ONLINE
13




Partilhe esta Página

D

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

sd

S

S

AWEF

z

S 

D


NATO E UMA NOVA E BONITA CURIÚVA
NATO E UMA NOVA E BONITA CURIÚVA

A afirmação fica fácil, pelo bom relacionamento dele, com Curitiba e Brasília, e com os vereadores

S

2021-12-11 às 13:12:39) O prefeito de Curiúva, Nata Nael Moura dos Santos, recebeu para um bate-papo, o Oberekando, com a finalidade de um resumo das ações do Executivo, neste ano de 2021.

Nato disse do ano atípico, mas que, ainda assim, avanços foram possíveis. A cooperação em prol do povo, demonstrada  na prática pela sua assessoria, como o chefe de Gabinete e secretário de Administração, Reinaldo Vicentin, também de seu vice-prefeito Vantuil Ajuz, o Tuil, e a compreensão dos vereadores, por meio do presidente daquela Casa de Leis, Geferson Boschetti conhecido como Phity, foram decisivos para este saldo positivo.

Ao ser exaltada por parte deste noticioso online, a humildade de toda a equipe da Administração, capitaneando neste sentido, o próprio Nato, respondeu: “Humildade cabe em qualquer lugar, viu, companheiro! Não sou melhor que ninguém, e simplesmente estou prefeito por apenas mais três anos. São cinco anos já no comando de Curiúva, e graças à Deus, pela inteligência e sabedoria que Ele me deu, estou trabalhando e fazendo por mérito, o nome de prefeito, até porque eu devo obrigação para esse povo que me reconduziu nesta reeleição, que foi esplêndida!”. Disse ele, que na eleição, as pessoas ainda não estavam acostumadas com alguém que não seja carismático no discurso, ou que não dê tapinha nas costas,   ou use palavras bonitas para encaixar  no ouvido do eleitor, denominando-se “mais rústico, sou do oco do sertão, vamos dizer! Eu falo aquilo que o povo fala e sou a língua do povo. O que me dói no coração é uma pessoa estar humilhando uma pessoa mais humilde. Se estiver alguém, não interessa se político ou não, se estiver humilhando a pessoa mais simples, acabou comigo, porque eu sou uma pessoa humilde”. Completou: “Sou um cara acanhado, mas sou um cara de cobrar... os meus direitos, aquilo que a cidade precisa”. Lembrou que era boia fria e literalmente, e ia trabalhar de pau de arara, ainda não era a época atual, em que o povo vai de ônibus e tem, por vezes, comida quentinha. Disse que os humildes, se eles vão num departamento público, num posto de saúde, eles vão porque precisam e não vão por bonito.

 

EM IBAITI, ONTEM, COM GUTO E O PREFEITO ANTONELY

Ontem o dia foi de correria para Nato, que esteve com diversos prefeitos, liderados pelo ibaitiense, Antonely de Carvalho, como anfitrião, numa recepção à Guto Silva, “que esperamos que ele seja nosso futuro senador do Estado, porque hoje nós temos três senadores que a gente nem vê falar neles, e que nunca mandaram recursos para Curiúva. Tiveram votos aqui, mas nunca ninguém mandou nada. Agora realmente nós temos um cara novo, dinâmico, um cara que tem vontade de trabalhar, e municipalista. E eu vou torcer e vou trabalhar!”.

 

GUTO, SANDRO ALEX E CURI

Exaltou os recursos que Guto tem mandado ao Norte Velho, especialmente Norte Pioneiro, que é ... foi o governador? Sim, foi o governador.... mas a voz do governador, hoje é ele”. Devido aos recursos, sempre enviados à Curiúva, disse Nato: “Devo muito a ele, e não posso deixar de citar, o meu companheiro Alexandre Curi, um grande companheiro. Tenho também um deputado federal que hoje ajuda nós, muito aqui, que é Sandro Alex! Acho que dia 15 eu devo estar em Curitiba, assinando um convênio de 1 milhão e pouco! Eu vou fazer um recape, hoje, na nossa famosa Vila Esperança!”. Não só isso, informou ele, porque está conseguindo recape com pedra irregular para toda Curiúva, com Sandro Alex.

Os verdadeiros panelões, ou pior, crateras, que se abriam entre Telêmaco e Curiúva, na rodovia, era a constância para os motoristas todos, que se obrigavam a usar essa pista. Também quantas vidas de motociclistas, foram deixadas nesta estrada, por essa situação, que felizmente hoje, é coisa do passado. Quando se tem um período longo de chuvas, aparecem buracos, logo na primeira chance, vem o DER que sana o problema. Isso, falado por este Site, que teve também, muito prejuízo no passado: Por isso, o fim desta novela, deve-se ao ótimo relacionamento de Nato com o governo estadual: “Com certeza! Eu fico agradecido muito, ao Sandro Alex. Hoje ele é o secretario disso ai (Infraestrutura e Logística Estadual). Ele que comanda o DER... ele que faz tudo!” E relembra: “Inclusive, na mina reeleição aqui, ele anunciou que de Telêmaco à Curiúva, vai ter a terceira faixa”. Muitas coisas ele ainda tem a fazer em Curiúva, e por isso que Nato deixa apoio declarado. Existe também, um trevo a ser liberado, na entrada, perto do hotel.

