ONLINE
17




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

 

AWEF

b

S

D

ds


ESCOLA AMANDA MENDES, DE CURIÚVA

A sexta entrevista na Rede Municipal de Ensino, com a diretora Irene Rentz

2023-02-17 às 10:28:00) E fazem dois dias atrás, o recomeço deste ano letivo de 2023 foi com a sexta rodada de entrevistas, percorrendo todas as instituições da Rede de Ensino Municipal curiuvense. Na Escola Amanda Mendes, no Distrito de Alecrim, foi com a diretora, professora Irene Rentz, o diálogo.

O nome da escola refere-se à mãe do Sr. Basílio Matos, que à época, doou o terreno, não somente para esta construção, mas também da capela e da praça. A sobrinha da homenageada foi professora na instituição, e já está aposentada. Ela, Marilda, e também Zeferina, trabalharam na escola.

 “Eu só tenho a agradecer pela minha equipe. Temos uma boa convivência. Começando pela secretária de Educação e equipe pedagógica, enfim, os docentes, e pais, que colaboram muito com a gente, sempre presentes. Sempre que precisa, eles não medem esforços, perguntando, passando, e então, eu só tenho a agradecer a todos”, exaltou Irene.

As aulas iniciaram-se dia 02 de fevereiro. Das melhorias, a diretora citou que computadores que estão sendo instalados, além da aquisição de livros e literatura infantil, efetuada. Uma sala que faziam cerca de nove anos que não era concluída, e que fora agora, serve para atividades complementares e aos professores. Equipamentos também do Estado, nela existem, visto ser uma escola que pela manhã funciona o Colégio Maria Diva Ribeiro de Proença, Estadual, que tem aulas do sexto ano ao nono, e à noite, o Ensino Médio. O parquinho foi outro atrativo. São 96 alunos, indo de quatro anos, no Pré 1 e de cinco anos, no Pré 2. Já, com seis anos, eles partem ao primeiro ano do fundamental.

No ano passado, com pandemia, os pais estiveram mais próximos, e participando mais, pela demanda, e segundo ela, as facilidades da área urbana são diferentes, em termos de tecnologia, de áreas rurais, e ainda assim, houve todo acompanhamento, seguindo as regras de distanciamento e sanitárias, do combate ao Covid. Também as cestas foram entregues aos alunos neste período, já que não tinham merenda escolar. Neste caso, dúvidas dos alunos, repassadas aos pais, eles sanavam pelo whats app, também.

A professora agradeceu aos pais, pela confiança em deixá-los sob os cuidados da escola, “porque os filhos são as nossas joias preciosas”, e ela vê isso como firmeza nos propósitos da Instituição e por saber do compromisso existente, por parte do corpo docente.

A coordenação pedagógica é feita pela professora Diomara Fortes Kubiak.

A professora Irene tem uma marcante particularidade, pois hoje, por exemplo, lecionando pela manhã, no Ensino Infantil no Taboão, pais de seus, hoje alunos, foram, há algum tempo, seus alunos na Educação de Jovens e Adultos, à noite, na Escola Eloína Honorato (Taboão).

A entrevista foi finalizada com agradecimentos à professora Claudete Assunção, que é a secretária municipal de Educação, e dá todo o suporte necessário, sempre, e também ao prefeito Nato Moura, pelas melhorias que a escola vem recebendo, sempre.

NOTA DO EDITOR: “Antes deste jornalista sair, eis que o carro teve problema mecânico, mas, muito rapidamente, uma mão amiga: Helinton Batista, na foto abaixo, com a esposa, veio em meu socorro, e sou muito agradecido”.

--

 

--

RELEMBRE AS INSTITUIÇÕES JÁ VISITADAS:

CMEI MENINO DEUS, DE CURIÚVA: Na rodada de entrevistas com instituições municipais de ensino, as professoras Silaine e Gisele

CMEI SEMEANDO O SABER, DE CURIÚVA: Instituição é a quarta entrevista na Rede Municipal de Educação

ESCOLA RURAL ELOÍNA NO TABOÃO, EM CURIÚVA: O diretor, professor Heliton, comentou das melhorias que vem recebendo

ESCOLA PROFESSORA MARIA DE LOUDES R. TRAVENSOLLI: Esta é a segunda etapa de entrevistas nas instituições municipais de ensino de Curiúva

CURIÚVA: ESCOLA ALVINA ENUMERA MELHORIAS. O Oberekando inicia sessão com uma instituição de ensino municipal a cada mês

--

LEIA TAMBÉM:

CURIÚVA ENTREGA OVOS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS: Crianças do Espigão foram as primeiras contempladas

CURIÚVA: DESFILE LEVOU FAMÍLIAS À AVENIDA. Os 75 anos estão sendo muito bem comemorados