e ampliação das mesmas!
O MOMENTO FOI TAMBÉM DO OBEREKANDO, citar uma resposta dada por uma servidora, chefe de sessão, da Secretaria de Educação, quanto à denúncia, ou reclamação que ela rebateu, quando fora falado em rede social, que estava se faltando merenda escolar, nas escolas, ou reclamando da qualidade da mesma, e reafirmado, pelo Oberekando (No momento desta entrevista), de que a merenda é de grande qualidade. No entanto, também foi pedido à agora eleita prefeita, encarecidamente, que caia a determinação, de que professores não possam se alimentar da mesma merenda, o que, para este jornalista, que limpou salas de aulas com sua mãe, ainda na infância, é algo incabível! Esclareça-se, que neste sentido, de possibilitar sim, que professores também possam usufruir da merenda, ela acenou positivamente, que olhará com carinho! “Mas, isso faz parte de todas as notícias naquele leque, de inverdades que aconteceram! Foram propagadas notícias de todas as áreas, de todas as dimensões, inclusive ofensas de ordem familiar, ofensas de ordem administrativas. Acho que nem cabe explicar à população! A população que tenha seu filho, seja num Centro de Educação Infantil, seja numa escola fundamental, ela sabe da qualidade da merenda, da qualidade dos kit´s escolares. A pessoa sabe porque ela vivencia tudo isso! Não dá nem pra entrar nessas mentiras, nessas propagações, mais uma vez, dessas fakenews. Não tem o que fazer... acho que quando a pessoa não tem trabalho para ela fazer, ela vai buscar, notícias falsas!”.
5) Mulher vota em Mulher? De forma resumida aqui colocada, fora exemplificado o caso de Imbaú, aonde das nove cadeiras, seis foram conquistadas por mulheres, em Imbaú, no Legislativo, além, claro, da reeleição da prefeita Dayane Sovinski. Existe a possibilidade de, na eleição estadual, vir Cristina Graeml para a disputa, ou do governo, ou do senado! Sabe-se da lealdade recíproca de Rita, ao deputado Alexandre Curi, que inclusive assume a presidência da Assembleia Legislativa! Mulher, vota em mulher?
R.: “Que eu entenda que mulher vota em mulher, com certeza, senão eu não estaria eleita! Eu acredito que a grande maioria da minha votação foi de voto feminino. Com relação à câmara de vereadores, já tínhamos a vereadora Elis Saldivar, e agora temos a vereadora Rosângela. Aí é uma questão de forma muito pessoal, e de que forma a pessoa, candidato ou candidata, foi fazer a sua campanha!”. Entendeu ela lá atrás, que seria maior o número de mulheres eleitas. “Até ontem, eu fiz uma fala num grupo fechado da Administração, que eu tinha uma expectativa maior, inclusive, de mulheres tomando de verdade, a campanha da majoritária... eu vi algumas!”. Analisou que, se a proporcional pensar que não precisa da majoritária, ela tropeçará no meio do caminho! Enfatizou que deixou a agenda aberta e que, vê que neste sentido, se ficou muito além do esperado... “que fique a lição!”, quando teve Telêmaco, um momento muito peculiar para o protagonismo das mulheres, para mais cadeiras! Ela respondeu, posteriormente, quanto a candidata Cristina “que teve um desempenho fantástico! Tem uma coisa dentro de mim que eu carrego muito forte, mais muito forte... lealdade é inegociável!”. Isso antecedeu ao dito convictamente, em relação ao apoio, incondicional à Alexandre Curi, seja ao governo do Estado, ou a qualquer cargo que ele venha a exercer: “Eu tenho uma coisa dentro de mim, que é a lealdade. Pra mim a pessoa do deputado Alexandre Curi é o primeiro e maior político a qual eu trato todos os assuntos políticos! Quando foi aventado meu nome no grupo, depois do meu marido, a primeira pessoa a quem eu fui conversar se chama Alexandre Curi”, que inclusive, tem a honraria de seu nome, emprestado à primeira turma de guardas municipais, formada em Telêmaco Borba.
6) Deixar claro que todos os secretários que estão sendo reconduzidos aos cargos, todos, graças à Deus, tenho (Eu, Edivaldo Oberek) um carinho enorme, tenho um respeito enorme, e os parabenizo pela recondução..., mas, o fato da recondução, sendo que nós temos quadros na cidade de Telêmaco Borba, de repente, é pela lealdade na campanha?
R.: “Se você recordar as minhas falas, sejam nas plenárias que aconteceram, e aconteceram várias, e eu fui a todas... a todas! Fosse no próprio debate, fosse nas falas que eu fazia aí, eu nunca falei que eu não iria contemplar o grupo que eu estava! Gratidão e respeito é algo que eu carrego na minha vida, e que eu passei para os meus filhos. Eu faço parte de um grupo... eu faço parte do grupo do Dr. Márcio Artur de Matos, meu prefeito em exercício, e claro que as pastas que foram bem conduzidas, elas continuarão sim!”.
Time que está ganhando, não se mexe?... perguntou o Oberekando: “Em momento algum eu vendi ilusões de que farei mudanças radicais, farei isso! Inclusive minha última fala quando eu encerrei o debate, foi: “Não entendo o porque de uma administração, tão bem avaliada pela população, precisar de mudanças”. São muitos projetos em andamento, como a arena multiuso (antiga concha acústica) com paredes sendo levantadas, e em 06/01, o início da revitalização da Avenida Horácio Klabin! “A interrupção as vezes é prejudicial, ainda mais se vier um candidato de oposição, ainda mais se vier um candidato eleito de oposição, e com uma vaidade maior do que a questão administrativa. É capaz de não dar continuidade a um projeto para falar ‘não vou valorizar o que o outro fez’”. Disse também, sim, que existem secretários novos, como Dr. Eros, Naio (Reginaldo Castro – SMCER), Elyson Gomes (Cultura). “Dr. Márcio... veja, quem imaginaria! Como é que eu não vou colocar o meu prefeito próximo? Foi ele que colocou Telêmaco Borba num patamar de segurança nunca visto, em TB”.
