O vereador, residente no Socomim desde sempre, sua humildade e importante trabalho
2024-10-09 às 20:41:12) O Oberekando entrevistou na manhã de ontem, o vereador Antonio Siderlei Siqueira, mais conhecido como Sid Siqueira. Ele foi reeleito para a próxima legislatura, e atualmente, tem a função de líder do prefeito Márcio, na Câmara Municipal.
Ao iniciar o diálogo, comentando também do trabalho dos assessores, disse: “De fato, bem assessorado. O Roberto e a Rosana trabalharam bastante. Batalhamos quatro anos, dentro daquilo que tem que ser certo, e também, falávamos com os amigos! Nós tínhamos um grupo bom de pessoas, que eram uma grande engrenagem, e a engrenagem, quanto maior, menos força faz, e dentes bons, né? Só gente boa! E uma coisa que eu brincava com os amigos meus ai: me dá seu currículo ai. Eu quero ver se você é gente boa! Se você for gente boa, você pode votar em mim! Ai uns falavam... uai, Sid, desse jeito? Ai eu explicava que eu tenho certeza que quem vota em mim é gente boa. Gente séria e que gosta das coisas certas, porque eu prezo e vou brigar pelas coisas certas. Jamais quem gosta do errado vai votar em mim, porque ele sabe que eu não vou brigar por ele. Então eu tenho certeza, que meus votos, 648... 647 porque um foi meu, eu digo que são gente boa, e gente que pensa no melhor para o nosso município”.
“quero agradecer estas pessoas que confiaram em mim. Eu falo que a reeleição é um pouco mais difícil, porque ai você tem a medida do seu trabalho. A busca de medir o que você fez de certo, o que você fez de errado, mas agradeço de coração e falo pra vocês que não vou decepcioná-los de maneira nenhuma, porque eu vou estar lá para fazer aquilo que é certo pelo nosso povo”.
Falou ele que sua esposa Jo, postou algo que ele achou bem certo, “que eu, se alguém quiser me seguir, que eu jamais vou fazer algo que agrade aquele que está comigo, mas sim, as coisas certas”.
Com o vereador, o Oberekando citou a forma deste jornalista, de antes de postar situações que sejam reivindicações ou reclamações da comunidade, nas páginas do Site, ou no Facebook pessoal de Edivaldo Oberek, - este que aqui escreve -, antes, tem por costume, ligar ou mandar mensagem, às autoridades competentes, e com certeza, os pleitos tem maior índice de assertividade e resolução... mas estas, em prol da comunidade e que este jornalista não faz questão alguma de comentar, que foi ele, quem solicitou. Também comunga deste costume, o reeleito, que por vezes, vê esta forma, como promoção pessoal, quando isto parte, de vereadores, “mostrar, postar e daí correr atrás”, sendo parlamentar, mas que ele respeita!
Um elogio, na conversa com Sid, foi feito à Cida Cruz, que abriu seu apoio ao amigo de infância. Ela é uma líder comunitária, e já foi candidata algumas vezes, e também, foi assessora parlamentar em legislatura anterior. Ela é, assim como a Família Cruz, um ponto de referência na cidade, pela alegria, fé em Deus, e amizade que emana. Além de reforçar isto, o vereador também alerta, que outras pessoas e amigos, o ajudaram, e toma o devido cuidado para não cometer injustiça, podendo esquecer de citar os demais. “A Cida é uma pessoa que dedica a vida dela, para ajudar outras pessoas”. Cabe lembrar que ela coordenadora regional da Pastoral da Criança. Se permitem ao jornalista outro dado pessoal, tanto este que aqui escreve, como o entrevistado, são afilhados de Osório Flauzino da Cruz, outro ícone de Telêmaco.
A NOVA LEGISTATURA
Da atual, que se encerra neste 2024, disse que foi e está sendo, muito boa: “Uns companheiros bons! As vezes as pessoas dizem que o cara está lá, e um atrapalhando o outro, e o projeto dele é bom, e não passa.... Não tivemos isso! Pense num mandato, numa legislatura tranquila! Povo trabalhando para aquilo que era certo. Nunca tive problema, muito bom! Sinto pelos companheiros que não conseguiram se reeleger... sinto mesmo! Pessoas boas, pessoas do bem. Pessoas que realmente estavam lá para somar!”.
