ONLINE
17




Partilhe esta Página

C

DFF

d

ACITEL

s

sr

D

S

C

sd

S

S

AWEF

S 

D


Ex-seminaristas no Caminho da Fé

Mauro comenta que já está se preparando

2022-05-12 às 09:01:58) No dia 19 de junho se dará início à mais uma edição do Caminho da Fé, e já estão na expectativa deste trajeto que em 2019 teve início dia 02 de junho em Águas da Prata, e foi concluído em Aparecida, no dia 15, são os ex-seminaristas Redentoristas, que estudaram no Santíssimo Redentor, em Ponta Grossa, Mauro Augusto da Silva, de 52 anos, e José Ramos Forbeci de 80. As informações são do primeiro, que reside em Joinville, e é subtenente aposentado da Polícia Ambiental catarinense. Já, de Curitiba, o delegado aposentado, Forbecci.

Já estão, dentro os que confirmaram presença, também Moacir Fachinello e Jandir Monteiro (76).

 

FORBECCI: UM MENINO QUANDO REUNIDO

Uma homenagem especial faz aqui o Oberekando, à José Ramos Forbecci, que além de sempre usar o bordão que sai do coração, “Uma vez Redentorista, sempre Redentorista!”, também tem um trabalho pastoral na Região Metropolitana de Curitiba.

Um grupo que se desloca de Kombi, fez, por exemplo, tendo ele como Ministro da Eucaristia, a celebração do Tríduo Pascal, na Sexta Feira Santa, com a Exaltação da Cruz celebrada na Vila de Itaqui, em Guaraqueçaba, distante 160 km de Curitiba. Já, no Sábado de Aleluia, na localidade  de Tagaçaba, distrito  de Guaraqueçaba,  há  150km de Curitiba, na Mata Atlântica. Com coração inflado em fé, expressou na ocasião, Forbi, como as vezes é chamado entre os amigos, sendo um dos principais incentivadores do pleno contato entre os amigos que um dia sonharam com o sacerdócio: “Feliz Páscoa, Cristo está vivo entre nós, Aleluia!”.

Outro fato, de suma relevância, é o esforço sub-humano, apesar da idade, que José Ramos sempre faz, quando nos encontros anuais, dos ex-seminnaristas, para dentro do possível, sempre organizar o ônibus que os levará até os locais aonde são realizados! Pense num terno carinho, sorriso fácil e coração aberto quando está entre os ex e sempre confrades! Assim é ele, que a exemplo de diversos outros, celebrando aqui especialmente aqueles de maiores idades, nunca deixam morrer a chama do amor e fé! Já, aqueles, que na passagem das décadas de 70 para 80, e até mesmo, das últimas turmas de onde ainda o Ssmo Redentor não tinha sido comprado pelo Cefet, continuam, brilhantemente, se esforçando e carregando esta bandeira! Citar um nome, e esquecer dezenas, para não se dizer centenas, seria até injusto. Permitam que Tiziu, como é conhecido Valmir Martins de Assis, sempre fotografando os encontros, com honra, também seja aqui escrito! 

Grafe-se, que o encontro sempre é Internacional, pois todo trajeto do Seminário da Baraúna, em Ponta Grossa, não seria o mesmo, sem a honrosa presença dos queridos irmãos paraguaios!

Num dos recentes encontros, uma cena foi assim descrita por este jornalista, e não sai mais do coração, e aqui é reproduzida como estava na matéria de 1º de outubro de 2017: “Um dos paraguaios de forma emocionada tocou com uma das mãos o solo do portão de saída, onde percebia sua forma de agradecimento àquele local, que certamente norteou sua vida, e em todos os sentidos. Ele foi acompanhado pela sua filha, naquele momento! Outro deles, também deu adeus ao prédio, na mesma visível forma de gratidão, e de quem deixava para trás um local, mas que esse, está cravado no coração dele, e pelo mesmo motivo acima exposto.”

Os encontros, interrompidos devido à pandemia, logo que possível, espera-se, seja retomado!

De forma gentil e voluntariosa, Mauro foi convidado, pelo Oberekando, a enviar fotos do primeiro dia e do encerramento, deste ano, do Caminho da Fé, para se seja dado destaque especial. Aliás, Mauro fez a versão do cântico Tu me conheces, para um dos encontros, e também em espanhol, narrando, na Pra Sempre Redentorista, a  vida no seminário. Já, Afonso Redentorista, foi originalmente escrita, de forma iluminada, pelos irmãos Rui e Rubens Fava.

Agradecimentos pelo acervo de fotos, à Mauro Augusto!

Amanhã é o dia de Nossa Senhora de Fátima, que em Telêmaco, a Paróquia Redentorista tem o nome à ela dedicada.

--

LEIA TAMBÉM:

EX-SEMINARISTAS REDENTORISTAS EM SINTONIA. Eles percorreram o Caminho da Fé.

--

RELEMBRE OS ENCONTROS DOS EX-SEMINARISTAS: 

CAMPO GRANDE 2015: ENCONTRO EX-SEMINARISTAS REMEMORA AMIGOS ESPECIAIS. Evento em Campo Grande trouxe ex-alunos Redentoristas de Ponta Grossa

 

CIUDAD DEL LEST 2016: SEGUNDA DE DESPEDIDAS E GRATIDÃO À RECALDE. A programação se finaliza e começa o retorno dos ex-seminaristas às suas casas

 

CURITIBA 2017: EX-SEMINARISTAS: SÁBADO DE EMOÇÃO E ENCERRAMENTO. Ficou decidida que a 8ª edição será em Asunción

 

2018: EX-SEMINARISTAS: SÁBADO FESTIVO EM ASUNCIÓN. Música, dança, homenagens, jantar e para sempre as melhores recordações

 

2019: EX-SEMINARISTAS ENCONTRARAM-SE EM CAMPO GRANDE (MS). É a nona reunião de confraternização dos Sempre Redentoristas

 

EX-SEMINARISTAS SE ENCONTRAM EM CURITIBA: Vacinados, Redentoristas e os momentos que jamais saem do coração