Ela teve um importante bate-papo com o Oberekando
2024-10-11 às 10:00:55) A prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski, reeleita, concedeu ontem, entrevista especial ao Oberekando. Nesta ocasião, a avaliação de sua gestão, a alegria pelo sufrágio nas urnas, e planos. No trabalho que encerra o primeiro mandato, além, claro, de voltado à sua cidade, também, a conquista que beneficiou outros municípios, com a efetivação da divisão do ICMS da Unidade Puma, da Klabin. Também foi citada a viagem para Dubai, usada como ataque em campanha, mas, que na verdade, aprimorou o network da cidade.
“Quero dizer a população que eu estou muito contente com a reeleição, porque eu tenho por convicção, e conforme eu te disse um pouco antes, de nossa conversa aqui, aonde nós não estávamos gravando, que Deus tem uma promessa para esta cidade, e tem uma promessa na minha vida, e que eu sei que eu sou instrumento para Deus realizar a promessa que Deus tem pra Imbaú”.
A REELEIÇÃO
O novo mandato foi concedido por 66,83% dos eleitores, somando 4.730 votos, e ela assim avaliou, respondendo ao Oberekando, se o imbauense está contente pelas realizações no município: “Com certeza! Nós fizemos duas pesquisas registradas, como foi da vez passada, e elas não mentem!”, e disse que tinha certeza da reeleição, pelo trabalho que havia sido feito. “E também, ao longo destes quatro anos, que não se findou, a gente conseguiu mudar um pouco da visão, da cultura de Imbaú, a respeito do voto... do voto consciente, mas eu tinha um pouco de receio, que fosse meio a meio”, e que apesar de estar certa da vitória, não escondeu de que, se não conseguisse a reeleição, isso a entristeceria o coração, pelo montante de trabalho ora ofertado em prol da população. Destaque importante ela deu a equipe que a acompanha: “Quem sou eu na fila do pão, para falar que sou só eu, mas sim toda a equipe... todo o secretariado, porque desde que Imbaú é Imbaú, o vice sempre ficou afastado, e o David (vice-prefeito hoje, e reeleito), trabalhou junto comigo!”.
Uma das críticas que disse que muito recaiu sobre ela, é não estar na Prefeitura, e nem no município, sempre, e disse que lugar de prefeito, “claro que tem que estar na prefeitura, às vezes, mas atrás – primeiro tem que ter projeto – e atrás de deputados, e de secretarias, e em Brasília”, e que sempre olhou primeiro em termos de iniciativas, as prioridades. O deputado Alexandre Curi, disse ela, sempre que olhava na tela do celular suas chamadas, já falava: “Esta ligação não vai me custar menos que um milhão e meio!”. O fato de Sovinski ter este espirito empreendedor traz aos deputados a dispensa de, quando ela vai fazer alguma solicitação, a ela perguntar cadê o projeto, pois sabem que sempre está munida de tal!
Neste sentido, lembra quando foi solicitar habitação na Cohapar, e Jorge Lange, presidente da Instituição; explicava a ela que precisava da aquisição de um terreno para isso, e lhe respondera que já havia pago duas parcelas de tal aquisição, e necessitava que a liberação das casas acontecesse!
O formato de administrar a cidade com o timbre da iniciativa privada é um dos segredos para tal eficácia, e neste sentido, foi lembrada da forma administrativa de Nato Moura, em Curiúva, e Sovinski citou também, na época, Valdir Garcia, em Figueira, que é, aliás, cunhado de Nato, e irmão do prefeito neste pleito eleito pelos figueirenses, Valdecir Garcia, e que certamente terá também este faro, para conduzir a cidade. Neste enredo, aproveitou e parabenizou a eleição de Christiano e Pitty, em Curiúva.
PREFEITA MULHER, E ASSIM COMO RITA, EM TB
Se disse muito feliz por ter a prefeita Rita Mara Araújo, entre as lideranças femininas no Executivo das duas cidades que são vizinhas, no caso, de Telêmaco Borba. Adjetivou a tborbense como uma pessoa muito humana, e comparou as localidades, que enquanto Imbaú é uma cidade em construção, com apenas 28 anos, “e é apenas um broto, Telêmaco é só manter, manter a qualidade vida, e acrescentar!”. Disse que a agricultura familiar imbauense abastece a Capital do Papel, e destacou a Feira do Produtor, como exemplo, “e a Rita tem uma sensibilidade humana, até por ter passado pela Secretaria de Assistência Social, ter sido vice-prefeita e primeira-dama, e digo, sem desmerecer outras lideranças, que o prefeito tem que ter uma oratória, uma apresentação, diante de um cenário, de uma assembleia, de um governador, de um evento, para ter representatividade do município, e a Rita, dentro do caráter, e até mesmo pela competência dela, demonstra que Telêmaco Borba vai ser muito bem representada por ela”.
Uma curiosidade, é não ter sofrido com o fato de ser mulher para comandar, pois em geral, estar a frente de muitos homens, na chefia de ações, devido ter vindo da área de mineração, e tem, por experiência, este manejo. Vê desta forma, facilitada, sua relação institucional, com seus secretários municipais.
A TAL VIAGEM PARA DUBAI!
Uma das oportunidades agarradas pela prefeita, e que muito abriu as portas do município, foi a viagem para Dubai, aonde teve o privilégio de ser convidada do governador Ratinho Júnior, e que ela pagou com recursos próprios dela. Este foi um dos ataques mais vorazes dos adversários políticos a ela, durante da campanha. Aquela semana em que se tratou da viagem, coincidiu com a empresa de coleta de lixo até então, deixando a cidade, mas a situação fora antes, sanada, e que, a ausência do prefeito da cidade para o exterior, tinha que ser votada na Câmara. A crítica fora de que ela estava abandonando o município para acompanhar o governador! “Tudo na vida da gente, tanto na privada, como na pública, é relacionamento! Tanto na privada como na pública! Dos 399 prefeitos, dos 399 municípios, os 11 prefeitos que foram, o governador nunca esqueceu do rosto!”. Encontrar-se com Ratinho a todo tempo, sejam nas refeições, como reuniões, no elevador, e conhecer todo o secretariado do governador, foi uma enorme chance, nesta ‘apresentação do Paraná para o mundo’, assim adjetivada por ela, tal agenda. “O que hoje nós temos em Imbaú, abriu-se as portas lá em Dubai, criando relacionamentos!”.
ICMS DA KLABIN... DO PUMA: Foi nesta ocasião que ela, mais enfaticamente, comentou com Carlos Massa Júnior, da necessidade de enfim, se definir a divisão do ICMS que gera o Projeto Puma, entre os 11 municípios, pela fábrica envolvidos, especialmente, quanto à área florestal. Disse que explicou que 60% de imbaú é tomado pela madeira, e que as cidades ficam com o ônus. Confidenciou que ele, colocando a mão sobre a mão dela disse: “Prefeita, deixa comigo! Isto não é só uma causa sua, e é uma causa minha também!”. Acrescentou Sovinski que foi algo cuja sementinha se iniciou lá em Dubai, “e sem deixar de agradecer o deputado Alexandre Curi, porque eu falo que igual ele, Deus fez a forma, e jogou fora, porque não existe! E o deputado Romanelli e Tercilio Turini”. Já lá em 2012, informou, os dois últimos deputados, quando se iniciou a questão da partilha do ICMS, trabalhavam nesse intuito. Era final do mandato de Richa, na época, como governador, e não houve tempo para sancionamento. Logo, dois meses à frente da prefeitura, Sovinski lembra que pagou o almoço aos prefeitos envolvidos nessa questão, e chamou estes dois deputados! Dessa batalha para a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa, também o envolvimento de Hussein Bakri, líder do Governo, foi em plenário, após uma emenda de Romanelli, a votação. Alguns prefeitos, os novos, nem sabiam desta questão, e outros, até desacreditaram que o pleito se daria conquistado, disse ela: “Foi uma conquista que eu falo assim, sem modéstia nenhuma, que a prefeita de Imbaú conseguiu o ICMS para mais 10 municípios!”.
