ONLINE
29




Partilhe esta Página

ACITEL

sr

OBEREKANDO

S

AWEF

ds


QUERIDA, DONA JACI TEM UMA VIDA, AO BEM!
QUERIDA, DONA JACI TEM UMA VIDA, AO BEM!

Aos 85 anos, ela se dedica à Pastoral da Criança. Sua história se funde à criação da capela do Socomim

 d

10/09/25 às 15:21:43) Uma visitinha do Oberekando, ontem, à reunião semanal da Pastoral da Criança, que acontece semanalmente no porão da capela do Socomim, Nossa Senhora Aparecida, foi ver o lindo trabalho de Dona Jaçi de Moura Jorge. Ela contou um pouco de sua caminhada. Ela é uma das pioneiras do Bairro Socomim!

Se permitem a este jornalista usar aspas, “ela ajudou a minha mãe, a me amamentar, pois éramos eu e minha irmã, os bebês. Também, seu filho, Edevaldo, disse ela, o nome foi escolhido depois que minha mãe escolheu o meu, de Edivaldo! Impossível eu não amar e estimar tanto, e com tantos méritos, a ela!”.

Disse Jaci: “Nós, o Ito Bueno... as pastorais da Harmonia vieram e falaram ‘se vocês querem uma igrejinha aqui, darem andamento em ganhar um terreninho!’. Nós, a mulherada que recebia a visita da Capelinha, ganhemos”. Os padres da Harmonia, depois de desmanchada um antigo bar e outras situações que ali existia, apontaram que dariam, conseguida com a Klabin, a madeira, “e os Marianos (Congregação Mariana), fizeram a primeira igrejinha. Aí fizemos a inauguração, eu, uma amiga minha, e dois padres”. Ito Bueno e família, sempre ajudou, importante anotar! Na construção da capela, jamais também deve ser esquecido o trabalho da Família Gonçalves! E tantas outras!

Perguntado para ela como fica o coração, por sair de sua casa, e vir ajudar e se unir especialmente com a criançada: “Meu coração fica alegre e contente, porque venho num lugar que eu consegui, graças à Deus!”.

Dona Jaci tem 85 anos, e enquanto as mães, do Clube de Mães, ligado à Pastoral da Criança, fazem seus trabalhos, ela entretém as crianças, e com muito amor, e sempre traz uma bolachinha, uma balinha, e distribui carinhosamente!

Cida Cruz, como é mais conhecida Maria Aparecida da Cruz Lucio, que tem a incumbência diocesana de coordenadora regional da Pastoral da Criança, e é da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, disse, de Dona Jaci: “Uma pessoa que a vida inteira se dedicou (e se dedica) a esta comunidade. Muitos anos atrás foi uma das primeiras a vir a nossa comunidade. Ajudou a fazer as primeiras sopas aqui. Ajudou no trabalho da construção. Inclusive ela é uma das que estavam juntas quando foi assinada a autorização e a doação deste terreno para a construção. Ninguém às vezes lembra, mas ela era uma das pessoas que estava junto, com, na época, o falecido Ito Bueno”. Disse que ela foi catequista de muitos da comunidade, e que agora, está junto com elas, na Pastoral da Criança. “Apesar da idade, um trabalho que ela ama fazer, é a escolinha com as crianças, a oração com as crianças, distribuir um lanchinho para as crianças, e ela se sente bem! Uma pessoa amorosa, caprichosa, gosta de se arrumar, é um exemplo para nós! Ela sai da sua casa, deixa tudo lá, e vem servir!”.

d

Um ponto bonito que se deu na conversa com Cida, é que por vezes, se criticam as pessoas que vem de uma cidade para outras, à Telêmaco, por exemplo, mas ela própria se fez e é, exemplo, do ter sido acolhida, sendo que nasceu em Paranavaí. E é justamente uma pessoa de fora, que faz hoje um grande diferencial na vida de tantas mães, famílias, e das crianças, e especialmente, das mais carentes. Cida também, tem sua vida de dedicação, e desde o início da comunidade, tendo sido coordenadora do Jero, catequista já fazem 46 anos, e já, há 35, na Pastoral da Criança. “Nem sou voluntária, sou servidora!”, lembrando que Jesus escolheu a cada um de nós, para servir! Ela agradeceu a todas as voluntárias, que semanalmente, se dão à serviço.

d

Recentemente o Oberekando publicou um momento de reunião da coordenação em Telêmaco, da Pastoral!

Leonice Gonçalves é a coordenadora da Pastoral da Criança da Comunidade Nossa Senhora Aparecida: “Graças à Deus estamos cuidando de nossas crianças, de nossas mães, do nosso Clube de Mães, também, que é um trabalho muito bom! Muita gente saiu da depressão, trabalhando aqui com nós! É muito gratificante mesmo, o nosso trabalho! Equipe!”.

d

Ela disse que são bastante famílias que vem, e trazem os filhos, que ficam brincado e se divertindo! Doações a quem quiser fazer, porque para finalizar os encontros, que sempre vão das 13:30 às 16 horas, nas terças-feiras, são preparadas sopas para que as mães, levem para suas casas e comam, em família! Docinhos para as crianças, gêneros alimentícios para a sopa, são bem aceitos, e podem ser entregues na secretaria da igreja da comunidade, ou quem queira, entrar em contato com Cida Cruz. Informação relevante foi que ou pão, ou leite, também são entregues pelo Cemep (Centro Municipal de Educação Profissional) no enceramento, junto com a sopa.

--

LEIA TAMBÉM:

PASTORAL DA CRIANÇA ONTEM CELEBROU 40 ANOS: Em Telêmaco e no Socomim, a palavra de Cida Cruz

DONA CLARINHA LEMBRA O INÍCIO DA COMUNIDADE! Esposa de Joaquim Gonçalves, primeiro coordenador, fez uma viagem no tempo, recheada de muito amor à família, aos amigos, ao Socomim e à Nossa Senhora

SEU ASSIS: UM GUERREIRO PELAS CAUSAS MARIANAS. Pioneiro de 93 anos, do bairro Socomim, dá uma lição de fé e de amor ao próximo

QUERIDA SAPATEIRA, DONA JANDIRA, CONOSCO! Alegria, lição de vida e de batalhas vencidas desta pioneira do Socomim

SEU ZÉ FRANGUEIRO É PIONEIRO DO SOCOMIM: Enxada aos seis anos de idade e amor ao volante

--