ONLINE
7




Partilhe esta Página

D

DFF

d

ACITEL

s

sr

D

S

S

S

AWEF

S 

D


ISABELA, DE CURIÚVA, IRÁ PARA NOVA ZELÂNDIA
ISABELA, DE CURIÚVA, IRÁ PARA NOVA ZELÂNDIA

Ela e mais três estudantes do NRE de TB, foram contempladas com intercâmbio, pelo Programa Ganhando o Mundo

d

2022-06-20 às 07:34:44) Na sexta, falou ao Oberekando, a estudante do Colégio Estadual Professor Gabriel Rosa. De Curiúva, mês que vem, ela parte para um semestre de intercâmbio na Nova Zelândia, compondo um grupo de quatro estudantes do Núcleo Regional de Ensino de Telêmaco contempladas pelo programa Ganhando o Mundo, do Governo do Paraná. Isabela Camargo Lopes de Oliveira nasceu em 17 de fevereiro de 2007.

 

COMO RECEBEU A NOTÍCIA?

Quando ficou sabendo, narrou, estava em aula de Geografia, e a professora a avisou de que a mãe dela, a chamava: “Ai eu fui, sai do corredor, e vi que ela estava chorando! Eu falei... ‘eu passei?’, e ela respondeu passou! E ai, tudo mundo chorando!”.

Ela se disse muito feliz, por tantas pessoas que estão contentes por ela.

Com bom humor, foram as respostas dos aspectos positivos e negativos, de ser filha de professora, visto que sua mãe, a professora Josiane, na disciplina de Educação Física, leciona não só na mesma escola, como tem a filha como aluna: saber primeiro das coisas relacionadas à Instituição é a parte boa, e a parte ruim, é a cobrança e ter que sempre ser excelente, mas, no entanto, isso ela tira de letra, e foi a razão pela qual, fora contemplada. Respondendo quanto ao momento mais feliz que já teve na vida escolar, disse que ter alcançado 100 de média em todas as matérias no ano passado, pois o fato que levou a entrevista, seria evidentemente, tal resposta!

 

FAMÍLIA COMO PORTO SEGURO

O papel fundamental da família no sucesso da vida escolar da adolescente, foi afirmado. Com mãe professora, o pai, Alex Paulo de Oliveira, estudou até o Ensino Médio, “mas ele sempre me motiva, sendo excelente, e sempre, tentar o máximo possível, dar o meu melhor”. Da irmã Mariana, de 11 anos, disse que é super inteligente.

 d

 

CONCILIAR SENTIMENTOS E PRIORIZAR OS ESTUDOS

Quando foi pedido a ela um conselho, no sentido de que se potencializem neste momento, todos os esforços aos estudos, para as meninas e meninos da idade dela, especialmente na questão de namoro; vê que “se você está com alguém, que não te faz crescer, acho que esta pessoa não agrega na sua vida. Acho que esta pessoa tem que te colocar pra cima, e com certeza, te ajudar a seguir esse sonho. Meu sonho sempre foi fazer um intercâmbio e meu namorado me apoia bastante”. Ele se chama Gustavo.

Em um segundo momento, ainda reforçando que em Curiúva, ela e Larissa - que inclusive pelo mesmo programa, e do mesmo Colégio, está no Canadá, - são espelhos para muitas crianças e adolescentes, pediu o Oberekando, uma palavra de incentivo a elas direcionadas: “Eu acho que você tem que correr atrás de seus sonhos, e idealizar o que você quer, porque sem esforço, você não consegue”.

 

EXPECTATIVAS

Como era seu sonho, um intercâmbio, disse que olhou muito nas redes sociais a respeito de pessoas que foram aos Estados Unidos e ao Canadá, neste sentido, e que até pesquisou os valores em agências, mas que estavam bem caros. “Eu acho que vai agregar bastante!”. Da Nova Zelândia, tem a noção que não são tantos intercâmbios lá feitos, mas é grande sua alegria.

 

ELA DESCANSOU O SONHO QUE TINHA DE INTERCÂMBIO, NO SENHOR!

Ao comentar de sua sempre vontade pelo intercâmbio, e o valor acima daquilo que poderia pagar, falou: “Eu descansei no Senhor! Ele sabia qual era meu desejo, qual o tamanho do meu sonho, e então eu falei... ‘Senhor, o que for de sua vontade’”. Ao ver que uma curiuvense havia conseguido, logo em dezembro esperou, e não saiu, mas veio agora. Falou no entanto: “Jesus, o Senhor sabe de todas as coisas!”.

Antes de encerrar a conversa, Isabela fez uma série de agradecimentos, como ao NRE de Telêmaco, e ao próprio Governo do Estado, por este programa, e pelo apoio que tem dado a todos os intercambistas. Deixou latente suas palavras ao Colégio Estadual Professor Gabriel Rosa: “Eu quero agradecer a todos os professores. Sem o apoio de vocês, era óbvio que eu não iria conseguir. Agradeço a escola, não só Gabriel Rosa, mas também, José de Alencar, que esteve comigo em todo Ensino Fundamental, sempre, pegando em meu pé, sabe, e falando ‘você consegue’... eu quero agradecer todo esse apoio. Sem vocês, eu não estaria aqui! E eu quero mandar um beijo, e Deus abençoe!”. Ela disse, quanto a cidade em geral, que pode ver depois da postagem do comunicador Real, do Portal Curiúva, o quanto às pessoas têm um carinho pela outra, e se sentiu muito grata, por tantas manifestações de apoio e alegria. Tanto a secretária de Educação, Claudete Assunção, como o prefeito Nato, em recentes entrevistas ao Oberekando, também parabenizaram, tanto a ela, como Larissa.

LEIA TAMBÉM:

CURIÚVA: ESCOLA ALVINA ENUMERA MELHORIASO Oberekando inicia sessão com uma instituição de ensino municipal a cada mês

CURIÚVA HOMENAGEOU OS SERVIDORES MUNICIPAISAlmoço foi parceria da Prefeitura e SindServ

O NRE DE TELÊMACO E NECESSÁRIOS TEMASOs desafios em tempos de pandemia, a positiva fusão Manoel Ribas Wolff, o não à ideologização em sala de aula e o não partidarismo nos estabelecimentos