Qual a intensidade das lembranças 21 anos depois, do ataque às Torres Gêmeas?
2022-09-11 às 03:08:47) Mais uma vez, e direto dos Estados Unidos, o Telêmaco-borbense por adoção, mas nascido em Ibaiti, Wanderlei Gasques, traz sua contribuição no dia em que se recordam, 21 anos da data que estarreceu o mundo, ao ver aviões se chocarem com o World Trade Center – as Torres Gêmeas – o mais imponente prédio daquela que podemos chamar, de Capital do Mundo, por ser sonho quase que unânime, de desejo de visita, caso ainda não tenha sido, em nível mundial. Neste mesmo dia, outro avião se chocou com o Pentágono, e um quarto, caiu em um campo aberto, e todos, sem sobreviventes. Nosso entrevistado, lá estava, e foi um dos voluntários, na procura por sobreviventes.
Apesar do tema ser bem triste, a amizade do entrevistado, desde criança, com este jornalista, vem à frente, e como ele no seminário Ssmo Redentor era apelidado de Corintiano, logo lembrou que tanto ele (do Corinthians) quanto o entrevistador (simpático ao Palmeiras) estavam em pé de igualdade, eliminados da Libertadores.
Wanderlei mora em Portsmouth, estado de New Hampshire. Ele trabalha em Kittery, já em estado diferente.
IMPACTO DA NOTÍCIA DA MORTE DA RAINHA DA INGLATERRA
Assunto mais recente, também colocado à baila na conversa, analisado por ele, a morte da Rainha Elizabeth II. Por mais que ambos os países, Inglaterra e Estados Unidos, se considerem irmãos, não existe a ligação de ser parte da Inglaterra e obediência à Coroa, assim como são, por exemplo, Escócia, ou até mesmo, de forma mais indireta, a Austrália e Canadá. Apesar que sejam os principais parceiros comerciais reciprocamente, segundo Wanderlei, na questão de submissão, compara com a mesma relação entre Brasil e Portugal, aonde jamais hoje, se cobra qualquer ato de subserviência dos Brasileiros em relação aos lusitanos... basta ver a grandiosidade do território brasileiro hoje, e o mesmo, do território dos Estados Unidos... como um dos balizamentos. Para se ter uma ideia, dentro do local de trabalho de Gasques, na gravação desta entrevista, sexta, dois dias atrás, não se comentou este fato, que repercute mundo afora.
“JÁ ESTÁ BEM ESQUECIDO”, EM RELAÇÃO AO FATÍDICO 2001
A repercussão, segundo ele, dispensa comentários, quando se relaciona àquela data, ou tempos que se seguiram, aonde nunca se viu em um aeroporto, tantos soldados, com metralhadoras e tudo mais. Já, no quesito de segurança, em termos do sistema de RX nestes locais, os sistemas são muito diferentes, e se avançaram ainda mais. Também, policiais da inteligência, à paisano, por exemplo, são presenças em voos, atualmente, e na hora de emergência, aparecem! E segundo o entrevistado, já, vários incidentes foram evitados, por este fato.
Aquele fervor em relação aos ataques, já passou entre residentes nova-iorquinos, em termos de manchetes, espetacularização até mesmo destes, e informou, inclusive, que ele próprio, por ter sido testemunha ocular, acaba sendo objeto de curiosidade entre os norte-americanos. À Wanderlei, de dupla cidadania (EUA e BR), eles pedem que cite o que sabe e como foi, e especialmente, o fato de ter trabalhado como voluntário, nos rescaldos do que sobrou, para se tentar encontrar pessoas com vida. “Hoje eu trabalho dentro da área de Cia, e mesmo quando eu conto a minha história, ou mostro alguma foto, é uma curiosidade imensa, e eles querem saber o que aconteceu de verdade”. Aquilo que veio na sequência, como a Guerra do Iraque, por exemplo, centralizou novamente, a mente dos americanos. Como trabalha com muitos veteranos de guerras, tanto que defenderam os Estados Unidos, como por exemplo, africanos, defendendo seus países de outras potências, e com suas histórias, falou Wanderlei que ficava meio deslocado, sem ter nada além, para contar, mas isso se reverteu, quando para eles, comenta do 11 de Setembro.
O relato foi feito dele, de seu 11 de setembro de 2001 na íntegra do vídeo abaixo. Um fato que chama atenção, é que sua irmã, Silvana, em 1993, trabalhava justamente no WTC, quando aconteceu um primeiro atentado. Já, em 2001, ela trabalhava também em Nova Iorque, e nas proximidades novamente, das Torres Gêmeas. Saber dela e de seu estado, foram momentos de agonia, até ver que ela estava em segurança!
QUANDO FOI QUE VOCÊ SE TORNOU UM VOLUNTÁRIO?
No dia seguinte ao atentado, as pontes, os túneis... tudo estava fechado, por medida de segurança e para se evitar o acesso, possibilitando o trabalho das equipes de resgate. Disse que como não tinha como ir ao trabalho, e escutou no rádio que estavam necessitando de pessoas que tivessem habilidades extras para auxiliar, que se apresentassem! O tborbense era pintor de pontes, e a profissão dele, exigia esforço e habilidades diferenciadas, e de segurança: “Assim que chegamos, o Exército nos admitiu na hora, e nos conduziu até o local”. Descreveu que tudo foi muito horrível, e o cheiro, de tudo, se sentia a quase um quilômetro. Isso só não foi maior, que o tocante momento em que fora retirado o padre, que era capelão do Corpo de Bombeiros, e entrou no prédio para ajudar, e não conseguiu sair de lá, com vida.
