ONLINE
9




Partilhe esta Página

ACITEL

sr

OBEREKANDO

S

AWEF

ds


CURIÚVA: PROFº CIRO CONCLUÍ SÉRIE COM VEREADORES
CURIÚVA: PROFº CIRO CONCLUÍ SÉRIE COM VEREADORES

O presidente Adevir fará avaliação dos diálogos, ainda esta semana!

df

19/11/25 às 09:55:29) Foi concluída anteontem, segunda-feira, a série de entrevistas com o Poder Legislativo de Curiúva, no diálogo com o vereador Ciro Luiz Constanski, o Professor Ciro. O encerramento será feito com um bate-papo, já gravado, com o presidente da Câmara Municipal, Adevir Lopes, ainda nesta semana! Foram ouvidos, em uma inicial, o presidente, e também, a professora Claudete Assunção, Ricardinho da Máquina e Diogo do Alecrim, e em setembro, Fernando Aparecido dos Passos Jesus, o Fernando do Gás e Gilmar de Assis Correa, o Gil do Naia. Já, em outubro, a dupla foi José Claudenilson dos Santos de Oliveira (Milson do Nori) e Valderi Higino dos Santos.

Nascido em 20/12/1972, foi perguntado sobre a entrada dele na política, e respondeu: “... a política... não era para eu estar aqui! Não era... até não gosto muito de falar deste assunto, porque, rapaz, eu tive que cumprir uma promessa que fiz para um irmão meu! Ele era funcionário da prefeitura, mais velho que eu dois anos, e ele queria ser candidato, e eu, não queria ser! Eu sempre falava que eu ia sair, ia sair, e ele falou para mim ‘olha, você vai prometer para mim que se eu não sair, você vai sair! Então fiz aquela promessa, mas não imaginando o que iria ocorrer, tudo que ocorreu, sabe!”. Ele, Sandro, veio a falecer, sendo uma perda enorme à família, pois era aquele que aonde chegava, alegrava todo o ambiente, “mas quando chegou na época da eleição a família falou... ‘olha, o que você prometeu para ele, agora você vai cumprir!’”. 

 

A FAMÍLIA

sd

Ciro é irmão de João Carlos, Rogério, e Maristela que reside em Telêmaco e é proprietária da Pão e Carne, “um dos melhores lanches de Telêmaco”, e a Dulce, além de Adriano, irmão de criação!

Filho de João e Estela, ambos, In Memorian, é casado com Edina Cristina Honorato Constanski, e pai de Erick Fabrício, que por sua vez é casado com Alais Andressa, dupla que o tornou vovô coruja, o dando a netinha Elena! “A gente vem de família humilde. Cada um de nós lutou pelo que tem hoje, passamos muitas dificuldades, e podemos dizer que somos vencedores, e hoje estamos aqui, num cargo, que temos que agregar muita coisa para o povo de Curiúva!”.

 

Ele, aliás, é tio de Maria Eduarda, que foi eleita a Rainha da Fescaetê. Marca ela, a este jornalista, porque na infância, Duda vinha com os pais, de Curiúva, até Telêmaco, porque era uma atleta da Ginástica Artística. Sempre, além de linda, muito humilde e respeitosa! Tio Coruja, lembra que foi professor dela, em Educação Física, e quando era o momento de aula, pedia que a sobrinha-aluna ‘fosse mais calma na hora do futebol, com os amigos de classe’, mas ali, já mostrava o talento, sendo hoje, uma destacada atleta do Londrina, o Tubarão!

--

Fez questão de citar, espontaneamente, Christiano, e disse que as pessoas têm que sentar com ele e conversar, e por ser o prefeito, mais novo que ele, assim referiu-se: “Um piá humilde, bom de conversar com ele... ele tá correndo, eu tive em Curitiba com ele, está correndo atrás das coisas, tá correndo por Curiúva, e pode ter certeza vão vir muitas coisas boas por Curiúva! A gente vê que ele está lutando! Como diz, para tudo hoje tem dificuldade! A Prefeitura hoje paga financiamento que foi feito para o asfalto, paga fundo de previdência. Então não sobra muita coisa, mas ele está correndo atrás, está lutando! Então as vezes têm gente que não olha este lado, mas, um piá bom! Também temos aqui, a Casa, o Legislativo aqui, tudo bom, cara! Seu Adevir também, uma pessoa de um coração em enorme! Um senhor... vou falar senhor, de coração imenso! Tenho muito carinho por ele! Uma pessoa correta, uma pessoa honesta! Então, temos que fazer as coisas acontecerem!”.

Por serem o Legislativo, citou que não tem o dinheiro, a caneta, e nem sempre sai imediatamente quando eles pedem, e sim depende do prefeito, mas que tem atendido, à medida que existem os recursos, sejam na Saúde, Educação, Obras, enfim! “Nas escolas, salas de aulas, banheiro para os professores, estradas estão ruins, a gente pede, mas tem um certo momento que também, tem que ver o que tem!”.

O nome de Campanha, Professor Ciro, veio de sua função, concursado, professor de Educação Física, com padrão no Colégio Gabriel Rosas, em frente ao Ginásio de Esportes. “Sou aquele professor que gosto de ajudar o aluno. Vejo o que eu posso fazer pelo aluno, coração imenso!”. Ele, com gratidão, citou a professora Virgínia, como uma mão amiga, e uma inspiração para a função que exerce hoje! Ciro e a esposa, Dona Edina, são presenças constantes no aniversário da eterna professora!

 

RELAÇÃO COM O EXECUTIVO

d

“Eu não tenho nada a reclamar do Executivo! Sou amigo do Christiano, hoje mesmo (A entrevista foi gravada anteontem, segunda) estive lá, estivemos conversando! Têm muitas coisas boas para vir para Curiúva, e o ano que vem é um ano eleitoral, e acho que tem que correr atrás... agora é hora de correr atrás! Pedir... pedir, como se pede para Deus! Pediu 10 coisas, vieram 6, está bom!”. Citou a concentração momentânea de esforços do Governo, à população de Rio Bonito do Iguaçu, e nada mais que justo, e rendeu-se, na entrevista, solidariedade aos seus moradores, inclusive! De quando esteve em Curitiba, citou o subchefe da Casa Civil do Paraná, Lúcio Tasso, que “abriu as portas para Curiúva”, e enumere aqui, este que aqui escreve, ‘Lúcio faz parte de meu início no Jornalismo, em Jandaia do Sul’.

 

RELAÇÃO COM OS DEMAIS PARES DA CASA!

“Tranquila... não tem problema nenhum! Hoje até estavam falando que eu tinha que tomar remédio, porque eu estava mexendo com todos eles! Não tenho problema com nenhum!”. 

 

ATUAÇÃO POLÍTICA

“Eu, como professor, sempre estou olhando para as escolas..., fazendo indicações para escolas. Eu, até esses dias, conversei com Christiano a respeito das escolas. Quero que ele sente com os professores, converse! Eles estão sempre reivindicando aumento!”. Outras áreas também, o entrevistado vê com carinho, como a Agricultura, com equipamentos – que inclusive foi um pedido dele, em Curitiba. No Esporte, pedido de kits esportivos! Pedidos que se melhore as quadras. No começo do mandato, disse, fez uma indicação pela conclusão do estádio!

Quando chega julho, falou que anda mil quilômetros dentro de Curiúva, na corrida para fazer festa para a Apae. Neste sentido, também, exaltou: “Pensa num povo caridoso, povo bondoso, que é o povo de Curiúva!”, que colabora em peso, também para este evento, da Apae!

A entrevista foi encerrada para que ele participasse de mais uma sessão ordinária da Câmara curiuvense! Registrou um abraço a toda a população, e claro, sem esquecer dos seus eleitores!

O Oberekando agradece, desde já, tendo ainda a conclusão com o presidente, a atenção e carinho de cada vereador, que reservou um tempo para este importante diálogo!


--

LEIA TAMBÉM:

ADEVIR LOPES PRESIDE DA CÂMARA DE CURIÚVA: A relação com o Executivo e com a cidade aonde nasceu

A VEREADORA, CLAUDETE ASSUNÇÃO, DE CURIÚVA: O Oberekando trará entrevista com todos os vereadores, gradativamente. O presidente foi o primeiro

OS VEREADORES CURIUVENSES, DIOGO E RICARDO: Entrevista especial com o Legislativo já teve o presidente Adevir e Claudete

OS VEREADORES FERNANDO DO GÁS E GIL DO NAIA: Mais uma sessão de entrevistas no Legislativo de Curiúva

NO OBEREKANDO, OS VEREADORES MILSON E VALDERI: Espaço aos parlamentares de Curiúva.

--

: