ONLINE
33




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


DRA. MÔNICA DE OLIVEIRA E A EVOLUA
DRA. MÔNICA DE OLIVEIRA E A EVOLUA

Na clínica, um agradável bate-papo e temas mais que atuais na área de fonoaudiologia e afins

xd

2024-08-26 às 10:31:08) A entrevista do final da semana passada foi com a doutora Mônica Barreto de Oliveira. À frente da Clínica Evolua, ao Oberekando, diversas pautas que você confere agora, e assuntos de suma importância elencados! Pontos já conhecidos, com mais detalhes, e certamente, muitas abordagens que vêm como novidades.

Ao responder quanto ao êxito dela, como fonoaudióloga, e da clínica, assim expôs: “Eu acho que a medida do sucesso é isto: O que eu tenho a oferecer à sociedade além de uma técnica, porque o que eu faço todo mundo pode fazer. O conhecimento técnico, assim como a tecnologia, eles estão acessíveis a todo mundo, e não como antigamente, quando para fazer uma faculdade, lá atrás, era tão difícil!  Para você fazer um curso era mais trabalhoso. Hoje não! Você senta na sua casa e pode fazer uma graduação, uma pós-graduação, mas têm valores que eu procuro ter como carros-chefes na minha vida, que vão além de uma técnica, e a Evolua veio disto!”.

 

O SURGIMENTO DA EVOLUA

Com o encerramento das atividades do Centro Médico Vita, em março deste ano, vindas desde 2016, e sempre com êxito, chegou-se ao espaço próprio, e o nome fora a interrogação, mas a resposta veio quando se vê que todos aqui estão, para um propósito, “independente de religião, independente de crença. Por algo a gente está aqui, por algo você está aqui, por algo eu estou aqui... por algo eu atendo”, e ao lado das pessoas, valorizar o legado, e que tratar bem, não é um favor, e sim uma obrigação, pois vai fazer, de uma forma direta ou indireta, que a pessoa evolua, pois se você chega num lugar, ranzinza, bravo e com atitudes mal-educadas, e o outro te trata com respeito, com uma voz mais agradável, com um afeto pautado no respeito; ele vai se sentir melhor, vai se desarmar, e vai sair dali um pouquinho mais evoluído neste sentido... eu posso também adotar este comportamento, e daí vem o nome Evolua, que é no sentido, Evolução Profissional, Evolução Técnica”, e é assim que Ela e a clínica se pautam, em constante procura por evolução, capacitação e conhecimento”.

 

A FONOAUDIOLOGIA CADA VEZ MAIS PRESENTE NOS DIVERSOS MOMENTOS E SETORES DA VIDA

Citado inicialmente pelo Oberekando a questão do autismo, quando se trata da área de fonoaudiologia, diversas outras ramificações aonde ela é utilizada foram abordadas, como nos hospitais, nas questões de deglutição, fala, e já no nascimento do bebê, no teste da linguinha para ver se não tem a língua presa, no teste da orelhinha para ver como está o ouvidinho, e logo em seguida, no aleitamento materno, e todo o problema de fala e audição, seja linguagem oral, ou escrita, seja fala articulada, gagueira, quadros de apraxia, “que inclusive é algo que pouco se fala. Disfluência, e até a estética, com a fonoaudiologia para a parte vocal, de apresentação, expressão oral e vocal”, dentre outros. O deglutir, como engolir, mastigar, amamentar, e dentro das escolas, os transtornos de linguagem, no trabalho com professores e alunos, especificamente, leitura e linguagem, com acompanhamento de fonoaudiólogo. Na área vocal, cantores e professores, e na audição, tantas outras áreas abrangentes, como o Bera, exames do labirinto para diagnosticar labirintite, aparelhos auditivos, implante coclear, citando ser uma área com grande expansão. A audiometria feita a pedido de empresas também é mais uma área servida pela Evolua.

Quando se fala na expansão de mercado e de atendimento neste sentido, à Telêmaco, e claro, da Evolua, Dra. Mônica lembra que antes era feito um trabalho multimarcas, e hoje, aderiu por uma maior qualidade e trazer o melhor aos seus pacientes e clientes, com a Beltone, com alta tecnologia, e que no suporte pós-venda, supera muitos centros auditivos.

 

O QUADRO DA EVOLUA, HOJE

Para atender as diversas demandas, estes são os profissionais à disposição da comunidade:

d

APARELHOS AUDITIVOS:

Dra. Mônica de Oliveira

 

ACUPUNTURA:

Dr. Luiz Cézar G. Silva

 

FONOAUDIOLOGIA:

Juliana Quintiliano

Dra. Mônica de Oliveira

 

PSICOLOGIA:

Dra. Isadora Coelho C. Kum

Dra. Taffiny Camargo S. Rocha.

A Evolua está localizada à Rua Guataçara Borba Carneiro, 569, no BNH, bem à frente da quadra do Colégio Presidente Vargas, no portão debaixo. O contato pode ser feito pelo telefone/Whats App: (42) 3272- 4491.

d

A entrevistada fez questão de registrar todo o carinho das profissionais que, desde sua chegada à Clinica, têm o melhor atendimento à todos!

 

VOCÊ SABIA?

Quando Ela esteve em recente Congresso Internacional em São Paulo e no Lançamento de produto auditivo, em Foz do Iguaçu, ao contrário de se comentar mais nas questões de novas tecnologias no mercado de aparelhos auditivos, a abordagem maior fora em torno da repercussão da surdez no cérebro das pessoas, especialmente do público idoso, e neste caso, epigrafou Mônica de uma perda auditiva não tratada em relação à tratada e o merecimento de uma qualidade de vida auditiva no momento da melhor idade.

Com ela, foram explorados diversos temas e situações, como o que a Evolua pode ofertar à autistas, e diagnósticos neste sentido, também tantas demais, como as dores de ouvido, aquelas sensações por vezes, de extrema dor quando em um voo, ou na descida de serras. Aos casais românticos, apenas um importante alerta quando carícias no ouvido, e um desapercebido e sério dano, que pode ocorrer (assista a entrevista em vídeo, na íntegra). Também o índice de pessoas que estão expostas a sons autos, como músicas, e a consequente perda de audição, que vem aumentando numa velocidade absurda, informou ela. “Já se tem dados estatísticos da Organização Mundial de Saúde que até 20250 serão 2 bilhões e meio de pessoas com perdas auditivas”, e este número é bem significativo, e a exposição aos altos volumes gera um dano irreversível nas células auditivas, informou.

No momento do Agosto Dourado, destacando-se o aleitamento materno, citou-se quanto à amamentação, o trabalho também da Dra. Juliana Quintiliano, que compõe a Evolua. A demora também no início de fala das crianças, é outro ponto a ser observado, sendo algo que profissionais da Evolua podem auxiliar. Existem casos de anomalias no ouvido de crianças, aonde o ouvido pode estar trancado, e sem que existam sintomas de dor, e este aspecto pode trazer lentidão ao processo de fala, e ser muitas vezes, antes que haja algum diagnóstico, erroneamente confundido com desatenção. Importante se observar se há a necessidade de aumento a mais do volume da TV, ou mesmo, nos momentos escolares, e intensificar a atenção com a audição!

A Dra. Mônica tem 28 anos de atuação na área.

--

RELEMBRE:

Oficina com Dra. Mônica focou autistas: Fim de ano, férias e outros temas tratados com familiares

AUTISMO: Dra. Mônica abordou TEA, na Educação. Secretaria tem, neste mês, diversas abordagens para professores e comunidade

--