 

AVALIAÇÃO DESTE 2021, MESMO COM A PANDEMIA, E EXPECTATIVAS PARA 2022

“Apesar da pandemia, teve muita coisa. Muito que está para se concluir, muitos que a gente entrou com projeto e está pra vir! Um prédio próprio para o hospital, cujo projeto foi feito e está na mão da Sesa (Secretaria de Saúde), manilhamento, que o pessoal está fazendo ai na cidade e que não aparece.” Citou a pavimentação com poliédricas, da saída do Felisberto, numa extensão de 3.800 metros. Na frente do cemitério, um multi-atendimento, com a Secretaria de Agricultura, Detran, Junta Militar, aonde inclusive, serão feitas RG. “Vamos se livrar de quatro aluguéis. Inclusive a Agência do Trabalhador também vem junto... então são cinco!”. O projeto que já está em mãos, disse ele, inclusive também quanto à Praça, é o da revitalização da Avenida principal da cidade.

 

RELAÇÃO COM A CÂMARA E FUNCIONALISMO

“A grande parte de nossos vereadores, tem ajudado a aprovar nossos projetos. Eles nunca se negaram a aprovar algo, que vem de encontro com o nosso povo de Curiúva! Eu só tenho que agradecer eles pelo relacionamento...todos, todos eles! E o Pithy, que como presidente da Câmara, tem posto em pauta, e sempre tem votado! Só não administra bem, se a gente for muito ruim! O prefeito só não administra se for muito ruim, porque eles dão suporte pra administrar. E graças à Deus, eles acreditam em mim, sabem do meu trabalho e que sou um cara sério e que sei que o que é do povo, é do povo, e tem que ser investido no povo. Então... eu só tenho notícias boas para Curiúva... e porquê? Porque eu tenho a Câmara de vereadores comigo, e sempre estão aprovando os nossos projetos!”. Neste sentido, falou quanto ao funcionalismo, que com a ajuda dos vereadores, aprovando, foram dados aumentos aos servidores, num momento em que a maioria das prefeituras não o fez, e que deve olhar ainda mais para isso, e fora aprovado, o Plano de Carreira do Funcionalismo – que era esperado fazem 30 anos, e que outra meta, será o Vale Alimentação, para eles, no ano que vem.

 

PREFEITURA QUE SABE FAZER PROJETOS

Um elogio que se escuta de deputados e assessores, quanto à Curiúva, é a capacidade técnica na confecção de projetos. Foi assim na parada de aulas presenciais, o que se viu nas escolas, com reformas, ampliações, e aquisições: “Quero até agradecer ao Reinaldo (Vicentin, secretário de Administração e chefe de Gabinete) e a Claudete (Assunção, secretária de Educação), que investiram os 25%.

 

RELAÇÃO COM DEPUTADOS

“Me ajudem a ajudar vocês”, é o que sempre pede o prefeito, aos curiuvenses, quando apoiam os deputados, que trazem recursos para a cidade. Faz ele, quase que uma obviedade, mas importante, ao citar que se um determinado deputado, ajuda Curiúva, com projetos, recursos e investimentos diversos, nada mais justo, que a cidade também o ajudar! É por isso a grande força que a Nato tem em suas reivindicações, seja em Curitiba, seja em Brasília.

A entrevista foi encerrada, com mensagens aos curiuvenses, de agradecimento, e de votos de Um Feliz Natal e Próspero Ano Novo, do prefeito Nato.

 

LEIA TAMBÉM:

Câmara de Curiúva economiza quase 600 mil. Devolução do valor foi feita ontem, aos cofres da Prefeitura

PITHY FAZ BALANÇO DO LEGISLATIVO CURIUVENSE. Na segunda, última sessão de 2021 teve sentimento de dever cumprido entre os pares da Casa

--

D

--

NÃO DEIXE DE VER NOSSAS ENTREVISTAS ESPECIAIS DE NATAL:

VILMA GASQUES É A PRIMEIRA ENTREVISTA NATALINAJornalista, com grande atuação no impresso, em Campinas, hoje, na assessoria de imprensa--

ZECÃO, MOTORISTA DA VINSA E DE TBQuantas lindas historias, e amor, naquilo que escolheu como profissão

MARISA ALONSO: UMA VIDA DA SANTISTA, POR TELÊMACOGuarda Mirim, Câmara, SOS e espírito sempre cidadão