ONLINE
11




Partilhe esta PŠgina

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

S

S

S  

D

 

a

AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS


UM BATE-PAPO COM MANU, DE SAPOPEMA
UM BATE-PAPO COM MANU, DE SAPOPEMA

Retrospectiva de 2019 e expectativas para 2020 na área da Saúde

s

2020-01-17 às 08:40:20) Quem falou ao Oberekando na quarta-feira, foi Emanuele Antonia Chede Subtil, mais conhecida como Manu, que é a secretária municipal de Saúde de Sapopema. Do final e começo de ano, ainda não teve seu período de descanso, justamente por entender a essencialidade de sua área, e espera em fevereiro, alguns dias para compensar essa correria.

“A gente tem que trabalhar com amor. Aprendi isso até mesmo com o Gimerson, que a gente tem que se colocar no lugar do próximo. O segredo do trabalho é todo mundo em equipe. Todo mundo é igual. Ninguém é maior que ninguém, e nem menos”.

 

SUCESSO DO PARANÁ ROSA RECONHECIDO PELA SESA

Quando houve na cidade, representando toda a Regional, o evento Paraná Rosa, o prefeito em exercício, Paulo Maximiano de Souza Júnior, falou a Manu, simbolicamente retirando da cabeça um boné que ele estava usando: “Manu, pra você eu tiro o chapéu!”, em referência ao esforço dela, para com as causas da Saúde. Este ato a emocionou. Hoje, ela confessa que teve da regional e da SeSa (Secretaria de Saúde), elogios pelo evento, de como a comunidade toda se envolveu.

Na ocasião, foram feitos 150 preventivos. “Foi um recorde que a gente bateu, graças a toda população, ao prefeito que colaborou. E a todos os funcionários da Prefeitura, e principalmente, da área da Saúde, que vestiram a camisa e se desdobraram para que isso acontecesse”.

A autonomia que Paulinho Branco dá ao seu trabalho, foi outro ponto que ela colocou.

RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS EMPRESAS: Um ponto de destaque é o envolvimento de empresas e profissionais liberais nos eventos em que a Saúde deles necessita. Nos eventos de conscientização e prevenção, eles não se omitem em se fazerem presentes, seja com brindes, mesmo no evento, com cortes de cabelo, tratamento de beleza, dentre outros: “Eles vêm de forma voluntária. Eles vêm com satisfação, e não por obrigação. A gente só tem a agradecer esta família que é Sapopem,a neste momento!”.

 

CONQUISTAS E APOIOS

Das conquistas, essas foram conseguidas, segundo ela, pelo esforço de Gimerson e Paulinho, em Curitiba e Brasília, “com o deputado Romanelli, a deputada Luíza, e outros deputados também, como Toninho”, com emendas, que possibilitaram o pagamento dos profissionais médicos do PSF, insumos, medicamentos, carro. Um Voyage foi licitado ano passado e será comprado este ano, informou. A ampliação e reforma da UBS central, onde funciona a Secretaria da Saúde, já foi autorizada e deve começar em fevereiro. A verba veio através do deputado Ricardo Barros, com 200 mil reais. Manu quer centralizar o PSF neste local.

 

A COMPREENSÃO E APOIO DA FAMÍLIA

A função faz com que muitas vezes a família tenha que abrir mão de mais horas, junto com a mãe ou esposa. Neste sentido, o filho Murilo e o esposo Joel são seus importantes apoiadores. Ela conta que a princípio, o filho até cobrava dela mais tempo com ele, no entanto, disse que é importante que sua mãe, Manu, ajude as pessoas.

 

“EU ESTOU SECRETÁRIA!”

Perguntada como, para ela, é ser secretária de Saúde, ela faz questão de lembrar: “Eu estou secretária! Eu sou concursada no município. Sou agente comunitária de saúde, com muito orgulho. Já trabalhei antes em alguns setores, em cargos comissionados sem ser concursada, e agora, desde 2017, estou na Secretaria. Trabalho com amor, e amo o que eu faço!”.

 

HISTÓRICO FAMILIAR PELO MUNICÍPIO

O tio dela, irmão do seu avô, foi o primeiro prefeito da cidade: Jango Subtil. Seu outro tio, conhecido como Chedinho, também foi vereador por mais de uma legislatura. O prefeito licenciado Gimerson, é seu irmão: “O Gimerson é uma referência pra mim, pra todo mundo, porque é uma pessoa de uma índole muito boa, muito honesto, muito trabalhador, e não mede esforços para ajudar todo mundo. Eu sempre aprendi muito com ele. E agora o Paulinho também, uma pessoa muito boa! Muito bom pro povo, amoroso, trabalhador e esforçado. Me ajuda muito e me deixa trabalhar a vontade”.

 

APOIO DA CÂMARA DE VEREADORES

Os vereadores foram também lembrados pela secretária, que sempre tem deles, todo auxilio nos projetos e pedidos que são feitos via Câmara Municipal. Ela elogia este momento de união, entre a Prefeitura, Câmara, secretarias, “onde o povo só tem a ganhar com isso”, completou.

 

LEIA TAMBÉM:

PARANÁ ROSA 2019 É ABERTO EM SAPOPEMA: Ônibus Rosa marcou este evento regional