ONLINE
13




Partilhe esta Página

D

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

sd

S

S

AWEF

z

S 

D


UMA BOA CONVERSA COM DR. MÁRCIO, DE TELÊMACO
UMA BOA CONVERSA COM DR. MÁRCIO, DE TELÊMACO

Diversas pautas, inclusive que o crescimento ordenado da cidade, passa pela questão cultural

x

2021-12-18 às 10:07:05) Uma conversa, que o Site pode já chamar de “entrevista de final de ano com o prefeito”, que vem se tornando tradicional por parte do Oberekando, se deu nesta sexta-feira, com Dr. Márcio Artur de Matos, de 76 anos, chefe do Poder Executivo de Telêmaco Borba.

“Eu estou feliz, chegar nessa idade de 76 anos, e ainda ter uma certa lucidez, na memória, se bem que de vez em quando falha, mas sempre tem alguém que me socorre (Na véspera, este jornalista que aqui escreve, o socorreu, na verdade o complicando, ajudando-o a lembrar ‘Casa da Cultura’, enquanto na verdade, trata-se de ‘Centro Cultural’). Mas eu tenho a tranquilidade de falar sobre qualquer coisa... falar de qualquer coisa, porque minha vida foi muito transparente. Minha vida foi muito simples. Nunca exigi nada de ser celebridade não! O fato de eu ser prefeito é uma decorrência, da vida”.

 

DEPUTADO DA TERRA

Quando na campanha que o tornou deputado federal, ele encampou o lema que dizia não ao paraquedista, e sim, ao deputado da terra. Neste sentido, foi perguntado pra ele, quando de novo, Telêmaco terá um único nome, e com apoio de todos, para aí sim termos a chance de um deputado da Capital do Papel: Disse que não é só desejar ser deputado, mas ter respostas, no que se tem a apresentar de trabalhos prestados pela cidade, o fez, e como é a vida desse pretendente. Tanto para prefeito, como para deputado, falou que fora candidato, do jeito dele, e não com pessoas ditando o que ele deveria fazer: “Já tive interesse em ser prefeito, lá atrás, e ainda bem que não fui! Hoje eu julgo... eu não estava preparado! Hoje eu estou!”.

 

BARULHOS EXCESSIVOS DE ESCAPAMENTOS DE MOTOS, E SONS DE CARROS

Foi comentado com ele, por exemplo, o problema dos barulhos excessivos de escapamentos abertos de motos, e carros, à qualquer hora com alto som, e disse que este é um problema, a qual a pessoa irá entender que deve procurar a boa convivência com todos. E que pacificamente, todos devem dividir o mesmo espaço: “Não precisa ser letrado ou ter um monte de diploma não... importante é o diploma da vida! Tem tanta gente que não fez um curso superior, mas sabe mais que muita gente aí! Eu acho que a humildade é que faz a virtude do homem!”.

Das recentes homenagens que estão sendo feitas, disse da alegria de lembrar de pessoas que deixaram seu legado à cidade, e que estas, não são por mero acaso, ou vaidade pessoal, mas por merecimentos!

Faz-se necessário aqui, por parte do Oberekando, deixar claro que todas as homenagens sejam direcionadas aos nossos motociclistas, que profissionalmente, nos foram ‘a salvação’ neste período de pandemia, aonde não podíamos, apavorados, sair de casa e cheio de incertezas! Eles, por vezes se arriscando, lá estavam nos socorrendo! O contexto aqui é outro... é colaborativo, e como se falou, deve ter uma parcela de contribuição... de cada um!

 

INFRAESTRUTURA E CUIDADOS QUE PARTEM DOS MORADORES

Comparou ele, uma pessoa que comenta sobre tal rua, e que ela está péssima... pediu que essa mesma, faça uma avaliação da sua calçada e da frente de sua própria casa, e ai sim, depois possa criticar o outro. “Vou falar aqui, uma coisa que nós temos que enfrentar: Do meio-fio ao meio-fio, é responsabilidade da Prefeitura... a conservação da rua e tal e tal... Do meio-fio, até a divisa da propriedade, é responsabilidade do cidadão!”. Lembrou ele, que em diversas cidades do Paraná e do Brasil, não é ofertado gratuitamente, o asfalto, tendo eles que pagarem um percentual, mas que então, como nunca fora cobrado isso em Telêmaco, - e houve devido a pavimentação, a valorização da propriedade -, que o morador oferte uma calçada, e bem cuidada, por ele.

