ONLINE
15




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


RETORNANDO À CÂMARA, O VEREADOR TOTO SOARES
RETORNANDO À CÂMARA, O VEREADOR TOTO SOARES

Na eleição anterior, ele foi o campeão de votos, e não conseguiu vaga

D

2024-11-07 às 09:54:42) Na etapa de entrevistas com os vereadores, eleitos e reeleitos de Telêmaco, a vez é de Everton Fernando Soares, o Toto. Após ter sido recordista de votos no pleito de 2020, mas não conseguir reeleição, não tendo assento na Câmara, a questão de coeficiente eleitoral, é inclusive, um dos assuntos com ele tratado. Ele nasceu em 27/10/1975.

A entrevista foi iniciada com o Oberekando reprisando a ele, o momento que o Dr. Waldi Moreira Soares, (In Memorian), seu pai, fala dele em bate-papo feito no passado, pelo Site, algo que o levou a lagrimejar! “Primeiramente quero agradecer à Deus por esta oportunidade, agradecer à Deus por me dar a oportunidade de estar retornando à Câmara de vereadores. Agradecer à Deus, e agradecer a minha família também. Nos momentos mais difíceis sempre esteve comigo! Meu pai, para mim, sem comentários! Meu alicerce, acho que aonde eu entrei no meio político. Não é fácil aonde a gente está hoje, a questão de vereador, ou qualquer cargo público, porque hoje a política perdeu a credibilidade. Agradeço a você, agradeço meu querido pai, que está ali na frente (foto dele, com Dr. Waldir Filho, em quadro na parede, em frente de onde se fez a gravação).

D

Estamos hoje na sala dele, aonde meu irmão trabalha aqui”. A conversa com Toto e o vídeo mostrado, foi justamente aonde hoje a família é representada na área do Direito, com Dr. Waldi Soares Filho. Um detalhe interessante, foi que todos os filhos de Waldi, tem a mesma formação do Pai, seja o entrevistado, Waldi Filho, Cleverton (Fofo) e a caçula, Dra. Lais, são formados em Direito.

 

A ELEIÇÃO

“Só tenho que agradecer as pessoas que confiaram em mim. Foram 1390 votos, com a responsabilidade de 80 mil. Pra mim é um orgulho, estar voltando à Câmara de vereadores. Tinha outros objetivos, mas não vem ao caso entrar no mérito, mas graças à Deus estou voltando. Quatro anos praticamente, trabalhando no município de Tibagi, indo e vindo todos os dias. Quero agradecer as pessoas que me deram a oportunidade de entrar em suas casas, para pedir o seu voto, que hoje você sabe, é muito difícil. Entrar na casa de uma família para pedir voto, do jeito que a gente está hoje, com a credibilidade zero do político, (poder entrar) pra mim é um orgulho. Agradeço às pessoas que estiveram comigo, as pessoas que caminharam comigo, o meu irmão Fofo, que era um cara que sempre estava ao meu lado.

 

Sempre, juntos, nós fazemos a nossa caminhada, buscando os objetivos, indo atrás dos eleitores, mas graças à Deus foi satisfatório estar voltando. Volto a falar: em 2020 eu sai pela porta da frente`, e em 2024, eu estou entrando pela porta da frente!”

 

COLIGAÇÃO E COEFICIENTE ELEITORAL

Como se sabe, por exemplo, ou até pouca gente sabe, na eleição de 2018, para a Câmara dos Deputados, apenas 27 dos que ocupavam seus assentos, lá estavam por seus votos próprios, dos 513 eleitos! Na eleição de 2020, o entrevistado foi o campeão de votos para o Legislativo de Telêmaco, 1.085, representando 2,96% do total, mas não conseguiu sua cadeira! Neste sentido, foi perguntado a ele, o que acha, da questão da legenda, coeficiente eleitoral e coligações. Antes, relembrou duas situações vividas por ele, em 2020: “Uma que eu estava num grupo de seis candidatos, de possíveis vinte... Seis, e eu sabia que a minha possibilidade era pequena! Mas, na volta do relógio, que a gente fala que é o coeficiente eleitoral, o coeficiente partidário, eu sabia que existia a possibilidade. Como de fato, se você for ver a volta do relógio, eu fui a 14ª”. Explicou que faltaram 73 votos, e teve uma outra situação, que a população até não sabe que aconteceu: “A outra situação foi uma candidata analfabeta, em 2020, que nos veio a prejudicar! Se não fosse esta candidata analfabeta, nós estaríamos eleito!”. Na época ele entrou na justiça, recorreu, mas vendo que perdeu no “tapetão”, resolveu não ir a mais instância, além de Curitiba. Viu que era melhor viver seu ciclo em Tibagi, aonde estava na Agência do Trabalhador, local que ainda por enquanto, atua.

