Mauro Augusto da Silva, paranaense de Itaguajé, compartilha sua trajetória no Caminho da Fé
O povo brasileiro tem um costume diferenciado do restante das demais nacionalidades, quando sem conhecer quase nada de seu país continental, prefere na maioria das vezes, visitar primeiro o exterior.
Quantas atrações e cidades interessantes temos de norte a sul de nosso país.
Na 5ª Peregrinação da Uneser – União dos Ex-seminaristas Redentoristas, é trazido para o Oberekando, um pouco da trajetória feita pelo subtenente da Policia Ambiental catarinense, Mauro Augusto da Silva. Com ele os amigos da mesma corporação militar ambiental de SC, Claudimar Francisco feslke e Marcos Aurélio Gomes. De São Paulo, da Uniser, Luiz Silvério e Jonival Cortêz.
Foram 315 quilômetros, com início em Águas da Prata. Seguindo pela Serra da Mantiqueira, se passam, por exemplo, pelos municípios mineiros de Andradas, Crisolia, Ouro Fino, Inconfidentes, Borda da Mata, Tocos do Moji, Estiva, Consolação, Paraisópolis, Canta Galo e Luminosa. Também pelos paulistas: Campos do Jordão, Pedrinhas, Poti e Aparecida. Da distância total, Mauro, 48 anos, paranaense de Itaguajé, e que reside em Joinville, conseguiu andar 230 quilômetros de chinelo e sandália, e depois nem bota conseguiu calçar, devido a bolhas nos pés. “Na Serra da Mantiqueira você ainda vê muitas capelas, de muitas pequenas comunidades, aonde o povo ainda guarda a religiosidade de nosso tempo!”, explicou.
Encantado pelo que viu no caminho, acrescentou: “São muitas pinturas feitas nas paredes internas das igrejas, escondidas nas cidades. Cabe a nós, divulgarmos!”.
Antes de ir à Ponta Grossa, e estudar no Seminário Santíssimo Redentor, que hoje é a Universidade Tecnológica do Paraná, ele foi, por sete anos, coroinha na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Itaguajé, que pertencia à Diocese de Apucarana.
ENCONTRO NO PARAGUAI EM OUTUBRO
Mauro se prepara para de 12 à 14 de outubro, participar do Encontro Internacional dos Ex-seminaristas do Ssmo Redentor de Ponta Grossa, que neste ano de 2018, será na capital do Paraguai, Assunción. Em nome do coordenador geral no Paraguai, deste, Rafael Resquin, antecipadamente o agradecimento de todos os ex, mas sempre Redentoristas, por tanto empenho, e de todos os irmãos paraguaios!
* A primeira foto do álbum acima é uma homenagem a Mauro, pelo que ele tem repassado de valores humanos ao filho Guilherme, sempre o levando (assim como a sua esposa), aos encontros de ex-seminaristas, deixando com que o filho conheça aquele que eram amigos de seu pai, numa faixa de idade não tão distante da que hoje ele (Guilherme) se encontra.
LEIA TAMBÉM:
EX-SEMINARISTAS: SÁBADO DE EMOÇÃO E ENCERRAMENTO. Ficou decidida que a 8ª edição será em Asunción. (Encontro de Ex-Seminaristas em Curitiba em 2017).