Ele é vereador de Jandaia do Sul
2023-08-05 às 15:58:02) No último dia do mês de julho, a entrevista, em Jandaia do Sul, foi com o vereador Bruno Cavassani, que fez uma avaliação de sua atuação parlamentar, citou projetos e comentou da expectativa do tempo que ainda se tem deste mandato, em que fora o mais votado na sua primeira eleição. Ele é filho da saudosa vereadora Célia Cavassani, e de Benedito, que inclusive, foi o aniversariante da data, 31/07.
“De forma geral e desde o início, a gente vem trabalhando com bastante respeito, responsabilidade e transparência, prezando especialmente ao que o cidadão de bem necessita em nossa cidade. A gente tem cobrado várias vezes por melhorias, buscado a solução também, pois muitas vezes, com parcerias, eu tenho conhecimento muito grande na parte de elaboração de projetos para viabilização de recursos, e então, coloquei isso em prática no meu mandato como vereador, e consegui a abertura de diversas portas em nível de estado e federação, e tudo isso possibilitou trazer recursos para Jandaia do Sul, em parceria com os nossos amigos vereadores aqui, eu com eles”. Uma marca que Bruno citou, mais de R$ 10 milhões, conseguidos desde sua chegada à Câmara. Lembrou novamente, que trabalha com independência, ao frisar o que reza a Constituição, sendo harmônicos os poderes, entre sí, e prezando o respeito, “mas, diante da necessidade do cidadão, a gente não deixa de cobrar com ênfase, com responsabilidade, aquilo que é necessário, para melhorar a vida do cidadão”.
Deste tempo, citou o entrevistado, que já teve mais de 280 documentos elaborados, entre requerimentos, projetos de leis, e cobranças, e que não está certo dos dados, mas possa ser até um recorde para dois anos e oito meses de um mandato legislativo, “ao menos é um volume bem significativo”. Outra marca, é o gabinete itinerante, que na época de pandemia foi pausado, e que será retomado, “que é uma ferramenta que permite estar em contato direto com o cidadão e atendendo as suas demandas”.
PROJETOS: REGULAMENTAÇÃO DO USO DE MEDICAMENTOS À BASE DE CANABIDIOL
No primeiro semestre do terceiro ano, destaca ele, um dos principais projetos foi quanto ao canabidiol, a uma regulamentação em que o município pode fornecer medicamentos com essa base, “para pessoas que tenham tal necessidade, e que precisam dessa medicação. É um projeto referência e foi o segundo no Estado do Paraná. O primeiro a ser aprovado foi no município de Mandaguari, pelo meu amigo, o vereador, também do PSD, Sidney (da Silva), o vereador Chiquinho, parceiro nosso. Um projeto de iniciativa minha, do Poder Legislativo. Tivemos o apoio de todos os vereadores, foi aprovado por unanimidade”, fato que ele os agradeceu. O projeto já está em vigor, mas aguarda a regulamentação do Executivo municipal, para sua entrada em funcionamento.
Importante pontuação do vereador é a diferença sem precedente, de que não haja interpretação equivocada, do uso do medicamento, com qualquer incentivo à drogadição e vício, e sim, de forma exclusivamente medicinal. Os males em que se aplica o canabidiol são Parkinson, esclerose múltipla, câncer, glaucoma, entre outras doenças. “Temos que quebrar este tabu e deixar claro que é uma medicação, e que está sendo usado para fins medicinais! ”.
Muitas das cobranças dele, são ligadas à área de Saúde, e desde o início de mandato vê que a cidade poderia ter pediatras atendendo nos finais de semana e feriados, por serem períodos em que as UBS´s não estejam em funcionamento, e sim, se tem como referência o PAM. “Porque não, termos dois plantonistas... um médico pediatra e um clínico geral atendendo no PAM?”. Cabe ao Legislativo, fazer a solicitação, e ao Executivo, como o próprio nome diz, a execução.
Projetos também ligados à causa animal partem dele, como o Banco de ração, bem como castrações, sejam em nível de estado, “que a gente sempre tem cobrado e conseguimos isso no município”. Ele rendeu homenagens aos cuidadores de animais e às pessoas que encabeçam ou são componentes de ong´s, pois fazem seu trabalho, como voluntariado.