O CENÁRIO HOJE...
Depois quase de vinte anos do acontecido, e também pelo desejo de sua esposa Elma, que queria conhecer Nova Iorque, ele a levou, e foram passear no World Trade Center, que reconstruído, é um lugar bonito. Ele continua a ser o maior prédio de NY. “E Nova Iorque, aliás, se encheu de prédios de 90, 100 andares!”. Exatamente aonde eram os dois prédios (as Torres), existem hoje duas piscinas profundas, e um buraco como se fosse uma cachoeira, e os nomes de todos os mortos lá citados, para recordações: “Mas os turistas não estão nem ai para parar, e pensar... eles estão ai para tirar foto”.
UM SUSTO 13 ANOS DEPOIS QUE ESTAVA NOS EUA... SERÁ, NOVAMENTE ALGO?
Em 2019, no dia 13 de julho, por volta das 20 horas, horário de Brasília, um susto que o trouxe à lembrança, a possiblidade de um novo ataque ou catástrofe... Nova Iorque foi atingida por uma queda de Luz, e que fora causada por uma explosão em um bueiro, segundo autoridades municipais. Neste momento ele estava indo ao aeroporto, para o retorno de sua esposa, ao Brasil. Teve que disfarçar ao Elma lhe perguntar o que estava acontecendo ... ele respondeu que tudo estava sob controle, mas na verdade, já estava olhando no retrovisor, se detectava algum rompimento e água jorrando túnel adentro, mas felizmente, não!
Nos dias 13 para 14 de julho de 1977, um outro blecaute atingiu Nova Iorque, pela incidência de raios.
Neste episódio, quando retornava em 2019, a senhora Gasques foi entrevistada pela Globo, porque era o primeiro voo que chegava dos Estados Unidos, depois da queda de energia em NY.
NÃO PODEMOS ESQUECER A DOR DOS ANTEPASSADOS QUE NOS GARANTIRAM A ATUAL LIBERDADE!
Existem situações cogitadas por exemplo, de ter o campo de concentração de Auschwitz, em games, sendo mostradas como hotel, comenta-se essa possibilidade: Explique para algum familiar que tenha tido antepassados que lá foram mortos ou maltratados... o que isto poderia significar! Está se perdendo a medida das coisas... a relevância dos fatos do passado, e que marcam o sofrimento de muitos, pela liberdade hoje que vivemos!
Gasques citou, por exemplo na Louisiana, nas fazendas de escravos, com árvores centenárias, ou bicentenárias, casarões... e hoje são usados para realização de casamentos! “Quando você vai lá, você que leu a história, você sente a dor de quem lá sofreu!”. Exemplificou o Brasil com várias situações assim...Não foi muito longe... rememorou o Rio Mortandade.... aonde?... Em Telêmaco, no massacre dos índios, aonde muito sangue se jorrou... e a nova geração...sabe, ou, quer saber disto?
O BRASIL AINDA É DESCONHECIDO POR MUITA GENTE NOS EUA!
Mais um tópico citado, foi o desconhecimento, por se falar anteriormente de fatos, também de lugares; e muitos residentes nos Estados Unidos, afirmou Wanderlei, desconhecem o Brasil, ou a sua enorme territorialidade! Um amigo dele, num horário de almoço, perguntou se o Brasil tinha mais ou menos o tamanho do Texas! Vários, jamais imaginam, que Brasília é a capital do Brasil... muitos pensam ser Rio ou São Paulo... pior ainda quando respondem que é Buenos-Aires!
Mais um detalhe: Por curiosidade, lembrou a cidade mineira que tem grande população nos Estados Unidos, e por isso ganha o apelido de Valadólares (Nome real: Governador Valadares) ... ai ele e o seu irmão Vanderli começaram a falar Texas Borba, e sem ser pretencioso, não descarta a possibilidade de ambos terem iniciado a questão deste codinome à Capital do Papel. Aí, quando o índice de violência aqui subiu...este termo, ficou mais em alta! Confidenciou que neste viés, a cidade vizinha de Reserva, que tem muita gente nos EUA, é apelidada de Federal Reserve, que corresponde ao Banco Central Americano.
ENCONTRO REDENTORISTA
Tendo ele e seu irmão Vanderli sido seminaristas em Ponta Grossa, no Ssmo Redentor, ao dar sua palavra de incentivo que todos se esforcem para se fazer presentes no encontro de ex-seminaristas Redentoristas que acontecerá em Pedro Juan Caballero, falou que encontrou o padre Telêmaco-borbense, Gelson Mikuska, - inclusive das Cem Casas, local em que a Família Gasques morou por muitos anos - na cidade americana de Newark, aonde os Redentoristas trabalham, em New Jersey. O padre é irmão de Gasparino Mikuska, que responde pela Rádio Vale do Tibagi.
A finalização da entrevista faz uma menção à sua família, à família Redentorista, e à família Tborbense.
Wanderlei é pai da advogada Priscilla Gasques Nenemann, que é esposa de Edson Nenemann. Ela é mãe dos lindos gêmeos Vinicius e Isis Gasques. O mais novo componente da família é Theo!
Ao fechamento da edição desta matéria, se soube da internação e em UTI, do querido amigo em comum, tanto deste jornalista, como de Wanderlei, Itamar Penzo, mas que Graças à Deus, está melhor, consciente, e já se comunicou por telefone com os amigos, tranquilizando a todos! Esperamos pronta recuperação! Itamar é parte da Família de ex-seminaristas Redentoristas!
--
--
LEIA TAMBÉM: