Coordenador Regional da Casa Civil, citou diversos temas
2023-12-17 às 10:43:54) E no intuito de ouvir lideranças municipais e regionais, a conversa ao Oberekando, foi com Thiago Rafael Chamorra. Ele, coordenador regional da Casa Civil em Telêmaco Borba, no último pleito municipal, foi candidato à prefeito, e hoje representa o PL municipal.
Ele é natural de Jandaia do Sul, cuja a entrevista fora gravada exatamente no dia em que a cidade completava 71 anos: “Hoje resido em Telêmaco Borba, minha cidade do coração, cidade que eu criei raízes e tenho minha família, meus filhos, e estamos ai. Muitas pessoas já passaram aqui de Jandaia, e Jandaia do Sul sempre está na história de Telêmaco Borba, e do Paraná, porque temos o nosso governador Ratinho Júnior”, nascido lá.
CASA CIVÍL
Recentemente, ele fora empossado como coordenador regional da Casa Civil, em Telêmaco Borba, e para isso, atende às cidades neste entorno: “Só tenho a agradecer o governador Ratinho Júnior, ao (João Carlos) Ortega – chefe da Casa Civil -, que é amigo nosso de longa data, desde Jandaia do Sul; ao sub-chefe da Casa Civil, que é o Lúcio Mauro. Agradecer a estes amigos, a estas pessoas, que me confiaram esta missão de levar os munícipes da região, as pessoas, que é um desejo do governador, levar as pessoas, mais próximas do Governo do Estado. Esta é a meta do Governador! É isso que ele me pediu, e é isso que eu estou fazendo, levando as demandas de Telêmaco Borba e região”. Ele disse das portas abertas da Casa Civil, que representa uma forma diferente de governar!
PR 160
Das demandas, que também foram olhadas por ele, a terceira faixa na PR 160, hoje concretizada de Telêmaco à Imbaú, era uma reinvindicação antiga e na verdade, um sonho, pois “e nós, como também usamos este trajeto, nós sabíamos muito bem a dificuldade de chegar à Imbaú”. Telêmaco à Tibagi será a próxima demanda neste sentido, disse ele. Quanto à Curiúva, a terceira faixa é plano também, atende-la.
SEGURANÇA PÚBLICA
Quanto à segurança pública, com os equipamentos para as policias, sejam Militar como Civil, falou das melhorias em novas viaturas, efetivos e armamentos. Os índices de criminalidade baixaram substancialmente. Neste sentido, disse da 1ª Cia do 26º Batalhão, que deverá ser implantada nas imediações do Correio e antigo Sus, próximo do Conseg, “para o policiamento estar mais próximo do centro, mais próximo do cidadão, atendendo com mais rapidez”.
HOSPITAL REGIONAL
Sobre o Hospital Regional, lembrou que fora, por razões politiqueiras, inaugurado pelo menos umas 3 vezes. Com o governador Ratinho, está em funcionamento. No primeiro semestre, anunciou a implantação da maternidade, nele, para TB, “para não ter mais aquele transtorno de levar as mulheres gestantes, para outros municípios”. Ele foi enfático, claro, sem esquecer a importância e relevância do IDF: “Filhos de Telêmaco Borba, tem que nascer em Telêmaco Borba!”. Também frisou: “O Hospital não fecha... pelo contrário, aumentará a demanda! Isto é uma exigência do governador e do nosso secretário Beto Preto”. Outra situação que será viabilizada, serão, e para o primeiro semestre, as cirurgias eletivas. O tratamento oncológico é outra demanda que fora citada, e com, também o secretário Beto Preto, está sendo trabalhada ao lado dos prefeitos da região.
PRETENSÕES QUANTO À TB?
Como já foi candidato a prefeito anteriormente, o Oberekando perguntou ao mesmo, se há a pretensão dele, em colocar, novamente, seu nome à disposição dos T.borbenses, e a resposta foi positiva: “Sim! Tenho sim! Eu acredito que eu possa ajudar, que eu possa fazer mais, porque a gente tem no coração, de ajudar ao próximo”.
A pedido, sua definição de Telêmaco Borba, e o que a cidade significa à ele: “Hoje, é tudo! Aqui eu criei raízes, tenho meus filhos, tenho minha família! Uma cidade acolhedora, uma cidade próspera, uma cidade de trabalhador! Eu amo Telêmaco Borba!”.
Ao encerrar o bate-papo, Chamorra desejou à todos, um Feliz Natal e Próspero Ano Novo.
--
CONFIRA NOSSAS ENTREVISTAS DO CADERNO ESPECIAL DE NATAL 2023
A HUMILDADE DO SEMPRE DR. GEREMIAS. Ele foi delegado em duas oportunidades, em TB
BARBOSA DO SOM, MÚSICA E OS REBELDES. Ele trouxe mensagem de Natal e contou sua trajetória