A COLIGAÇÃO DA PREFEITA FEZ 8, DOS 9 VEREADORES, E 5, DO PSD. 5 TAMBÉM, SÃO AS MULHERES ELEITAS AO LEGISLATIVO
Do resultado das eleições, agradeceu aos imbauenses, e disse, que o que mais ela focava, mesmo descartando como principal fato, ganhar ou perder a eleição, era o destino de Imbaú, e se vê, muito feliz! Pediu desculpas por não agradar a todos, isso em respeito aos votos que não teve, e que, se existiu problemas nas áreas, por exemplo, de Educação, Saúde, foi ela quem escolheu as pessoas responsáveis desta área, e num humilde gesto neste sentido, então disse, que recai sobre ela a responsabilidade por eventuais falhas. Ela convocou a todos, que a procure, e que comemorem, porque ela é a prefeita de todos, e que jamais vai haver perseguição, em relação a quem votou ou não, nela.
Os números conseguidos pelo grupo político da prefeita, foram inéditos: O PSD teve cinco vereadores! Oito da Coligação que a elegeu! Certamente uma das maiores, senão a maior bancada feminina do Paraná, quiçá, senão do Brasil, com cinco legisladoras eleitas, dentre as reeleitas. A liderança feminina no principal cargo da cidade fez escola! O fato do PSD, lhe rendeu uma ligação do presidente do partido no Paraná, lhe parabenizando, pelo ineditismo!
Do relacionamento com a câmara, de forma bem humorada, disse que terá que saber lidar com 5 TPM´s, mais a dela, e que também, o vereador Zezinho, da oposição, eleito, já disse que não tem nada contra ela, e se colocou a disposição do município. Dayane fez menção também, ao atual presidente da Câmara, Miro Martins Júnior, o Juninho, aos ex-prefeitos, que tem seus nomes na história de Imbaú, os parabenizando.
Uma alusão fora feita ao secretário de Governo, Marcos Paulo de Campos: “O Marcos é fora da curva! Eu falo que o ICMS da Klabin é Prefeita Dayane e Marcos Paulo!”. Ele fez toda a logística dos compromissos devidos quanto a ela, neste envolvimento que resultou bastante positivo.
Ela não fugiu de temas, ora polêmicos, que tiveram sua vida pessoal exposta, mas acima de tudo, disse que contou com o seu emocional reposto, porque sabia de sua responsabilidade diante dos munícipes!
Fora deixado também, uma mensagem aos empresários, de que, por exemplo, já fora adquirido o terreno para o Parque Industrial, situado a três quilômetros de Imbaú, e às margens da PR 160. Já fora conseguida a licença prévia! Outros fatores que tornam atrativa a cidade, é a melhoria no IDEB, que está no mesmo patamar de Telêmaco e Ortigueira, e também a resolução, já publicada, da Upa para a cidade, e isto, faz o diferencial para a chegada de novos investimentos e empresas.
O asfalto Reserva x Imbaú foi o tema que fechou a entrevista, e a prefeita, mesmo comentando que as obras estão bem adiantadas, informou também que justamente por não serem cumpridos prazos, a empresa foi desclassificada, mas que imediatamente, o secretário de Infraestrutura e Logística, o também deputado federal, Sandro Alex, já convocou a segunda colocada. Ela disse que Imbaú está sendo elevado a um grande porte, porque além da pavimentação da PR 160, nestes quatro anos, “nós também tivemos a duplicação da Rodovia do Café, quando toda a exportação do Mato Grosso, indo aos portos do Paraná e Santa Catarina, passam por aqui!”.
Enquanto aguardava o início da entrevista, o Oberekando teve a agradável companhia na sala da equipe da Dra. Naigler Jangada, que é secretária municipal de Meio Ambiente e coordenadora local da Defesa Civil. Ladeadas por Ela, no registro acima, Otília, Lena, Eduarda e Emilly.