Ele, ao Oberekando, relembrou trajetória e ter sido alvissareiro no sonho da Faculdade própria para a Capital do Papel
2023-07-15 às 11:00:32) Uma entrevista que para este jornalista, é emblemática! O professor Wilson José Tim Pontara (Tim Pontara), online, direto de Jandaia do Sul, falou ao Oberekando. Ele, que foi idealizador e diretor fundador da Fateb de Telêmaco, mas que antes, assim como residentes de quase todo Paraná, recebia, de braços abertos e com simplicidade, aos acadêmicos telemaco-borbenses que os procuravam, quando era diretor da Fafijan, em Jandaia do Sul.
Vale aqui ser pontuado por este jornalista, que foi Tim quem deu a oportunidade a este que aqui escreve, de ter sido assessor de imprensa da Fafijan, na época, e tantas oportunidades que, em decorrência disto, aconteceriam.
“Olha, o tempo passa, e você sabe, nós tivemos o nosso período na Fafijan, graças à Deus, um período muito glorioso, aonde nós pudemos colaborar com muitos alunos, que hoje vivem da Educação, por conta da formação que tiveram na Fafijan. Você (este jornalista que aqui está editando a matéria) é testemunha ocular de todo esse processo”.
Em outro momento, ele citou: “Eu tenho um orgulho muito grande, e não é vaidade, não é nada não, de eu ter colaborado com muitos alunos que vinham à Jandaia e as vezes, precisavam alugar uma república, e o dono da casa, da república, queria um aval de alguém, e eu fui fiador de muitos alunos, naquela época”, quando afirmou que foi uma alegria muito grande, a oportunidade de ter ajudado estes acadêmicos.
Inclusive, um adendo pessoal: Quem assinou o contrato como fiador, da casa que este jornalista alugou, foi justamente o irmão, gêmeo do entrevistado, Wilton Aparecido Isan Pontara (Isan Pontara), que faleceu em 30 de junho de 2021, e fora vereador e presidente da Câmara Municipal na cidade de Jandaia, dentre outros importantes cargos.
REALIZAÇÃO DO SONHO DA FACULDADE PRÓPRIA PARA TB
Das gratidões, lembrou alguns nomes, e que um dos diretores da Klabin havia perguntado, quem era o louco que iria abrir uma Faculdade em Telêmaco! Dois nomes, representando a todos, citou In Memorian, o ex-prefeito Carlos Hugo Wollf Von Graffen e o professor Mansueto Poltronieri. O último, pai do atual diretor-geral do IFPR, professor Rafael Poltronieri. Também, Terezinha dos Santos, diversos outros alunos, bem como, vários vereadores.
A vida de Tim, de 14 anos residindo em Telêmaco, é analisada por ele, de período marcante em sua trajetória.
Da gratidão das pessoas que acreditaram no projeto da Fateb, acrescentou: “Era um embrião e eu sempre digo... você tem que ser ousado! E sem falsa modéstia, eu fui ousado, porque não era brincadeira correr atrás de um projeto de criação de uma faculdade. E graças à Deus, com muita luta, com muito apoio do Seu Carlos (Hugo). Quero deixar isso pra sempre marcado na vida e na história. Tanto que eu dei o nome de Campus Universitário Carlos Hugo Wolff Von Graffen”, e continuou: “E claro, o Seu Mansueto (Poltronieri), que infelizmente nos deixou, mas eu acho, que neste momento, tanto Seu Carlos, como Mansueto, ao assistirem nossa entrevista, eles vão ficar orgulhosos de nós! De mim, e de você!”.
PALESTRAS E A ÁREA DE VESTUÁRIO
Devido ao seu espírito empreendedor, hoje, ele ministra palestras sobre Empreendedorismo e Gestão de Pessoas, e Gestão Escolar. Sua formação acadêmica é em Administração. Várias delas já se deram, como nos estados do Mato Grosso, no próprio Paraná, dentre outros locais. Atualmente, também, em uma indústria de confecções, Pontara fabrica a linha Country. “Eu fabrico calça, camisa, camisete feminina, da marca Nelore, e tenho representantes da marca, nos estados do Paraná, São Paulo, Rondônia, Mato Grosso, e Mato Grosso do Sul. Enfim, estou diversificando os estados, aonde a minha marca está entrando. Hoje eu estou gerando bastante emprego também, muita mão-de-obra, com muito serviço para as costureiras, arrematadeiras, e na parte administrativa, eu já tenho uma equipe que trabalha comigo. Então, para não ser ocioso nesta vida, para acordar e ter aonde ir, eu resolvi empreender neste segmento, e graças à Deus, está dando certo!"
NOSSOS PESARES!
Recentemente, houve a internação, e na sequência, o falecimento da irmã de Tim, Darci Maria Pontara. A entrevista, aliás, tinha sido marcada em datas que viera ela, a ter sua internação na época, em Apucarana. Deixamos aqui registrados os nossos sinceros sentimentos. Ela deixou viúvo, o Dr. Ossamu Iassaca, estimado e atuante médico em Jandaia do Sul.
ENCERRAMENTO COM GRATIDÃO À TELÊMACO, SEMPRE!
Para encerrar o diálogo, o professor Pontara disse, agradecendo: “Para que eu possa, através de você, através do Oberekando, mandar um grande abraço para a cidade de Telêmaco Borba, indistintamente! Não vou citar nomes, mas sintam-se todos que assistirem nossa entrevista, abraçados por mim, pela Dona Rosa, que nós temos uma gratidão muito grande pelas pessoas, pelos amigos, por Telêmaco, por tudo que nós vivemos ai, por 14 anos”.
No noite de 24 de março de 2018, Pontara fora homenagem especial na formatura dos acadêmicos da Anhanguera, que tinha a direção dos professores, o casal de doutores, Marcelo Ekermann e Graciane Di Mário Ekermann.
(*) Cortes abruptos na linha de pensamento do entrevistado se deram devido delay na conexão, por se tratar de uma entrevista feita via internet