Reginaldo citou os avanços e o cotidiano na Secretaria, que também é de Recreação
30/07/25 às 12:43:56) No final da semana passada, falou ao Oberekando, o secretário municipal de Esporte e Recreação de Telêmaco Borba, Reginaldo Castro, mais conhecido como Naio. No vídeo da entrevista na íntegra, além do tema em si, que é o esporte, outros aspectos foram citados, como a bonita atuação dele, em relação à fé em Deus.
“O esporte é algo fantástico. Ele transforma vidas, ele dá caminho às pessoas, ele devolve às pessoas a vontade e a autoestima de se viver, e nós como Prefeitura Municipal, através da Secretaria, através de nossa prefeita Rita (Mara de Paula Araújo), e vice, Jefferson (Abreu), temos uma metodologia, que vem dela, nossa prefeita; que é cuidar das pessoas. E cuidar das pessoas o esporte faz isso por si próprio, e a gente como Secretaria, precisamos promover isso, com que ele aconteça, mas de que maneira, não é? Ele tem que acontecer para todos, desde a criança, até o idoso, e que tem que ter acesso a esse esporte, seja ele de iniciação ou de rendimento, enfim, o esporte precisa acontecer! E já abro um parêntese...e falo da equipe... Deus me deu uma equipe maravilhosa... não posso deixar de falar da minha equipe!”.
Foi criada uma parceria muito grande com Dr. Eros, enquanto secretário de Educação, especialmente porque as atividades esportivas existentes atingem quase 100% da população, e segundo ele, o maior público está nas escolas. Neste sentido, o primeiro foco são as escolas de tempo integral, com Handebol, Voleibol, e Basquetebol, “e um projeto que nós estamos para iniciar é o tatame e luta de Jiu-Jitsu, e também vamos trazer a Ginástica Artística”. Já, o Futebol, vê ele que acontece por si próprio, por ser paixão brasileira, e que em Telêmaco, ressalte-se, existem vários voluntários.
PIPAS E QUEDAS DE ENERGIA

Um programa que existia no governo Gibson, eram os Festivais de Pipas, que acontecia no Centro de Exposição, e sob a coordenação à época, de Fabrício Nunes Flores, e Bello (Anderson Wendt). Hoje, uma grande problemática são os danos que, empinadas, não em descampados, mas em área urbana com posteamento; as pipas trazem quedas constantes de energia, e prejudicando, quase sempre, não menos que centenas, e muitas das vezes, milhares de pessoas, a cada paralização do sistema. Fora falado, da possibilidade de campanhas que, jamais deixem exclusa a modalidade pipa, mas sim, que seja praticada em descampados, como no Centro de Exposição. Neste momento, foi feito agradecimentos à Copel, Guarda Municipal e Polícia Militar, pela atuação, em prol da energia elétrica imune destes incômodos, e acima de tudo, prejuízos, especialmente aos comerciantes, e ao descanso com lazer, dentro dos lares, quando existe a falta de energia elétrica! O perigo também à motoqueiros, ciclistas e transeuntes, quando linhas cortantes, é eminente!
A MOVIMENTAÇÃO ESPORTIVA

São diversas as competições a que Telêmaco se faz presente, e inúmeras modalidades, e com destaques. Recentemente, no Projeto + 60, com o público da Melhor Idade, houve a participação, inédita da Capital do Papel, em Pontal, nos Jogos de Integração do Paraná. “Coisa mais linda! Foi uma satisfação a prefeita Rita, e Jefferson, junto com a gente, ter proporcionado a estes idosos, irem lá competir por Telêmaco Borba”.
O ESPORTE, A SAÚDE E EDUCAÇÃO, E SEUS BENEFÍCIOS!
Os ganhos, que vão muito além do esporte; foram citados, por exemplo, com a saúde que ele traz aos atletas, a disciplina, e em todos os sentidos, sejam com as pessoas, nos estudos, e demais aspectos. Tomado como exemplo, a Ginástica. Neste momento, Naio informou que o antigo Centro de Ginástica Artística, na Rua Ponta Grossa, no BNH, revitalizado, se transformará num centro de Basquete e Vôlei, e com inauguração em poucos dias. Também, neste viés, a importância deste, devido a ser o BNH, um bairro antigo da cidade, e ter uma população, muitos da melhor idade, e que saberá usar bem o espaço: Volta-se aí, a parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, através de Cleber Almeida.
SE SÃO SERVIÇOS PÚBLICOS, SÃO PARA TODOS!
Uma importante abordagem fora também, os equipamentos públicos estarem abertos para todos, e a discussão, que sim, devem estar disponíveis para as pessoas com vulnerabilidade, mas... para todos, por primícia! No esporte, isso não é diferente. Olha-se isso, ou isso vem muito em voga, quando se convocam as seleções municipais das diversas modalidades, e existem críticas, por exemplo, quando são chamados, estudantes de escolas privadas. Reginaldo disse que durante as fases, pós-municipais, dos Jogos Escolares, cujo transporte de alunos/atletas, não é responsabilidade do município, houve a polêmica de que deveria haver, por parte da Prefeitura, o transporte apenas para atletas da rede municipal, e neste caso, nem para um, nem para outro, por força de Lei. Se houvesse, seria para todos!
E A GINÁSTICA... CADÊ O OBEREKANDO?
Uma questão colocada pelo Oberekando ao secretário é a ausência do Site, como era antigamente, nos eventos da Ginástica Artística. Um excelente trabalho executado por Ana Paula Ferreira e Juliano Fulas, e demais treinadores, mas que, por uma situação, este jornalista que aqui escreve, fez, pessoalmente, - e jamais no Site -, uma crítica, vista como construtiva, e a partir de tal, fora ignorado pelo casal de professores! Tanto que nem no Facebook pessoal deles, como da Ginástica, o Oberekando não tem acesso para os marcar quanto vem matérias institucionais da Prefeitura, que eles aparecem!

Além de deixar as portas da Secretaria, não abertas, e sim, escancaradas, a todos, sem distinção, ele se colocou a disposição da população, e a entrevista foi encerrada com Reginaldo comentando do recebimento de materiais, pelo Governo do Estado, para o Para-desporto. “Recebemos recentemente pelo Governo do Estado, por Ratinho Júnior, pela Secretaria de Esporte do Estado do Paraná, equipamentos para o Para-desporto, para o nosso Centro de Referência”, ganhando elogios do secretário estadual da pasta, sendo que nos 399 municípios há seis centros de referência, e TB, um deles, foi elogiado com destaque. Foram mais de 250 mil reais, e entre os benefícios, cadeiras e bicicletas adaptadas, “tudo isto possível, pelo bom relacionamento que a prefeita Rita tem com o Governo do Estado, e nos permitir também a prática do para-desporto”.
--
LEIA TAMBÉM:
Secretário de Estado do Esporte, em TB, entregou equipamentos ao para-desporto
--