COEFICIENTE: Neste sentido, vê que tem que mudar, ainda, e acha que tem que prevalecer, a vontade do povo! “Não é a vontade do povo! Se você foi eleito, são 13 vagas, e você é eleito para isso, acho que tem que ser a vontade do povo”. Lembrou ele: “Hoje nós temos vereadores ai, que estão entre o 13º, não estão eleitos! Se você pegar entre os treze nossos aqui, eu acredito que são sete ou oito, que foram eleitos (por próprios votos). Ele explicou o processo de coeficiente! Quanto a mudanças... sem muitas esperanças, pois “lá em Brasília, os deputados não têm interesse, porque nós, somos as formiguinhas deles!”. Ainda disse: “Que têm que serem feitas mudanças, têm, mas se vai haver... eu acho difícil”.

 

AGÊNCIA DO TRABALHADOR

Perguntado como encara ver tantas pessoas gratas pela atenção dele dispensada quando aqui na Agência do Trabalhador de Telêmaco, disse ser satisfatório. “Eu entrei na Agência em 1997, e hoje eu estou na Agência ainda, em 2024, acabei de chegar, de Tibagi!”.

 

LEGISLATURAS, A ANTERIOR E ESTA!

“Os meus companheiros anteriores, não tenho o que falar deles! Acho que são homens e mulheres que pensavam no bem comum, e acho que hoje também. Aumentou, são duas mulheres, que estão representando o município, e eu acho que temos que pensar no bem comum!”. Voltou a frisar o que falava na tribuna na legislatura que participou: “A caneta é do prefeito, mas quem põe a tinta, são os vereadores”.

 

SIM SIM, NÃO NÃO!

Uma das características, herdadas do seu pai, é a sinceridade do sim sim, ou não não, e sem enrolar, ou usar de engodo! “O meu não, é doído! Tem horas que eu me policio para mim falar este não pra você, e tem certas coisas que eu não consigo, não está ao meu alcance. Mas eu acredito que estou moldando isso dentro de mim. Não é fácil, mas eu procuro olhar no teu olho, e ser sincero, e ser verdadeiro”. Vê ele, que as coisas estão mais amenizadas, melhores, e que por exemplo, a questão do jeitinho, acabou.

 

DR. MÁRCIO

“Eu acredito que tiveram muitas coisas que o prefeito fez, que foram louváveis. Têm muitas coisas hoje, que terão que ser corrigidas. Mas eu acredito que agora, cabe a nova prefeita - Parabéns à Rita! – Parabéns ao meu candidato à prefeito, que foi o Élio Cezar, o Fubá, por 9.011 votos, que eu acredito que foi uma campanha justa, limpa, humilde, com pé no chão, sem recursos financeiros! Parabéns!” Parabenizou também o candidato à vice-prefeito, o professor Neri Mangoni, bem como os quase 50 candidatos à vereador, que muito ajudaram. Citando que em relação ao Dr. Márcio, em muitas coisas evoluiu o município, “então, não vou... eu sou filho desta terra, eu amo essa terra! Teve coisas que foram essenciais ao município. Teve coisas que ele errou? Não vamos entrar no mérito! Mas terão muitas coisas que terão que ser corrigidas agora, com a nova prefeita”. Uma dessas, apontadas, são na área viária, e vê que algumas eram precisas, mas têm situações que travaram o nosso trânsito!”.

