Palestra e Dados do Cadastro Único dos Autistas local
2024-07-26 às 09:08:48) Na noite de ontem (25), no Centro Betel de Adoração, aconteceu a I Escuta à Comunidade Autista, quando a APTAA (Associação de Pais, Terapeutas e Amigos dos Autistas), a ONDA (Organização Neurodiversa pelos Direitos do Autista) e o Movimento Voz dos Autistas de TB promoveram a I Escuta à Comunidade Autista de Telêmaco Borba.
Dentre suas respectivas representantes na cidade, lá estiveram, pela Aptta, Larissa Bueno dos Santos Vieira, pela Onda, as conselheiras municipais, Ida Mara Pontes Malinowski, Silvana Lima e Priscila Guimarães Biancon e pela Voz de TB, Ariane Guralh.
Na ocasião, foram apresentados dados do Cadastro Único dos Autistas de TB, bem como expostos o trabalho que vem sendo feito na luta em defesa aos direitos dos mesmos, e explanação geral sobre o tema.
Estiveram presentes, além de vereadores e pré-candidatos, também, postulantes ao Executivo municipal: Edson Ferreira, Élio Cesar Fubá, Reinaldo Carneiro e Thiago Chamorra. Para Ariane, uma das organizadoras desta noite, isso foi de suma importância, para que eles conheçam a realidade nesta causa.
Telêmaco hoje tem, por exemplo, 567 autistas que responderam (ou seus responsáveis) ao cadastro, mas se sabe que o número é ainda maior! Na rede municipal, são 293 alunos, atendidos por 119 professores. De tantas demandas a serem pleiteadas, uma delas, é considerar o laudo de diagnóstico, uma só vez, para efeito, por exemplo, de renovação de planos de saúde, e não anualmente, como hoje é solicitado. Uma consulta, hoje na cidade, para este efeito, custa no mínimo, 600 reais.
Agradecimentos deste Site, à Ariane, que cedeu, dados expostos na apresentação no CBA, para que fossem, na galeria de fotos acima, exibidos! Ela, inclusive, foi a palestrante da noite.
Os secretários municipais de Saúde, e de Educação, se fizeram presentes!
--
LEIA TAMBÉM:
ARIANE GURALH, SEUS TRÊS FILHOS E O AUTISMO: Conselheira da Onda em TB e sua opção pela maternidade
--