Presidente, ele concluiu e avaliou a série de entrevistas com o Legislativo Municipal
21/11/25 às 10:56:55) Após serem entrevistados os vereadores, professora Claudete Assunção, Ricardinho da Máquina, Diogo do Alecrim, Fernando do Gás, Gil do Naia, Milson do Nori, Valderi Higino e Professor Ciro, chegou o momento da palavra do presidente da Câmara Municipal de Curiúva, Adevir Lopes, que fez uma avaliação, também, dos bate-papos com os demais legisladores.
“A gente tem uma vida dentro do município, de longo tempo, e como vereador, também, um trabalho que até que um pouco, se a gente não consegue tudo aquilo que se faz necessário, procuramos fazer o máximo possível para que o nosso município de Curiúva seja cuidado de uma maneira séria, com o Poder Executivo, e eu, como presidente da Casa (de Leis), a gente têm um respeito pela Casa e com o povo, porque é a casa dos nossos munícipes, a Câmara Municipal de Curiúva”.
A relação de cada vereador, com o Executivo Municipal, e colocada nas entrevistas, viu o presidente, foi cordial, e com urbanidade, e ele, a isso, agradeceu à Deus, “e de uma maneira muito humana e calorosa, aos colegas vereadores, porque debater os problemas, é certo e se faz necessário, agora, divergir por divergir, não está escrito em lugar nenhum da Constituição Federal, nem Estadual e nem na Municipal, que deve divergir para poder crescer!”. Disse, que tem o grau de escolaridade mais baixo do que qualquer um dos vereadores que estão sob a sua batuta, mas, nem por isso, deixou de ser, e é, respeitado por cada um deles, o que lhe dá muita alegria e satisfação, e “a gente procura, a cada dia que passa e que se vive, buscar aprender. Apesar de minha idade estar um pouco avançada, eu estou aprendendo com os colegas vereadores, e aprendendo também com os prefeitos, que já passaram gestões que a gente foi vereador, juntos, e sempre teve uma participação!”.
IMPORTÂNCIA DAS REUNIÕES DE COMISSÕES
Antes da sessão ordinária, que agora têm a transmissão via Youtube, acontecem as reuniões das Comissões, de Justiça e Redação, Finança e Orçamento, Obras e Serviços Públicos, e Educação e Saúde Social. Desta forma, vai a plenário a matéria do dia, previamente discutida, o que muitas vezes frusta aquele que espera um debate mais acalorado, para somente devido a isso, ir, como população ouvinte, assistir pessoalmente a reunião da Câmara, que se dá todas as segundas-feiras, a partir das 19 horas. Mas, salienta Adevir, que a presença dos curiuvenses às sessões, é de suma importância! O uso da palavra, as emendas aos projetos, a própria proposição de projetos, requerimentos, e indicações, além do uso da tribuna, pelos vereadores, enriquece ainda mais, acrescenta o presidente, o trabalho do Legislativo.
GRATIDÃO AOS SERVIDORES
Os servidores da Câmara, foram lembrados com muito carinho pelo presidente, como é o caso de Eliane, que é a contadora. Também Dr. Marcos, que é o assessor Jurídico, bem como Sandra e Roseli, e a Andreia, que é a secretária geral dos trabalhos do Legislativo.
IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA

A importância da família ao trabalho parlamentar é enorme, e um alento na rotina, em geral, com muitos desafios que a incumbência exige, e Adevir falou neste momento, da esposa, a Dona Rosimari, que lhe deu cinco filhos, sendo o professor Reni, que leciona na Universidade Estadual de Maringá – UEM, o Elijumar, que o auxilia na agricultura, o Alexander, que é funcionário público municipal em meio-expediente, e a filha primogênita, Delmari, que é agrônoma, e reside em Cascavel, e Aniellen, a caçula, que está em Londrina. Ele quase não segurou a emoção quando citou a querida esposa: “É meu sustento, minha vida, e a minha fé, de lutar e procurar vencer. Temos dificuldades, já passamos momentos difíceis. Nos ensinaram a ser humilde, e que Deus ama a verdade e a sinceridade, e assim estamos vivendo!”. A linda união matrimonial tem 55 anos!

MENSAGEM À CURIÚVA E À POPULAÇÃO
Na mensagem à Curiúva, disse que tudo o que ele viesse a falar, seria muito pouco, diante do respeito, consideração e amor que ele tem pela cidade! “Tratando-se da vida pública, eu quero agradecer à todos os prefeitos, que passaram na Administração de Curiúva, até o prefeito que antecedeu o atual, ou seja, Nato Moura, e família, e dizer também à equipe, do prefeito, dos prefeitos, de Christiano, da sua esposa (Dona Ísis), o Reinaldo (Vicentin) com sua esposa (Kelly), que são pessoas que saíram do seu dia-a-dia próprio, e passaram e passam, o seu dia-a-dia comunitário, com o município de Curiúva, fazendo prestação de serviço, e valorizando a cidade”, acrescentando que é desejo, edificar estas pessoas, pelo trabalho que vem fazendo em prol do município! “E aos nossos munícipes, a quem devemos todo o respeito, todas as nossas ações! Eles são quem nos remuneram, e eles são aqueles que confiaram esse trabalho a nós! Então essa responsabilidade é acima de qualquer interesse, de qualquer outra opção! Eu tenho muito respeito pelos nossos munícipes, e procuro fazer desse simples trabalhador e legislador, uma base para que o nosso trabalho dentro do município tenha sucesso! Que o nosso município tenha a possibilidade de crescimento e enriquecimento”.

Fora lembrado pelo Oberekando, que Adevir delegou aos seus vereadores, irem, e o representarem, na visita do prefeito Christiano, recentemente, à Curitiba, pois tinha Lopes, compromissos pré-agendados quando surgiu a oportunidade: “É o dever da minha pessoa como cidadão, saber que a gente não é sozinho, e nem pode ficar sozinho!
A entrevista foi encerrada com os melhores desejos de sucesso do presidente, a todo Legislativo: “Para que nosso trabalho tenha consistência de retornos positivos aos nossos curiuvenses!”

O Oberekando fez questão de acompanhar a sessão ordinária!
--
LEIA TAMBÉM:
ADEVIR LOPES PRESIDE DA CÂMARA DE CURIÚVA: A relação com o Executivo e com a cidade aonde nasceu
NO OBEREKANDO, OS VEREADORES MILSON E VALDERI: Espaço aos parlamentares de Curiúva.
--
