Um exemplo na vida de missão. Sempre Redentorista!
23/07/25 às 08:25:16) Uma data especial para o ex-seminarista Redentorista, José Ramos Forbeci, ontem, 22 de julho!
Residente em Curitiba, completaram-se 73 anos de sua ida ao Seminário, e fora justamente o Santo Afonso, localizado na cidade em que está o Santuário Nacional, em Aparecida. Neste sentido, ele saudou: “Viva a nossa convivência Redentorista! Gratidão, Sintonia, Espiritualidade! Amizades, Alegrias, Serviço Missionário. O sonho permanece. A vida do Cristão pulsa no seguimento do Redentor . COPIOSA APUD EUM REDEMP TIUM. DIES IMPENDERE PRO REDEMPTI BUS, ou seja: Junto Dele a Redenção é copiosa. Gastar a vida pela salvação dos outros! Os adjetivos estão iniciados em letras maiúsculas, mesmo que separados por vírgulas, por ser a intensidade que Forbeci os vê, e vive!
Os 83 anos bem vividos deste, que carrega o estandarte no esforço pelo sempre contato entre os amigos do tempo do seminário, e que estudaram no Santíssimo Redentor, hoje a Universidade Tecnológica do Paraná, no bairro Baraúna, em Ponta Grossa; são em grande parte dedicados à vida religiosa.
Sempre diz ele, e isto orgulha a todos os seus amigos, à comunidade, e a este que aqui escreve: “Eu saí do Seminário, mas o seminário não saiu de mim!”. Quem ganha com isso, são as pessoas que fazem parte de seu círculo de amizades, quem vive ao seu redor, e um privilégio à mais, tem em Guaraqueçaba, o vilarejo de Vila Fátima, nesta baía, em que ele fez nesse final de semana, mais uma Ação Missionária.

Fazem muitos anos que ele, como ministro extraordinário da Eucaristia, evangeliza este local, “quase perto de Cananeia, SP, rodando uma hora e meia de viagem de voadeira pela baía, mangue de Guaraqueçaba”. Explicou ainda que Fátima é uma das 20 capelas da Paróquia Bom Jesus dos Perdões, da cidade litorânea de Guaraqueçaba, no Paraná. “Esse local fica às margens da baía de Guaraqueçaba, há 50 minutos de barco da sede da Paróquia sediada no continente”. Indo à sua missão, avista aos fundos, a ilha do Superagui, que é Patrimônio Nacional.
Na Semana Santa, e demais datas litúrgicas, a dedicação deste, o torna um menino, tal a alegria que faz seu trabalho dedicado às causa de Cristo, e Nossa Senhora, da Igreja e da Comunidade!

Forbi, ou Fordinho, para os mais íntimos, é casado com Dona Erci, uma querida! A união deles, uma história real, e emocionante, é contada na entrevista que ele concedeu ao Oberekando, e que estará abaixo, no Leia Também!
Ele foi convidado para participar do 30º Encontro da Uneser – União dos Ex-Seminaristas Redentoristas, que acontecerá dos dias 25 à 27, ou seja, iniciando em dois dias; no Seminário Redentorista Santo Afonso, em Aparecida! A entidade dedicou a ele, matéria em sua publicação oficial!
Entre tantos adjetivos e mais um dos esforços, anualmente, é José Forbeci quem ‘corre atrás’ do ônibus que faz o trajeto para os tradicionais encontros internacionais dos Ex-Seminaristas, anuais, e que este ano, o 13º, será dos dias 26 a 28 de setembro, em Campo Grande. Ele conta com o esforço de uma comissão, que é formada pelos ex-seminaristas Ricardo Anderle, Moacyr Fachinello e João Torres.
Uma das frases icônicas dele, resume seu coração, suas obras “e a alegria “que todos temos, em ser seu amigo”: Uma vez Redentorista, Sempre Redentorista!”.
--
RELEMBRE OS ENCONTROS DOS EX-SEMINARISTAS:
2023: A ALEGRIA DOS SEMPRE REDENTORISTAS NO PONTAL DO PR. XI Encontro Internacional já teve anunciado que Asunción recepcionará a edição 12
--
LEIA TAMBÉM:
ENCONTRO DE EX-SEMINARISTAS REDENTORISTAS EM CG: A edição 13º será no Mato Grosso do Sul
OS EX-SEMINARISTAS, SUAS HISTÓRIAS E VIDA: Eles viajaram à Pedro Juan Caballero, no Paraguai
DONA ERCÍLIA: Querida mãe de ex-seminarista. Neoli, aos 11 anos, sai de Jacarezinho para o SSmo Redentor
TESTEMUNHOS DE BLAS, JOSÉ MARÍA E BERNARDINO. De Asunción, lembram tempos de seminário e convocam para o encontro em PJC
--

