De TB, presidente da Atitude; trouxe o feito de Curitiba
18/08/25 às 09:09:24) Allan Lopes Pereira, de Telêmaco, há cerca de 10 dias atrás, tornou-se Campeão Brasileiro de Para-Escaladas, em competição ocorrida em Curitiba. Também presidente da Associação Atitude, de Pessoas com Deficiência, ele compôs mais uma Entrevista no Carro, com o Oberekando.
“Eu que agradeço pela oportunidade de estar falando um pouco aqui, do que foi o Campeonato Brasileiro de Escalada, Convencional e da Para-Escalada, e é sempre um grande prazer”. A competição se deu, nos dias 08 e 09, em Curitiba: “A chuva atrapalhou um pouquinho, mas graças à Deus, trazendo o título aqui, para Telêmaco Borba! Muito feliz de estar representando o município nesta modalidade nova que está entrando no Para-desporto, que é a Para-Escalada”.
O entrevistado é esposo da professora Silvana Dias, a coordenadora do Núcleo de Atividades e Desenvolvimento do Paradesporto (Nadepar): “Há uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes de Telêmaco Borba e o Comitê Paralímpico Brasileiro, que tem hoje um polo do Comitê, para a cidade e toda a região. Hoje a gente tem no Nadepar, e eles acabam se fundindo, e como ponto de referência; 168 para-atletas na modalidade de Badminton e Atletismo. Estamos entrando com a modalidade de Judô, e agora, a Para-Escalada, e graças à Deus, levando TB já para o pódio! Novamente, junto com Flávio, que é um paratleta do Atletismo, colocando pela segunda vez Telêmaco Borba, realmente, como melhor do Brasil. É muito importante frisar, porque muitas vezes a gente não se toca disto, mas é Telêmaco Borba como melhor do Brasil!”.
Na sexta-feira, na modalidade B1, de atletas que não enxergam nada, ele tinha uma parede de 17 metros de altura, e 5 minutos para a escalada: “Com um pouco de chuva ainda, eu consegui fazer essa escalada em 3 minutos e meio” e após isso, foi convidado pelo técnico da Seleção Brasileira a participar do Training In Camping, da própria Seleção, que irá acontecer no dia 22. “Então, quem sabe, deste evento, eu saia convocado para participar da Seleção Brasileira!”.
PRESIDENTE DA ATITUDE
Allan é presidente da Atitude, que é uma Associação de pessoas com deficiência, de Telêmaco, e que vai muito além desta representação, e que ele resume numa única palavra: Oportunizar! “Esta associação, ela veio para representar a garantia dos direitos das pessoas com deficiência em nosso município. Nós fazemos várias conversas com o Poder Executivo aqui do município. Com o Legislativo também! Um dos nossos trabalhos locais, é do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, que está para acontecer a conferência agora, na segunda quinzena de setembro”, citando o compromisso da nova secretária de Assistência Social, neste sentido.
A Associação fez 3 anos e ele é sócio fundador. Foi reeleito presidente, e tem como seu vice, Marcos Camilo, sendo Silvana, a secretária. Hoje são mais de 200 associados, e ele disse que seu primeiro objetivo, colocado desde o início, é formalizar a Atitude. Eles já possuem os títulos de Associação de Utilidade Pública, tanto Municipal, como Estadual. Entre as novidades que estão no radar, o trabalho para a conquista da sede, que deve ir muito além do prédio, e se planeja toda uma gama de atendimento, e interação entre os associados.
A GRANDIOSIDADE DA CONQUISTA!

Fora colocado a ele, que esta conquista, se fosse no âmbito convencional, teria certamente, pombas com festa e chegada do atleta, em carro aberto, mas ele ponderou que o para-desporto na cidade existe a apenas cinco anos. Lembrou, que com méritos todos do medalhista Paralímpico, Érick Tobera, para ir para a prateleira de cima, necessitou sair de Telêmaco, e então, Allan reconhece hoje, todo o esforço da municipalidade, neste sentido! “Telêmaco Borba vem dando exemplo de como se trabalhar o para-desporto, tanto na iniciação esportiva, como no rendimento”. Complementou que é necessário enxergar que o município de TB tem olhado com carinho, e apontando a medalha, cravou: “E, está aqui!”.
APOIO DA UNIFATEB
Allan é acadêmico de Direito, e também leva por vezes, a bandeira da UniFateb nas competições, por ser essa uma das pautas da instituição. O entrevistado teve prova no dia anterior da entrevista, e de Direito Civil, na área de contratos! Perguntado como a Universidade tem o auxiliado, informou que ela tem atuado em todos os cursos, as Atléticas, e dado ênfase, como um todo. Citou a atuação da UniFateb em todas as áreas da comunidade, e exaltou, recentemente, o Justiça no Bairro. A esposa, Silvana, esteve na quinta-feira passada, falando aos acadêmicos de Psicologia, da temática “Qualidade de Vida”, que é algo que o esporte traz para a sociedade!
No diálogo com o Site, diversos outros temas, quanto as PCD (Pessoas Com Deficiência), foram expostos, a exemplo se a população da Capital do Papel está tendo respeito com os deficientes, e sim, ele acenou progressos. Disse também que foram consultados, como Atitude, pela municipalidade e arquiteta da obra da Avenida Horácio Klabin, quanto ao projeto, a questão de acessibilidade. Nesta interação, fez questão de lembrar uma frase, que não tem por objetivo ser clichê, mas sim, expressar a realidade: “Nada sobre nós, sem nós!”.
Ele deixou o Instagram da Atitude: atitudepcdtb e o e-mail atitudepcdtb@gmail.com para que novos associados possam se contactar e ingressar!

Allan citou patrocinadores, como o Hotel 4WOO, e Dr. Zattar, Supermercado Talevi, Mais Sorriso, Família Gibson, a Secretaria Municipal de Esportes, em nome da Administração, e sem esquecer a esposa Silvana, indo muito além das funções administrativas, mas pelo apoio sempre. O filho Felipe, de 7 anos e meio, também foi agradecido. Ele, aliás que tem duas medalhas de Meeting paralímpico.
--
LEIA TAMBÉM:
O ESPORTE DE TB EM PAUTA, COM NAIO CASTRO. Reginaldo citou os avanços e o cotidiano na Secretaria, que também é de Recreação
--