Das lideranças que sempre deram apoio, na época à sua mãe, o parceiro contínuo, embora não atual deputado, o amigo de Bruno, Dr. Batista. Em nível federal, verbas destinadas por pedido do vereador, foram dos deputados Ricardo Barros, Sargento Fahur, Nelsinho Padovani. No âmbito estadual, o deputado soldado Adriano José: “Então a gente tem uma parceria muito boa com estes deputados, até o presente momento”.
ACIDENTE COM CINCO MORTES EM PASSAGEM DE LINHA FÉRREA. PROVIDÊNCIAS!
Na época, com notícias repassadas pelo Corpo de Bombeiros local, o ônibus escolar da Apae transportava 29 pessoas no total, sendo 25 crianças, três monitores e o motorista. O veículo foi atingido na lateral e arrastado por cerca de 40 metros. Isso, no dia 09 de março.
Num total, cinco mortes! Perguntado ao vereador, o que na prática está sendo feito para coibir que novos fatos ocorram, e até porque, vários são os acidentes, mas este, infelizmente, teve maior monta, e perdas de vidas, disse ele: “A gente encaminhou por mais de uma vez, cobranças, aos órgãos competentes, eu falo, à empresa em si (que tem a concessão). Fez cobranças, fez documentos, foi aprovado aqui por todos os vereadores, só que falta-se a atitude. A atitude é resolver o problema!”, e segundo ele, de quem é diretamente responsável a esta resolução, seja o Poder Público, seja a empresa concessionária. “O que a população quer, e busca, seriam as cancelas” porém, até o momento não se as têm. Também foram exigidos, explicou ele, sinais luminosos e alarmes sonoros, e que se está no aguardo, de tais, “para se evitar outros problemas futuros. Infelizmente foi uma fatalidade, que entristeceu toda a cidade de Jandaia do Sul, toda! E isso não deve se repetir!”.
SEMPRE QUE RECORRE À CURITIBA TEM SIDO BEM ATENDIDO!
Ao este jornalista, reforçou ele a sensibilidade do governador Ratinho Júnior, do chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, do subchefe, Mauro Lúcio, que são de Jandaia, e de Sandro Alex, como secretário de Infraestrutura e Logística, pela questão das linhas férreas que passam no perímetro urbano jandaiense. Fez questão Bruno, de lembrar que sempre é muito bem atendido em Curitiba, quando nas demandas, e especialmente pelos jandaienses aqui citados: “Eles são parceiros de Jandaia do Sul e tem portas abertas para Jandaia”.
Numa outra questão colocada, a segurança das escolas, com a instalação de detector de metal, a restrição da entrada de pessoas estranhas às Instituições e os muros e acesso que deem mais segurança aos servidores, às crianças que lá estejam, “e para os pais, que levam os filhos até às escolas”, são o foco da Câmara.
Além de professor, ele é escritor. Das várias obras, “Contabilidade Aplicada ao Setor Público” é destacada. Também trabalha com disciplinas da área de Gestão, e sua formação acadêmica é em Contabilidade. Tem se dedicado à confecção de material para cursos preparatórios para vestibulares, e de formação à policiais, mas, a maior parte do seu tempo é direcionada à vereança, pois foi ao que se propôs. Hoje ele leciona no formato EAD.
Cavassani citou os servidores, colaboradores da câmara, que possibilitam o andamento afável da Casa de Leis e se esmeram pelo trabalho.
No dia da gravação da entrevista, 31 de julho, quem completou mais um aniversário fora justamente, o pai de Bruno, Dito Cavassani, que recebeu os cumprimentos de todos os familiares, e da população de Jandaia do Sul, e claro, deste comunicador.
Ao final da gravação, quem chegou foi o vereador José Carlos Ranzani, que enquanto este jornalista ainda morava em Jandaia, sempre tão bem foi atendido na Saúde, pelo enfermeiro. Preside a Câmara jandaiense, o vereador Claudio Táparo.
NOTA: NO VÍDEO COM ENTREVISTA NA ÍNTEGRA, não foram citadas as cinco mortes que se deram no acidente com o ônibus, e este Site registra desculpas aos demais familiares, que tiveram seus ente queridos, atingidos, e se faz condolente.
--
LEIA TAMBÉM:
TIM PONTARA E A GRATIDÃO À TB. Ele, ao Oberekando, relembrou trajetória e ter sido alvissareiro no sonho da Faculdade própria para a Capital do Papel