O comandante, capitão Bruno Fidalgo, comentou dos avanços e projetos em ação
2023-07-01 às 10:08:37) Ontem, o diálogo do Oberekando foi com o capitão Bruno José Guedes Fidalgo, que é o comandante do 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Telêmaco Borba. Além da cidade sede, também Imbaú, Ortigueira, Reserva, Sapopema, Tibagi e Ventania são por ele e suas equipes, atendidas.
“A guarnição que trabalha aqui, acaba atendendo também as ocorrências em toda nossa região, então, é uma demanda significativa”. Ele comentou inclusive, a reunião de todos os COMPDEC´s, que são todas as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil, que se deu no Senai de Telêmaco, nos dias 19 e 20 passados.
Das novidades, a chegada de oito novos bombeiros, que entre as várias atividades já feitas, conheceram os rios da região e diversos pontos, inclusive, o Pico do Agudo, em Sapopema.
Chegaram ao quartel, kits para as Defesa Civis de Reserva, Tibagi e TB provenientes de emendas de deputados. Destacou que em Tibagi e Reserva existem as brigadas comunitárias, compostas por funcionários do município “que atuam também nas emergências, e dão, então, esta primeira resposta em casos emergenciais.
Com as queimadas, comuns no inverno “é normal, que através das geadas, a vegetação fique bastante seca e a umidade do ar, bem mais baixa, e na época de estiagem, geralmente, tudo isso cria um ambiente muito propício para os incêndios florestais, e infelizmente na área urbana, a gente tem pessoas com os lotes, sem a devida manutenção”, aonde ele solicitou a todos que a façam, pois trata-se de uma época do ano complicada por estes riscos de fogo.
No quartel de Telêmaco está ativo também o Programa Aquece Paraná, aonde estão sendo recebidos agasalhos, cobertores, cachecóis e demais peças, em bom estado de conservação, para que sejam doados aos que mais necessitam, durante este inverno.
--
NO COTIDIANO
PRIORIDADE ÀS VIATURAS DO CB NO TRÂNSITO: Perguntado se Telêmaco, com seus condutores e motociclistas, está mais consciente em dar, de imediato, espaço para trafegabilidade aos veículos do Corpo de Bombeiros, disse que sim, e salientou que isso “é fundamental para que a gente tenha um bom tempo resposta”.
NUM ACIDENTE, COMO QUEDA DE BICLIETA OU MOTO: Qual seria a primeira coisa a ser feita, se esperar o Samu/Siate, ou Bombeiro antes de se pensar em socorrer a vítima, ou o que fazer. Ele explicou que, a prioridade em sinalizar para isolar a área, é o que deve ser feito, para se evitar que mais acidentes possam acontecer
GRAVAR UM ACIDENTE PARA CONSEGUIR VIEWS E NÃO SOCORRER PODE SER OMISSÃO DE SOCORRO: A febre mundial de momento muitas vezes, é estar bem e famoso em redes sociais, e para isso, ao se deparar com um acidente, o afã de gravar a cena para vários, é o que mais importa! Isso pode caracterizar o crime de omissão de socorro, porque a primeira medida, é socorrer!
Muitas bicicletas motorizadas sendo utilizadas por menores, e até crianças, e a febre que tem sido o empinamento de motos, e no que isso pode implicar acidentes graves, e por vezes, caso ocorram, o uso de UTI´s que podem fazer falta em situações de emergências de fato primordiais em hospitais, como à idosos, crianças ou outras urgências médicas, fora assunto comentado, ao Oberekando.
--
LEIA TAMBÉM: