Entrevista especial com o Legislativo já teve o presidente Adevir e Claudete
19/08/25 às 16:32:53) O Oberekando continua, em Curiúva, com a sessão de entrevistas especiais com os vereadores. Uma rápida conversa já fora feita com o presidente da Câmara Municipal, Adevir Lopes, que ao final com todos os edis, voltará uma avaliação geral, e como forma de prestígio a única presença feminina entre eles, como legisladora, fora feita concessão de entrevista individual com a professora Claudete Assunção, que foi o bate-papo de julho.
Desta feita, a primeira dupla no bate-papo foram os vereadores Diogo de Camargo, conhecido como Diogo do Alecrim, nascido em 17 de janeiro de 2003, e Ricardo Lemes de Oliveira, o Ricardinho da Máquina, que nasceu em 27 de junho de 1982.
“Você colocou em dupla aqui, achei bem importante, que possa sair alguma coisa bem mais interessante. Sou Ricardo, mais conhecido como Ricardinho da Máquina, tenho 43 anos. Primeira vez como vereador, na eleição passada fui candidato, tive 250 votos, bem votado, graças à Deus, e por essa votação expressiva ai, que eu decidi novamente concorrer, e a gente, primeiramente com a graça de Deus, depois, ajuda da população, aquele que confiou na gente, no trabalho da gente, conseguimos o destaque de segundo mais votado, na graça de Deus, com 370 votos”, disse Ricardo.
Diogo disse que se programou para esta campanha para vereador, no fim do último pleito para deputado: “A gente já se aproximou do grupo político que trabalhou junto, faz parte, se fez firme na decisão. Me filiei no partido Podemos, o PSC ainda, continuei firme no grupo, tive diversas chamadas para outros, mas me mantive firme e comecei. Quando me elegi, ainda estava com 21 anos. Foi uma eleição histórica, foi uma eleição difícil, que a gente concorreu aí em termos de município, com 989 candidatos, e mais centralizado comigo lá no Alecrim, se eu não me engano, totalizaram 7. Fiquei muito feliz, obtive 255 votos, e só no Alecrim, 205 votos. Nunca tinha acontecido isso, e foi a votação maior da história do Alecrim. Fiquei feliz e grato com toda a totalidade do município, e especial com o povo do Alecrim, que me acolheu, me deu força, tendo outros candidatos, repartindo a família e votando, e consegue se eleger, e fiquei em quinto lugar, e hoje me sinto feliz de ser útil, de estar presente, e em especial os produtores rurais, que foi meu carro-chefe das pessoas que a gente está atendendo, mais o Ricardo, que faz parte do setor de Obras”.
A PRESENÇA E IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA, AUXLIANDO NA CAMINHADA!
DIOGO: Esposo de Alessandra, disse de suma importância, pois “no momento em que a gente pensou em ser candidato já é que a família nos apoiou. Tenta! Se você tem capacidade, tenta, e se você não tiver a família e amigos que te incentive, você nem sai do lugar”. Crê que muitas coisas no mandato devem acontecer, assim como foram as muitas, já nestes oito meses. Comentou do Governo estadual, presente, e que ele, Ratinho, “que auxiliou Curiúva nos dois mandatos de Nato, e que municipalista”, e que está ao lado de Curiúva.

RICARDO: “Volto a falar em Deus, porque tudo que eu menciono é primeiramente Deus. Primeiro foi Deus, que eu pedi, e Ele me concedeu a graça. Primeiro foi Deus, e depois minha família, os pais, minhas irmãs, tios, tias, primos, filhos, e principalmente a minha esposa, Carla”. Ela, lembrou, que está o tempo todo, e até compartilhando um pouco mais com o povo, porque as vezes, viagens, assim como foi a ida à Curitiba, aonde esteve com o deputado Moacyr Fadel e com o presidente do Detran. Ele tem os filhos, Lucas e Vitor.

RELAÇÃO COM OS DEMAIS VEREADORES
RICARDO: Elogiou a jornada do presidente Adevir, com sua longa jornada na Câmara. “Na vida da gente, cada coisa, cada fato, é um aprendizado que temos! Nominou Adevir como “ícone”, e com os demais, sempre tem o calor da emoção, e que “talvez você possa conhecer a pessoa, mas não sabe como vai ser o relacionamento com ela, dentro aqui!”, alegando que se tem as opiniões diferentes, “mas nada que com um diálogo a gente não possa resolver”. Ao final, falou, o que será definido é a vontade da população, que foi quem os escolheu para estarem ali.
DIOGO: “A gente, no início tudo é novo, é um aprendizado, e sempre vai ser. Seu Adevir acho que está no sétimo ou oitavo mandato, e garanto que ele está ensinando e aprendendo alguma coisa! Nós tivemos de início, discussões, mas acho que discussões sadias, e em favor do município, cada um com sua identidade política, diferente, o seu jeito de pensar, mas claro que, talvez, surtiu efeito!”. Vê que, mesmo com vereadores de situação, ou oposição, a vontade de todos é trabalhar pelo município, e que quando se encerra a sessão, a vida de cada um dos legisladores, continua, e as diferenças, podem sim, serem colocadas no momento da tribuna, mas, respeitosamente.
RELAÇÃO COM O PREFEITO E VICE
Antes, o Oberekando citou um fato que marca a relação Executivo e Legislativo, na cidade, que é a discussão entre os dois poderes, daquilo que será enviado à plenário. Sempre que possível, e necessário, quem traz as proposições vindas do prefeito, é o secretário de Governo, Reinaldo Vicentin.
DIOGO: Destacou ele, cada um em particular, iniciando por Christiano, enfatizando o amor entre família e o exemplo que vem do pai dele, Hermes. Do prefeito, falou de sua vida em prol da saúde dos curiuvenses pela área de atuação que antes exerceu, e formação, sem esquecer um grande coração ali existente, e “uma pessoa que vibra, por cada conquista à Curiúva”. Da primeira-dama, Isis, sempre com um sorriso acolhedor! De Pithy, o vice, um empresário, e na vida pública, três vezes presidente da Câmara, e conduzido à vereança, sendo o mais votado. Lembrou que o ex-vereador, por quatro gestões, João Maria, ainda do PSC, foi quem lhe apresentou a Pithy. De Reinaldo, destacou sua trajetória na gestão pública, e grande experiência, e que se dedica para que as coisas aconteçam na prática.
RICARDO: “A nossa relação com o prefeito e vice, e com o próprio Reinaldo, conforme colocado pelo Site, antes de disputa política, nós temos a nossa amizade. A nossa amizade continua, muito bem, graças à Deus, e agora, com a relação de vereador, chefe de Gabinete, prefeito e vice, também a gente se dá muito bem”. No entanto, expôs que, mesmo a amizade existindo, se as coisas não estiverem bem, eles se sentaram, discutirão e verão o que está acontecendo, e o que poderá ser feito para melhor, e se é necessária a busca de reforço.
Outro fato que fica evidente em Curiúva, é a equipe que prima na confecção de projetos, em face que este, em geral, é um dos maiores problemas, Brasil afora, pelos quais muitas Administrações não conseguem canalizar recursos!
PARCERIAS COM OS DEPUTADOS, E APOIOS!
RICARDO: “A gente sempre está buscando o melhor! Parcerias com deputados! Tem vários outros deputados aqui que os colegas estão tendo contato, e sendo base ou oposição, todos estão buscando. O entrevistado citou o deputado federal Luciano Ducci, “porque ele destinou um trator para ajudar com o pequeno produtor”, cujo recebimento do benefício fora feito na última segunda, na companhia de Christiano e Pithy. Disse quanto aos deputados, que se está marcando presença com eles lá, para que, eles marquem presença com o povo curiuvense, aqui, “destinando verbas, recursos, equipamentos, que é o que vem acontecendo, graças à Deus”. No que diz respeito à deputado estadual, disse também de Moacyr Fadel, e que é uma alegria fazer parte deste time, e que se está “buscando e obtendo resultados”.
DIOGO: “Como diz, a gente está fresco na Administração, mas já está se formando as entidades políticas, os grupos políticos”. Deixou uma saudação ao deputado estadual Moacyr Fadel, que tem ajudado o município, na totalidade, e que deve com ele, trabalhar, o encaminhando novamente à Assembleia. Destacou a trajetória do castrense, que foi vereador e por diversas vezes prefeito da cidade, e que também iniciou sua trajetória, bem jovem! “Até que a gente, dele, ganhou uma pista de caminhada para o Alecrim!”. Em âmbito federal, disse de Pedro Lupion, que é da Bancada do Agronegócio na Câmara dos Deputados. Dele, lembrou que foram conseguidos 530 mil de emenda parlamentar, para implementos agrícolas, à Curiúva.
Após a mensagem específica, tanto de Diogo, quanto de Ricardo, a todo o povo curiuvense, aonde ambos agradeceram, também aos seus eleitores, foram registrados os convites, para o mês de setembro, aos vereadores Fernando Aparecido dos Passos Jesus, mais conhecido como Fernando do Gás, e Gilmar de Assis Correa, o Gil do Naia, para serem a dupla a cederem a entrevista ao Oberekando.
--
LEIA TAMBÉM:
ADEVIR LOPES PRESIDE DA CÂMARA DE CURIÚVA: A relação com o Executivo e com a cidade aonde nasceu
--
