ONLINE
65




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

AWEF

ds


CAPITÃO FIDALGO COMENTA FRIO INTENSO

Comandante do Corpo de Bombeiros falou sobre ter fontes confiáveis de informações

 S 

2022-05-19 às 17:30:38) Este clima de notícias verdadeiras, aquilo que passa longe de reais, e aqueles que buscam visualizações em manchetes até extravagantes, para mais; no que diz respeito ao frio que se anuncia, foi pauta do bate-papo com o capitão Bruno José Guedes Fidalgo, e bastante esclarecedora. Comandante do 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Telêmaco Borba, ele citou diversos outros temas, como prevenção a incêndio, especialmente sim, durante baixas temperaturas, do respeito por parte dos motoristas que ainda está em baixa, quando estes se deparam com viaturas que deveriam, de imediato, ser preferenciais, e dos equipamentos que o quartel vem recebendo.

Quanto a tantas notícias com espetacularização do tema “frio”, se sobrepondo à seriedade que o mesmo necessita, disse ele: “É exatamente isso! As pessoas acabam não checando as informações, recebem hoje em dia nas mídias sociais, nos grupos, e acabam simplesmente as transmitindo, e esquecem-se que muitas vezes, muitas pessoas vivem disso... dependem da condição do tempo. Às vezes pessoas mais leigas acabam se assustando dessas informações falsas, e realmente tem que ter um cuidado muito grande antes dele passar a informação, com certeza”.

 

DIFERINDO A DEFESA CIVIL DO CORPO DE BOMBEIROS

Ela é existente em todo contexto, municipal, estadual e nacional, exemplificou Fidalgo, ao funcionamento do sistema de Saúde, no que condiz ao nível de atribuição. Citando o histórico de fundação e expansão a cada um dos 399 municípios do Paraná, remontou o ano de 2011, com chuvas torrenciais no litoral paranaense, “para o pessoal ter noção, choveu quase 250 milímetros em 48 horas, e é basicamente, o que deveria chover todo mês de janeiro, que já é chuvoso, em dois dias. Atingiu Guaraqueçaba, Morretes, e Antonina. Tiveram pessoas mortas, as cidades ficaram isoladas, bem como suas vias, com muito deslizamento de terra, enxurrada, alagamento, etc...”. Neste caso, o Corpo de Bombeiros acaba por ser a primeira resposta a emergências, como incêndio, afogamento, acidentes de trânsito, enquanto “a Defesa Civil é uma organização dos vários entes da sociedade, a exemplo do próprio Corpo de Bombeiros, mas também, Prefeitura, Copel, Sanepar e diversos outros órgãos, que possam prover respostas, em eventos que fogem a capacidade do CB”.

Um exemplo recente de atuação da Defesa Civil, em grande evento, foram as simulações em Tibagi, numa necessidade de emergência, no que concerne à usina, no caso, a barragem. Explicou ele, que dentro desta organização do governo estadual, em Curitiba, na sede, na Defesa Civil, existe o Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres, que emite alertas, 24 horas por dia, quanto à deslizamentos, chuvas torrenciais e temperaturas muito baixas, como é o caso da pauta da entrevista.

 

FONTES CONFIÁVEIS E NÃO SENSACIONALISMO!

A recomendação é que se procurem as fontes confiáveis e oficiais de informação, como, no Paraná, a Simepar (CLIQUE AQUI), Defesa Civil (CLIQUE AQUI), “fontes de jornalismo confiáveis, que fazem um bom trabalho, um trabalho sério, que conseguem divulgar a notícia verdadeira. O alerta que estava válido até a gravação desta entrevista, ontem, quarta, foi emitido, e pode ser verificado em todos os canais do Governo, e se usa muito, segundo o comandante, o Twiter. Nesta semana, até sexta, amanhã, a previsão é que a temperatura fique cinco (5) graus abaixo, que a média normal, até mesmo para essa época do ano.

 

DICAS E CUIDADOS

Além de muitas dicas e cuidados em temporais, ou situações climáticas adversas, o comandante respondeu a várias dúvidas que sempre se escutam por parte da população. Também, quanto às dificuldades ainda encontradas pela Corporação, uma delas é o desrespeito pela prioridade à sinalização de trânsito de viaturas do Corpo de Bombeiros, Policia e Ambulâncias, por parte dos condutores: “A gente nunca sabe quem está precisando de socorro...de ajuda... pode ser algum parente ou amigo próximo daquela pessoa! E a pessoa por distração, ou até má fé, ou má índole, acaba não dando passagem para a viatura de emergência. Isso pode acarretar um acidente, podendo até atrasar o atendimento a uma pessoa que possa ser amiga daquela que está ocasionando toda a lentidão. Então a gente pede que colaborem”. Aproveitou Fidalgo também para lembrar do semáforo instalado nas imediações do aquartelamento, para maior facilidade de manejo das viaturas em caso de emergência.

Um abuso que sobrecarrega os profissionais do Siate, setor de salvamento do CB, é registrado com um aumento nos acidentes de motos, em sua maioria, causados pelo excesso de velocidade, condução arriscada e “empinamentos” destas, que se verificam a todo momento em Telêmaco.

 

VISITAS AO QUARTEL E EQUIPAMENTOS RECEBIDOS

D

Não raras, são as visitas solicitadas, e feitas ao quartel do Corpo de Bombeiros em Telêmaco, que fica localizado na Rua Washington Luiz, entre a Vinsa e a Escola Costa e Silva. Recentemente, o Grupo Escoteiros Monte Alegre (GEMA) esteve lá, com seus alunos. Inclusive, neste sentido, o Oberekando optou por ter nesta matéria, galeria de fotos, para isso ilustrar! Receber escolas, crianças em visitas individuais, explicou Bruno, que é de suma importância, pois as lições de cidadania e até mesmo de amor ao próximo, que é o cotidiano que se tem na corporação, fará destes hoje pequenos, uma população cidadã.

D

O comandante aproveitou também, para informar que o quartel tem recebido equipamentos, como veículos e maquinários, que beneficiam no desempenho dos soldados nas ações, nem tanto em Telêmaco, como nas demais cidades que pertencem à sua área de atuação.

 

LEIA TAMBÉM:

Prefeitura entrega caminhão no valor de R$ 950 mil ao Corpo de Bombeiros de Telêmaco Borba. (PMTB)

FAÇA O CONCURSO PARA BOMBEIRO MILITAR: É de suma importância que Telêmaco tenha soldados da própria Capital do Papel. A mesma ocasião também é para novos soldados da Polícia Militar.