O Oberekando inicia sessão com uma instituição de ensino municipal a cada mês
2022-06-17 às 09:19:33) Foi iniciada durante esta semana, uma sessão de entrevistas, em que mês a mês, uma das Instituições de ensino municipal de Curiúva, será tema, até que todas aqui sejam retratadas, com os avanços e benefícios que estas tiveram.
Para a primeira delas, na Escola Municipal Alvina prestes, na Vila Esperança, um relato da professora Claudete Assunção da Silva, que é secretária municipal de Educação. Acompanharam, nos bastidores, a diretora e a coordenadora pedagógica, respectivamente, professoras Ivone Pereira Jardim e Valquíria de Jesus Delfino Mainardes.
Ela agradeceu o trabalho de divulgação da Secretaria de Educação, através do prefeito Nato, pois “tudo acontece porque nós temos um prefeito atuante”, disse, e estendeu gratidão, além de à Ivone e Valquíria, e toda equipe, também às gestões de diretorias anteriores, na Instituição. Claudete comentou que foram feitas inúmeras melhorias, e em diversas escolas, não só da área urbana, como rural, e também em instituições de ensino infantis, além das de primeiro, ao quinto ano, “e mostrando a toda a população o que foi feito, e agradecendo aos pais, os alunos, que tanto se empenham e ajudam, e na medida do possível, estão sempre aqui com a gente, então, é só agradecer mesmo!”.
Claudete, perguntada pelo Oberekando, disse que o andarem juntos, do Executivo com Legislativo, é bastante positivo para que os benefícios aconteçam, também na Educação.
ORGULHO POR ISABELA E LARISSA, DA REDE ESTADUAL
Mesmo que se trate de uma aluna da Rede Estadual de Educação, a secretária fez questão de parabenizar a aluna Isabela Camargo Lopes de Oliveira, de 15 anos, tratando-se de um orgulho para a cidade. Ela foi contemplada no programa Ganhando o Mundo, e comporá, pelo Núcleo Regional de Educação de Telêmaco, o grupo das quatro alunas que irão a um intercâmbio para a Nova Zelândia: “Que venham muitos mais ganhos para a vida dela, Parabenizo a família, também, e dizer que nós ficamos muito felizes”. Ela, que frequentou a Escola Maria de Lurdes, que ficava mais próxima da casa dela, em sua época na rede municipal. Ela viajará mês que vem.
Hoje, Isabela é aluna do Colégio Estadual Professor Gabriel Rosa, que inclusive, já conta, pelo mesmo programa do Governo do Estado, com a estudante Larissa Gonçalves Carneiro, de 16 anos. Ela, desde 9 de fevereiro, está no Canadá.
ESCOLAS NA PANDEMIA, GANHARAM MELHORIAS
No tempo de pandemia, com os alunos estudando online nas casas, várias ações foram feitas, como na Alvina, o muro com trabalho de grafite aonde o tema foram histórias infantis. Também os parquinhos: “Praticamente quase tudo o que foi feito aqui, foi na época da pandemia”.
Ainda no período, o trabalho em conjunto com a Assistência Social, para destinar produtos inerentes à merenda escolar para os alunos que não estavam indo à escola, e isso, organizado por Kelly Vicentin, titular da referida secretaria. Os recursos para isso, salienta Assunção, foram do PNAE. Outra medida, foi ofertar o psicólogo da Educação, que ficasse em contato com os familiares dos alunos, professores, e toda a equipe da Educação, via WhatsApp.
Hoje a escola tem 480 alunos, e que vão de Pré 2 ao 5º ano do Ensino Fundamental.
VEJA AS AÇÕES DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL NA ALVINA PRESTES:
--
--
LEIA TAMBÉM:
O NRE DE TELÊMACO E NECESSÁRIOS TEMAS: Os desafios em tempos de pandemia, a positiva fusão Manoel Ribas Wolff, o não à ideologização em sala de aula e o não partidarismo nos estabelecimentos.