Da nova safra de vereadores, disse que são pessoas que vem para mudar um pouco a cara da Câmara, “e eu penso que venham com o mesmo intuito, e eu vou voltar para melhorar, e trabalhar pelo povo”. Ele disse que agora, está mais preparado...muito mais preparado! Muitas coisas que você pecava, mas por falta de ter um pouquinho mais de conhecimento da forma que funciona, até mesmo do mundo político: “Agora eu venho mais preparado!”.
LIDER DO GOVERNO NA CÂMARA
Neste sentido, disse: “Eu sofri, bastante, pensando de que não desse continuação, em às vezes o povo não entendendo, iria pensar em alguma mudança, elegendo um dos outros que estavam ali. Não desmerecendo ninguém, alguma coisa que está funcionando bem, dá medo de mexer! Ah, mas não é o mesmo prefeito! Eu acho que foi uma administração muito boa (está sendo) da parte do Dr. Márcio, aonde a Rita também participa!”. Vê, que se ela estava lá, e se manteve pelos dois mandatos, é que ela tem a forma de agir e pensar, a mesma que o Dr. Márcio. Disse que conhecendo, agora ainda melhor, a vice-prefeita, que conquistou nas urnas a prefeitura, e ao contrário do que se escutava dizer, por vezes, “a menos pior, não... ela é a melhor!”.
De possíveis falhas na Administração, disse que é impossível acertar cem por cento, e trata-se de uma engrenagem, que todos os dentes (componentes) precisam estar trabalhando em sintonia, e numa empresa privada, por exemplo, quando isso não acontece, você consegue trocar, mas na prefeitura, tem-se a questão de Lei. “Eu tenho certeza que a Rita veio, para consertar isso ai!”.
AGRADECIMENTOS GERAIS: AOS ELEITORES E AOS FAMILIARES
Primeiramente, após agradecer a Deus, ele agradeceu o grupo de trabalho, “que estavam mais nervosos do que eu”, comentando do momento da divulgação dos resultados. Agradeceu a esposa, Jo, “as vezes aquentando até o mau humor da gente, e sempre companheira”. Às filhas e filho, netos, e também ao genro e nora, bem como às irmãs, cunhados, sobrinhos, e a mãe, Dona Nina. A Antónia, netinha, estava até cantando a musiquinha e fazendo a maior festa pro vô. “Fez, desenhou, até uns santinhos, pra me entregar!”.
A mãe, Nina, ele disse, que ficou até nervosinha, pensando ‘será que vai dar certo?’: “Mãe, eu quero falar pra senhora, que a oração da senhora era muito mais importante até, que a senhora tivesse ido votar, porque a senhora não pode votar porque a senhora não acertou o título”. Ela também esta com idade avançada. Outra confidencia dele, foi o que Jô, a esposa, lhe disse: “Sid, consagra sua campanha à Deus, pois só Ele! E se for pro bem da sua pessoa, e pro bem do povo, você vai voltar... fique tranquilo!”. Falou: “E eu acho que Deus me quer aqui! Pois, com tudo que aconteceu pra trás na minha vida, e se eu fosse um empresário como eu era... antigamente eu não estaria na política, porque eu sendo empresário que eu era, eu jamais conseguiria ser vereador, porque eu tinha muita coisa pra eu correr atrás!”.
Antes de finalizar a entrevista, um recadinho da Momento Feliz: Queijos e Cestas de Café, além da melhor tábua de frios da cidade. A Chácara Siqueira também pode recepcionar seu evento! Confira e faça seu pedido ou agende seu evento, pelo Instagram abaixo citado!
A entrevista foi encerrada, com Siqueira, novamente, agradecendo primeiro à Deus, e aos eleitores, e à toda Telêmaco, pois continuará a ser vereador, de cada um e de todos. Estendeu os agradecimentos, também aos seus familiares.
--
LEIA TAMBÉM:
--