 

DONA RITA

“Eu acredito que Dona Rita tem potencial para administrar nosso município. Que ela faça o melhor para nossa terra, para todos os telemaco-borbenses. Que vejam, a necessidade da população, a necessidade da Saúde, a necessidade da Educação, a necessidade do trabalho, em todas as áreas. Que nós possamos trabalhar em conjunto e em harmonia, porque nós estamos ali para representar a nossa população. Então, parabéns a ela, porque hoje, ela é a nossa prefeita, e nós temos que respeitá-la e caminhar da melhor forma possível, pensando no bem de nosso município de Telêmaco Borba, e eu, quero que meu município cresça muito mais do que já cresceu!”.  

 

RELAÇÃO COM A KLABIN, E EMPREGOS!

“Eu acredito que o nosso município, e a própria Klabin, têm que se sentarem, e rever! Rever que eu digo é que hoje podemos gerar muito mais empregos, porque hoje a população tem emprego, mas hoje a gente vive muito em questão de paradas e este tipo de coisa, e acho que temos que aumentar este leque. Ver a possibilidade de alguma outra empresa se instalar no município. Em vez da gente mandar lá pra São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, que fosse instalada aqui! Que tivesse uma nova geração de empregos aqui em nosso município. Acredito que a Klabin tem este potencial, e hoje é uma das maiores empregadoras de nosso município. Klabin, Braspine – a Braspine tem 1.300 funcionários. A Kemira!”

 

A FAMÍLIA

Casado com Aline, há 27 anos, ele fez também agradecimentos a família pelo apoio. Ele tem uma filha, Fernanda, que é psicóloga, professora e fotógrafa, e que inclusive, fez a assessoria de comunicação para ele, na campanha. Também, tem seu filho, Murilo, que estuda Medicina, cursando em Buenos Aires. Além de sua filha, ele agradeceu a sua equipe de campanha. Estendeu agradecimentos novamente, ao Fofo, que nos finais de semana, quando ele tinha tempo vago, com ele, fazia visitas às casas dos eleitores! Neste sentido, um agradecimento especial, aos companheiros, candidatos a vereador, aos quais deixa, a Casa de Leis, à disposição deles, em solicitações, reivindicações!

 

MENÇÃO ESPECIAL À DONA NEUSA

Ele fez menção especial também, à mãe dele, Dona Neusa: “Minha mãe é meu braço direito, braço esquerdo. Sempre estou com ela lá, no final de semana, sempre a gente está almoçando junto! Mãe, obrigado! Gratidão por tudo. Por tudo que você fez na nossa vida, por tudo que você faz na nossa vida, eu só tenho que agradecer! Minha mãe, Dona Neusa Rosa Púpio, meu pai, Waldi Moreira Soares, que morreu no dia 10 de junho do ano passado, que para mim, foi uma pessoa, que foi meu espelho, aonde eu, entrei na política. Respiro política e gosto da política, mas quero aqui agradecer, a minha querida velhinha... mãe, te amo. Beijo! Estamos juntos! Se precisar, vamos estar à disposição de você sempre!”.

Na mensagem final, agradecimentos foram novamente reforçados, à família, a equipe de campanha, aos telemaco-borbenses, especialmente, que o reconduziu à Câmara. Não esqueceu, do prefeito Artur Butina, de Tibagi, por lhe estender as mãos, possibilitando que ele estivesse na Agência do Trabalhador daquela cidade. Também à sua equipe tibagiana, ao secretário municipal Adriano Sleutjes, e ao povo de Tibagi, que o acolheu.

--

LEIA TAMBÉM:

O RADIALISTA MARCELO CORREA, AGORA VEREADOR. Ele comentou sua trajetória, desde sorveteiro. Ele não usou fundo partidário!

MARQUINHO É MAIS UMA ENTREVISTA ESPECIAL. Ele chegou a se terceiro mandato

EZEQUIEL BETIM É MAIS UMA VEZ VEREADOR. Ex-presidente que foi da Casa de Leis, é sua quarta legislatura

DONA DO TÍTULO DE MAIS VOTADA, ELIS SALDIVAR, DE TB: Ela tem seu terceiro mandato, e diz de sua plataforma

MILTINHO CONTINUA JORNADA DE 2012Atual presidente da Câmara vai à 4ª Legislatura