ACÚMULO DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO NAS CALÇADAS: Exemplificou o prefeito, um problema que é crônico na cidade, de por exemplo, quando se compra e recebe material de construção, deixar uma pilha de tijolos, 1 ou 2 meses, interditando o uso normal da calçada, aos transeuntes. Pensa ele, em ser dado prazo para a população que vá, por exemplo, construir, para que possa, com uma caixa de madeira cercando, deixar seu material na calçada, caso necessite.

 

TEMOS QUE VER NOSSOS FILHOS SEREM MELHORES QUE NÓS

O prefeito, em seu discurso no Jardim Bandeirantes, por ocasião da inauguração do Complexo de Lazer Pedro Cruz, comentou da importância de todos, para que a geração que está se formando, seja melhor “que nós!”.

 

PROFISSIONAIS DA SAÚDE E TODAS AS NOSSAS HOMENAGENS!

Como amigo de profissão, disse ele, que tem que reconhecer, “o trabalho pelos colegas médicos, enfermeiros, enfim, toda a estrutura, que nesta pandemia, estão em contato, correndo risco... tivemos amigos nossos que foram sepultados por isso! O desempenho de todos os funcionários... na área de Saúde, especialmente... foram brilhantes, sabe!”.

Antes de deixar sua saudação de Natal e Fim de Ano, lembrou do grande investimento que a Klabin fará nos municípios, com abatimento de impostos por parte do Governo do Paraná, e que Telêmaco também será beneficiada.  Pediu que os futuros governantes tenham a humildade de conversar com o povo, de reconhecer, neles, o verdadeiro poder de transformação!

s

O Oberekando, aproveita esta entrevista especial, para solenemente, ter nela, a última inserção da homenagem constante aos profissionais da Saúde que sempre encerrou as matérias, bem como, passar a publicar o Boletim Covid19 diário, apenas em datas que este número voltar a aumentar, ou passar-se de 5 casos diários positivados, além de retirar o vídeo na parte superior da HomePage, mas isso, como sinal de GRATIDÃO AOS PROFISSIONAIS, que graças ao esforço deles, e na Graça de Deus, a situação está se normalizando, e esperamos, cada dia, fique melhor! Sai das páginas algumas lembranças... MAS DO NOSSO CORAÇÃO, ABSOLUTAMENTE NUNCA, SAIRÁ QUE TODOS VOCÊS, ESTÃO CRAVADOS EM NOSSA VIDA, COMO ANJOS SEM ASAS! DO MAIS SIMPLES, AO MAIS GRADUADO PROFISSIONAL, O MELHOR NATAL A VOCÊS! “SE ME PERTIMEM AQUI, RENDO, AO SECRETÁRIO ANDERSON CATTO, A HOMENAGEM A TODOS, POR EXTENSÃO! CLEVERTON SOARES (REGIONAL DE SAÚDE), SINTA-SE TAMBÉM, HOMENAGEADO!”.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo, a todos, foi o que desejou Dr. Márcio, e replica o Oberekando!

(*) Na entrevista anual neste sentido, me inserirei no registro fotográfico, se me permitem!"

--

D

--

NÃO DEIXE DE VER NOSSAS ENTREVISTAS ESPECIAIS DE NATAL:

VILMA GASQUES É A PRIMEIRA ENTREVISTA NATALINAJornalista, com grande atuação no impresso, em Campinas, hoje, na assessoria de imprensa--

ZECÃO, MOTORISTA DA VINSA E DE TBQuantas lindas historias, e amor, naquilo que escolheu como profissão

MARISA ALONSO: UMA VIDA DA SANTISTA, POR TELÊMACOGuarda Mirim, Câmara, SOS e espírito sempre cidadão