ONLINE
17




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


RO ENFERMEIRA E SUA ELEIÇÃO, NA TERCEIRA TENTAVIVA
RO ENFERMEIRA E SUA ELEIÇÃO, NA TERCEIRA TENTAVIVA

Hoje coordenadora do Upa, comporá com Elis a bancada feminina

s

2024-10-17 às 10:58:34) A enfermeira Rô, Rosangela Aparecida de Assis (47), foi a segunda entrevistada entre os parlamentares vitoriosos, na bancada que formará a gestão que se inicia em 2025, da Câmara Municipal de Telêmaco Borba. Atualmente ela é a coordenadora da Unidade de Pronto Atendimento, a UPA.

“Já é minha terceira vez... esta é a terceira vez que eu saio candidata. A primeira vez eu fiquei com 366 votos, e foi uma experiência pra mim, porque eu digo que tudo na vida é um aprendizado. Eu nunca tinha me envolvido com política em momento algum de minha vida, e quando me fizeram o convite eu falei ‘nossa’... isso a primeira vez! A segunda vez, eu vou falar bem a verdade pra você... eu já estava um pouquinho mais apreensiva”, e foram 424 votos. Agradeceu, e continuou seu trabalho, e aceitou o convite e foi, como hoje continua, à coordenar a Upa (Unidade de Pronto Atendimento), e lá, enfrentou o período de pandemia, “que não foi fácil para ninguém. Deste pleito, em que veio a vitória, foram 688 votos, e ela pertence ao PSD.

Da campanha, disse que aonde foi, fora muito bem recebida. “Fui em casa de pessoas que não me conheciam, mas queriam me conhecer. Eu falo que campanha não se faz em 45 dias, e muito menos em dois meses, três meses”, no sentido de ser uma construção de trabalho em prol da população, no respectivo ofício.

 

PRINCIPAIS PROJETOS

Como uma líder que é na área de saúde, foi muito sincera quando respondeu quais são seus principais projetos como vereadora, que será a partir de 1º de janeiro de 2025: “Vou falar bem a verdade para você! A Rô Enfermeira... eu tenho muita coisa guardadinha dentro de mim! Eu penso e sempre digo, que eu quero entrar, eu quero ver e conhecer como que é. Eu nunca fui vereadora, e é a primeira vez! Hoje como gestora, de certa forma e é, sou de uma função executiva, e no Legislativo, há suas incumbências, e a necessidade de se saber o que apresentar, de ver a legalidade, e assim como teve suas formações acadêmicas, de Gestão e Saúde, em 2010; e depois em Serviço Social, vê que se vai aprendendo e catando ali, como fazer as coisas, e assim comparou sua chegada e como será sua atuação na vereança. Outro fato, na fala dela, é que é formada na área em que hoje atua.

 

FALANDO UM POUCO DA ÁREA QUE ELA BEM ENTENDE: SAÚDE

Foi comentado com ela pelo Oberekando, que assim como a Educação e Obras, a Secretaria da Saúde é uma área aonde todo dinheiro pode vir, e ser aplicado, mas sempre haverá reclamação, e em qualquer município. Na Upa em específico, “trata-se de uma área de Urgência e Emergência. Duas palavrinhas que são diferentes, sendo a emergência, agora, e que eu não posso esperar, e a urgência, que eu ainda posso esperar, e tem os casos eletivos, que não são para ir pra Upa”. Como vereadora eleita, respondendo se vai ajudar a população melhor entender este tipo de situação, falou que sim: “Medidas preventivas e medidas curativas! Eu preciso prevenir para não precisar de uma medida emergencial. Claro, as emergências vão acontecer, como acidente, assalto, tiro, briga, uma queda de alto nível, isso são emergências! Um acidente de trabalho com perda de membro. Isso é emergência! Agora, uma gripe de 15, 20 dias, é algo que não cabe para Upa. Ela trabalha desde os 19 anos na Enfermagem, e sempre aconselha as pessoas, da necessidade de se fazer uma caminhada. A quem é hipertenso e diabético, dialoga sobre a procura por regular-se, e disse que somos o que a gente se alimenta, no sentido de recomendar uma dieta balanceada, e que é necessário se cuidar.

 

RELAÇÃO COM A PREFEITA ELEITA E COM O ATUAL PREFEITO

“Uma relação espetacular! Sou super fã da Rita. Estive com ela, e vou continuar com ela”. Quanto ao atual prefeito: “Dr. Márcio é esplêndido! Quando eu falo, abro este sorrisão aqui! Nós fomos colegas de trabalho, trabalhamos juntos! Fizemos plantões. Amanhecemos juntos ali, no Sus velho”.

Respondendo como definiria os oito anos de Dr. Márcio à frente do Executivo: “Telêmaco Borba cresceu bastante! Cresceu em habitantes, cresceu em várias melhorias, muitas melhorias. Eu não estou dizendo que não precisa... precisa sim, caminhar... a gente sempre caminha para melhorar. A tua vida, o teu espaço, a tua casa, você não quer sempre melhorar? Assim eu quero para Telêmaco Borba!”

Lembrou das origens, aonde a mãe dela, era professora na Mandaçaia, e o pai, pintor na Moradia, no mesmo acampamento de Klabin. Tratou-se do casal Rose Maria de Assis e Jair Xavier de Assis, que já está com Deus. A entrevistada veio da Campina dos Pupos para Mandaçaia e seus pais já vieram para este local, com tais profissões. “Sou nascida e criada, nas terras da Klabin”.

A KLABIN: Já que a fábrica fora citada, disse ela, a pedido do Site, sobre sua relação com a Klabin: “Eu acho que a Klabin é uma parceirona! A Klabin é uma parceira, e acho que, de repente, se a gente tiver mais conversa, a Klabin vai continuar sendo de grande valia, porque eu creio na Klabin, no que a gente precisa... já fui em reuniões lá dentro, como coordenadora, levando a quantidade de atendimentos, falando das estatísticas”. Ela vê que essa parceria, em tendo a já abertura, terá continuidade.

 

ELA, E O TRABALHO COM AS MULHERES

Disse do trabalho, no que se voltará a mulher, “algo tão falado, comentado e explicado! Hoje o feminicídio, e a gente vê tantas mulheres sendo mortas! Meu Deus do céu, o que é isso? E nós, mulheres, somos o transporte para a terra. Não existe outro transporte de trazer o ser-humano para a terra! Eu vou estar à disposição de todos os conselhos, da OAB. Se tiver que conversar, eu vou estar à disposição, sempre!”.

Ela vê que o cargo a qual foi eleita, para ajudar à população, mas no coletivo. “Não só eu, mas acho todos os colegas, colocam seu nome para tal cargo, querendo sim, obter algo de melhor, ao coletivo”. Outro fato dito, pelo Oberekando, é que hoje, devido também ao cumprimento de Responsabilidade Fiscal e outros avanços, melhorou a questão do achaque mais presente no passado, de eleitores aos vereadores, que por vezes, eram até quase que extorquidos, ou chantageados, em troca de favores pessoais.

 

EXPECTATIVA DA CONVICÊNCIA COM OS DEMAIS VEREADORES

“Eu já conheço os reeleitos, e vai ser uma alegria, conviver ali com eles. Eu creio que vamos ter uma boa convivência. A Elis, uma mulher espetacular! Penso também que vamos formar um belo par nesse trabalho. Eu acho que vai ser bem legal”. Outro fato, assim como acontece hoje com os vereadores Felipe Pedroso e Antônio Flenik, que ambos são do mesmo bairro, nas proximidades da Vila Esperança/Jardim Cristina, é o que se deu entre a entrevistada e o novo vereador, Thiago Tallevi - Braçudinho -, que são da Área 6, e circunvizinhança, e ganha com isso, aquela população.

d  d

A entrevista foi encerrada com Ro, agradecendo a todos os seus eleitores, que lhe deram essa oportunidade, e a toda Telêmaco Borba, da qual será representante. Enquanto se dirigia para fotos que ilustram essa matéria, ela era parada por amigas, que efusivamente, a parabenizavam pela vitória no pleito!

--

LEIA TAMBÉM:

REELEITO, SID SIQUEIRA FALA AO OBEREKANDOO vereador, residente no Socomim desde sempre, sua humildade e importante trabalho

A PREFEITA DAYANE SOVINSKI, REELEITA, E IMBAÚEla teve um importante bate-papo com o Oberekando