ONLINE
50




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


DONA ERCÍLIA: Querida mãe de ex-seminarista
DONA ERCÍLIA: Querida mãe de ex-seminarista

Neoli, aos 11 anos, sai de Jacarezinho para o SSmo Redentor

2022-09-05 às 07:11:38) Com a proximidade do 10º Encontro Internacional de Amigos do Seminário Redentorista, que será em Pedro Juan Caballero nos dias 11, 12 e 13 de novembro, mais uma história que é comum entre aqueles meninos, ora até mesmo crianças, que tinham em sua alma e coração, o desejo de serem padres, e que, não recebendo o sacramento do Sacerdócio, hoje, no Matrimônio, fazem junto a suas famílias constituídas, um lar que na comunidade aonde vivem, emana amor, solidariedade e acima de tudo, muita fé no Criador, e carinho enorme por Nossa Senhora! Alguns deles, também hoje são evangélicos, e nutrem o amor à Deus e o reconhecimento do diferencial das épocas de Ponta Grossa.

Ano passado, por falha deste jornalista, deixou-se de noticiar, sendo que “eu mesmo quem pedi se poderia”, os 90 anos da mãe - Dona Ercília Aparecida da Silva - do ex-seminarista Neolí Nunes da Silva, que reside em Ponta Grossa. Isso em 28 de Janeiro!

Olha só o carinho com que ele relatou sua mãe e de sua trajetória:

“Nascida no dia 28 de Janeiro de 1932, em Jacarezinho - PR. Mãe de 7 filhos, 5 homens e 3 mulheres. O caçulinha morreu aos 5 dias de vida, parto no sítio, com tesoura não adequada, infeccionou e produziu um grave tétano umbilical. Aos 11 aninhos, me ingressei ao Seminário, um nenê ainda.

Aos 22 anos tive que sair do Noviciado de Tibagi, para cuidar e tirar a minha paupérrima família daquela situação... Quatro meses depois de minha saída, entrei na Universidade Fundação Estadual de Ponta Grossa,  no curso de Letras, onde nos primeiros dias de aulas, conheci minha maravilhosa esposa. Em seguida, passei no vestibular de Odontologia, onde ingressei- me, e com esta ‘Santa Mulher’, com quem sou casado até hoje, tenho 2 filhos.

Fernando Partica da Silva, engenheiro agrônomo, da ‘For Farmer’, empresa totalmente digital, é também engenheiro de Segurança do Trabalho, e construtor de imóveis, ao lado de seu cunhado.

Brunno Partica da Silva é médico psiquiatra e terapeuta, aqui em Ponta Grossa.

Já, a esposai, Valquíria Partica da Silva, é professora de Português, do lar e hoje aposentada, depois de 30 anos de labuta, sem faltar um dia de Magistério. Assídua, super religiosa, puxa-saco de Nossa Senhora, de Deus e da Família”

Neoli comenta também com alegria dos dois netinhos, Homero, “com 3 anos e meio, ou 42 meses de vida”, filho de Fernando e Patrícia Campos, “cujos avós são daí de Telêmaco Borba”, e de Pedro Tullio Siva, “com 3 anos, ou 36 meses de vida”, filho de Brunno Partica da Silva com Veridiana Túlio.

É lindo ver o carinho dele com as noras, às quais as têm como filhas: “Veri e Patti... minhas verdadeiras, amadas e queridas filhinhas de alma e de espírito... como verdadeiras filhinhas biológicas, sanguíneas, sentimentais, amigas, parceiras, adotivas e de amor puro, verdadeiro e divino”. Completou ele: “Duas norinhas maravilhosas, lindas, combatentes e dedicadas”.

 

QUANTO A ELE, ASSIM RELATA:

“Provindo da Selva, Mata e Relva dos Fundões Rurais de Jacarezinho-Pr ... Deste PARAÍSO selvagem para o Seminário do Santíssimo Redentor... COMEÇA UMA GRANDE E INCOMPREENSIVA JORNADA...com 11 aninhos apenas.

Eu nem sabia, que existiam outros mundos além montanhas de onde eu morava e vivia.

Nunca tinha usado um banheiro, luz elétrica, fogão a gás, sapatos, blusas, tênis, chuteiras, bolas em couro, etc... Outras pessoas que falavam outras línguas!??  Piscina! ?? Vishe!... Que susto!

Daí.... Ex-padreco;

Cirurgião Dentista, como Clínico Geral, durante os primeiros 19 anos. A partir destes 19 anos, fiz Pós-graduação, ou Especialidade, ‘paga’, em Radiologia Odontológica, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)”.

Teve filiais da PG Radiodonto na sua cidade natal, além de nos estados de Santa Catarina, São Paulo e em outras cidades do Paraná. Hoje, com duas clínicas em atividade em Ponta Grossa. Hora de sossegar um pouco, curtir a família, mas, “aonde continuo trabalhando, Graças a Deus”.

Ele fez Mestrado em São Paulo, em Tomografia Cone Beam e Ressonância, na USP, "pagas", também, Pós Graduação ou especialidade em Administração e Gerência de Saúde Pública, pela Fio Cruz, em Curitiba, "gratuito, por ser o único dentista que havia passado para poder fazê-lo”.

Odontólogo concursado federal, aposentado, atuou em Mafra, morando em Rio Negro, cidade catarinense, aonde nasceram seus filhos.

Esta é apenas uma das histórias, da vida real, aonde ter estado no seminário, e no caso, no Santíssimo Redentor, em Ponta Grossa, aliado ao espirito de luta, honestidade e muita fé em Deus, fez toda a diferença na vida daqueles, que outrora buscaram a vida sacerdotal, mas como leigos, dentro de suas comunidades, ou com famílias que emanam exemplos, procuram viver em paz, usufruindo daquilo que ter sido Redentorista, os fizeram... ou melhor, como fala um querido ex-seminarista, ícone entre os estudantes da época, José Forbecci: “Uma vez Redentorista, sempre Redentorista!”.

--

RELEMBRE OS ENCONTROS DOS EX-SEMINARISTAS: 

CAMPO GRANDE 2015: ENCONTRO EX-SEMINARISTAS REMEMORA AMIGOS ESPECIAIS. Evento em Campo Grande trouxe ex-alunos Redentoristas de Ponta Grossa 

CIUDAD DEL LEST 2016: SEGUNDA DE DESPEDIDAS E GRATIDÃO À RECALDE. A programação se finaliza e começa o retorno dos ex-seminaristas às suas casas 

CURITIBA 2017: EX-SEMINARISTAS: SÁBADO DE EMOÇÃO E ENCERRAMENTO. Ficou decidida que a 8ª edição será em Asunción

 2018: EX-SEMINARISTAS: SÁBADO FESTIVO EM ASUNCIÓN. Música, dança, homenagens, jantar e para sempre as melhores recordações 

2019: EX-SEMINARISTAS ENCONTRARAM-SE EM CAMPO GRANDE (MS). É a nona reunião de confraternização dos Sempre Redentoristas

 2021: EX-SEMINARISTAS SE ENCONTRAM EM CURITIBA: Vacinados, Redentoristas e os momentos que jamais saem do coração

--

LEIA TAMBÉM:

NARCISO: ENCONTRO DE EX-SEMINARISTAS EM PJC. Já, na 10º edição, o Encontro Internacional daqueles que estudaram no Ssmo Redentor em Ponta Grossa.