7) Após uma colocação alongada do descaso que está a encosta do arroio Limeira, desde os fundos da Assembleia de Deus até a altura do conhecido beco do Lalinho (com licença dos familiares dele para assim citar), e perguntado a ela, se acontecerá uma revitalização daquela área, contenção de assoreamento e uma nova cara, visto que aquelas imediações receberão uma das mais esperadas obras, que será a tão aguardada trincheira. Agradecimentos foram expressados, pelo site, à empresa Klabin, e ao Governo do Estado, além de claro, à Prefeitura, pela Iniciativa! Importante pontuar que a casa em que este jornalista nasceu, fica à cerca de 200 metros de onde acontecerão as obras.
R.: “Primeiro que é uma intervenção bastante grande. Com certeza existem parcerias Klabin, Município e Governo do Estado. A parte técnica acho que seria melhor você conversar com nosso secretário de Planejamento e de Obras, que entrarão nessas questões técnicas com você (CLARO QUE NÃO ATENDEM QUANDO EU LIGO). Os apêndices que têm nesse entorno, têm que ser tratados, e serão tratados sim, mas eu não quero te noticiar algo, que eu não tenha certeza ainda!”.
8) As meninas, as mulheres de Telêmaco Borba, como serão vistas pela prefeita Rita?
R.: Serão vistas com muito carinho, sempre com muito respeito, com políticas públicas que atendam às suas demandas! Falei muito em campanha das políticas de proteção às mulheres vítimas de violência”. Salientou que não acha normal uma pessoa que não cuida de sua família, dizer que quer cuidar do município. “Tudo aquilo que for violação de direito, seja na questão do idoso, da criança, da mulher, da família atípica, hoje temos uma situação bastante recorrente, e um prognóstico bastante assustador (em relação ao aumento de novos casos que surgem), que são as crianças com aspectro autista – crianças, adolescentes, adultos – famílias cansadas, famílias estressadas, profissionais também que trabalham nestas áreas, seja na Educação, Assistência e Saúde, também da mesma forma. Então, temos projetos para cuidar da população... do ser-humano!”
9) Dois anos de mandato e se lança candidata a deputada estadual (ou federal), ou quatro anos de mandato?
R.: “Quatro anos de mandato! Eu sai candidata à prefeita, e prefeita estarei por quatro anos!”. Esta pergunta fora feita após o quinto questionamento, mas acabou aqui sendo exposta!
Diversos temas de forma mais abreviados, foram colocados, como no cenário nacional, felizmente, a desaprovação da proibição de algo, que culturalmente vem a tempo, que é o uso e exposição de símbolos religiosos em Instituições e escolas, a exemplo do Cristo na Cruz, e em São Paulo, das Escolas Cívicos Militares... e como se primeiro, lançam cortinas de fumaça, causam stress desnecessários, enquanto que temas outros, ficam à mercê. Rita se mostrou feliz quanto a símbolos que reforçam a fé! Por óbvio, as decisões são de cunho nacional, e se acatadas, caberia à uma simples Telêmaco, ‘simplesmente’, e caladamente, as cumprir! Ela fez um agradecimento especial como mensagem de encerramento da entrevista, à toda a população, e que hoje é eleita e será a prefeita de todos os Tborbenses, e que quer deixar um tijolinho assentado na história do município, de forma a trazer orgulho aos seus netos, pela contribuição que continuará dando. Alegrou-se em que, na Galeria dos Prefeitos da cidade, agora entrará, uma Mulher! A primeira mulher, candidata, e eleita, e genuinamente Tborbense!
Finalizou o diálogo, a pergunta se Telêmaco terá uma festa de aniversário, com menos dias, e ela afirmou, que, certamente um a menos, e que serão festividades mais enxutas, mas, com a mesma beleza e intensidade das anteriores. Medida, até para contenção de gastos! Isso não só na festa, mas na administração pública, um ano mais austero, “pois eu tenho muito respeito às coisas públicas, e então os passos serão dados exatamente no tamanho de nossa perna!”.
--
LEIA TAMBÉM:
EDSON DAS EXCURSÕES É NOVO VEREADOR EM TB. Ele foi servidor da Saúde municipal
MARQUINHO É MAIS UMA ENTREVISTA ESPECIAL. Ele chegou a se terceiro mandato
MILTINHO CONTINUA JORNADA DE 2012. Atual presidente da Câmara vai à 4ª Legislatura
FELIPE PEDROSO FOI RECONDUZIDO NA CÂMARA. O também advogado falou de suas frentes de trabalho
RO ENFERMEIRA E SUA ELEIÇÃO, NA TERCEIRA TENTATIVA. Hoje coordenadora do Upa, comporá com Elis a bancada feminina
REELEITO, SID SIQUEIRA FALA AO OBEREKANDO. O vereador, residente no Socomim desde sempre, sua humildade e importante trabalho
A PREFEITA DAYANE SOVINSKI, REELEITA, E IMBAÚ. Ela teve um importante bate-papo com o Oberekando
--