A sétima entrevista com a Educação, o diretor, professor Gerson
2023-05-17 às 18:53:44) A sétima rodada de entrevistas, percorrendo todas as instituições da Rede de Ensino Municipal curiuvense, foi anteontem, com professor Gerson Bueno da Silva, que é diretor da Escola Rural Municipal Santa Terezinha - Educação Infantil e Ensino Fundamental, que se localiza no distrito Felisberto.
Professor Gersinho (30/08/1974), como é carinhosamente conhecido ele, informou: “Hoje nós possuímos cinco turmas, sendo uma de Educação Infantil, e mais quatro turmas com duas multisséries, multi-anos e do Ensino Fundamental, do primeiro ao quinto”, num total de 48 alunos.
Num histórico da escola, por ele relatado, “são mais de 60, 70 anos de existência no bairro Felisberto. Esse prédio no qual eu trabalho hoje, eu estudei e ele é de 1983, e por mais manutenções que são feitas, pelo tempo, já é bem antigo”, e segundo ele, no período de pandemia, a escola não ficou parada, e a secretária atendeu aos pedidos que foram solicitados até anteriormente, e se deram reformas, pintura de muros e calçadas, e feito muro de arrimo.
Também foram recebidos “materiais pedagógicos, de informática. Carteiras foram trocadas todas”, e brinquedos pedagógicos, além da mobília, que foi trocada entre 70 e 80%. “Na verdade foi nos dado aquilo que estávamos precisando”, incluindo computadores, TV e mais de 400 livros novos.
Ampliação e adaptação do prédio foram feitas, e quase 140 m2, e foi ganho uma sala específica para Educação Especial, uma sala para biblioteca aonde será usada como sala dos professores, e um pequeno laboratório de informática, e de pesquisa para os alunos. Também, uma dispensa para material de limpeza, um banheiro adaptado para cadeirante, e dois banheiros adaptados para Educação Infantil. Foi colocado grama no pátio, e segundo a secretária de Educação, serão feitas pintura e melhoria do muro. Na cantina, assim acredita ele, que também nas demais escolas, foram colocadas telas nas janelas e porta, e recebidos fogão e armários novos. Outra observação de Gerson, foi que toda a parte nova, fora mobiliada com móveis, novos!
O DIRETOR:
“Estou indo para completar 30 anos de Magistério. Eu sempre lembro de uma fala que a anos atrás se dizia que o primeiro passo dado, nós damos em nossa casa, ao lado de nossos pais, e consequentemente, as primeiras lições de educação e aprendizado; e cabe às escolas e professores, conduzir esse aprendizado. Hoje já é um pouquinho diferente porque dentro de seis meses uma criança já está dentro de uma creche, ou antes ou um pouquinho mais, e esses profissionais, sendo responsáveis pelas crianças, desde o berço. E eu sempre disse, desde o tempo que eu estou na escola, que eu vejo a escola como meu local de trabalho que eu tenho que cumprir, fazer jus aquilo que eu ganho, com humildade, na minha profissão, e ali dentro da escola eu procuro repassar àquelas crianças as quais nós somos responsáveis, o que eu desejo pra mim, para minha família, para meus filhos! Claro que não vai ser com toda igualdade, mas eu tento levar para a escola, e é isso que eu desejo, tanto aos funcionários, aos professores, quanto ao nosso quadro de educandos”.
Não somente nascido e criado, em Curiúva, como seus pais, tinham a casa em frente à escola atual – no Felisberto, depois de terminada a quarta série, veio para Curiúva, área urbana, para dar sequência aos estudos. Em 1992, foi fazer faculdade em Cornélio Procópio, Licenciatura em Ciências. Fez uma Especialização em Educação Especial Inclusiva, e em 2010, mais uma graduação, que foi Ciências Biológicas, mas “esse tempo de Magistério, não me torna melhor que ninguém!”. Ele voltou ao Felisberto, entre 1996 e 1997.
A entrevista foi gravada no Dia Mundial da Família, e aproveitou-se para deixar um agradecimento aos familiares do professor, que são a esposa, a professora Lídia, que fora sua aluna, e estão indo para quase 22 anos de casamento, e que é sua professora na escola. O filho Luiz Gustavo, que completou 12 anos, dia 10, e a filha, que completará 20 anos no dia 23, Ana Lívia.
A entrevista foi finalizada com agradecimentos à professora Claudete Assunção, que é a secretária municipal de Educação, e dá todo o suporte necessário, sempre, e também ao prefeito Nato Moura, pelas melhorias que a escola vem recebendo, sempre.
--
RELEMBRE AS INSTITUIÇÕES JÁ VISITADAS:
CMEI SEMEANDO O SABER, DE CURIÚVA: Instituição é a quarta entrevista na Rede Municipal de Educação
--
LEIA TAMBÉM:
CURIÚVA ENTREGA OVOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS: Crianças do Espigão foram as primeiras contempladas
CURIÚVA: DESFILE LEVOU FAMÍLIAS À AVENIDA. Os 75 anos estão sendo muito bem comemorados