Helton Kolecha e Elieser Oliveira, respectivamente, falam de suas passagens
2022-08-26 às 10:19:20) A sessão de entrevistas com os gerentes que passaram pelo Sicredi Telêmaco Borba é fechada com um duplo diálogo: Tratou-se de Helton Cesar Kolecha e Elieser Oliveira, o primeiro e o atual a exercerem este cargo na Capital do Papel. Confira:
Recentemente, Emerson Lara e Gilson Dias, intermediários na linha temporal entre os quatro gerentes à frente de TB, foram entrevistados. Hoje, Helton é o diretor executivo da Regional Sicredi Centro Sul, PR, SC e RJ. Já Elieser, antes de retornar à sua cidade natal, gerenciou Guamiranga e Reserva.
A entrevista foi gravada exatamente no Dia Nacional da Comunidade Ucraniana, na quarta-feira, e neste sentido, um adendo especial, pois a cidade que sedia a Regional, Prudentópolis, é a maior colónia desse país, no Brasil.
Elieser, ao falar da particularidade em ser natural da cidade aonde hoje é gerente, respondeu assim: “Muito bom! Voltei à Telêmaco Borba em 2020, fiquei oito anos trabalhando em outras duas agências, pela nossa cooperativa, auxiliando o desenvolvimento e em cidades com culturas diferentes. Foram momentos muito importantes e de muito aprendizado para minha vida profissional, de conhecimento, de relacionamento, e em 2020 tive a oportunidade de ser convidado pela Cooperativa, para retornar à Telêmaco Borba, a cidade aonde eu nasci, cresci e me desenvolvi, e onde eu também comecei os meus trabalhos na Cooperativa, lá em 2011. Voltar à Telêmaco e retomar os trabalhos na agência foi um momento muito bom, muito marcante... tem sido muito bom rever amigos, colegas, associados, e poder contribuir com o desenvolvimento do cooperativismo aqui em TB”, e elogiou a cidade, pela fase de crescimento e desenvolvimento, e o Sicredi podendo fazer parte disto. O pai de Elieser, Irineu Iupe, é pastor auxiliar em TB, aposentado da Klabin, e bastante conhecido.
Por sua vez, Helton disse: “Telêmaco Borba faz parte de minha vida, faz parte de minha história. Desde 2004, na verdade, quando o Sicredi inaugurou em TB e eu estava trabalhando na Regional como assessor, tive a oportunidade de estar na inauguração junto com o primeiro gestor, quando era lá na Samuel Klabin, o senhor João dos Santos”.
O local corresponde hoje, aonde está situado o Correio, setor de encomendas, à frente do Museu Municipal.
Continuou ele: “No final de 2008 para 2009, surgiu a oportunidade de eu estar gerente ai em Telêmaco Borba. Foi uma satisfação muito grande. Logo na sequência nós mudamos e iniciamos uma nova fase no Sicredi em TB, inaugurando na Avenida Paraná”, local quase que de frente aonde hoje a nova e moderna agência se encontra. Lembrou Kolecha que a cidade abraçou o Sicredi e que são hoje, quase quatro mil associados, e que em 2024, se completarão 20 anos da Cooperativa na cidade. Foram quatro anos dentro de Telêmaco, e um fato muito marcante, além dos 24 anos que já tem no Sicredi, a experiência que obteve na cidade o proporcionou, mas “tenho um lado pessoal muito marcante, pois a minha primeira filha que este ano completou 10 anos, nasceu no Hospital Dr. Feitosa (o IDF)”. Quando dentro de sua função, e vem à Telêmaco, confessou se sentir muito feliz por este cordão umbilical estabelecido com a cidade.
Os dois comentaram a facilidade que o olho no olho, o face a face com os cooperados, e indo do gerente ao presidente da Regional, sem travas nas portas no sentido de fácil diálogo, ser o que impera no Sicredi. Elieser destacou que quando nos encontros, e gerenciando agência fora de Telêmaco, encontrava com os conterrâneos, fazia questão de os cumprimentar.
Neste momento, citou ele o Telêmaco-borbense Henrique Pinheiro, que hoje gerencia a agência de Rio Azul. “De Telêmaco Borba também saíram profissionais que estão desenvolvendo o Sicredi em outras cidades”, em referência também ao amigo Henrique.
POUPANÇA PREMIADA, PRONAMPE E CONSIGNADO
Hoje, a destacada campanha Poupança Premiada tem como garotos propaganda, pai e filho, o cantor Leonardo e Zé Felipe: “A gente até brinca... chamando eles de nossos colaboradores, devido a essa parceria, a nível de nossa Central, que são quatro estados, o Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro!”, disse Kolecha, que explicou que a Poupança é muito importante e faz com que se tenham recursos para os créditos rural e imobiliário, se fazendo fundamental o avanço da Poupança no cooperativismo Sicredi. Uma importante ênfase fez ele: “Todo dinheiro aplicado por Telêmaco Borba, por exemplo, vai ficar em Telêmaco Borba, desenvolvendo a própria cidade”. Explicou ele todas as facilidades e serviços ofertados pela conta Poupança, que é gratuita a sua abertura.
O Pronampe foi outro benefício citado, hoje ofertado pela Cooperativa. E inclusive, aos Meis (Microempresários Individuais). A carência ofertada é de seis meses.
O crédito consignado é outro ponto forte, e Elieser informou que os servidores da Prefeitura, também do Estado, podem usufruir. Este, aberto ainda aos beneficiários do INSS e FunPrev e aos servidores da Câmara de vereadores.
Nas despedidas, Helton fez uma confidência, que sabem o Elieser, Gilson e Emerson: “Eu sou associado na agência de Telêmaco Borba!” Com bom humor, disse que o pessoal de Prudentópolis fica bravo e pede que ele mude e leve para lá a sua conta, mas ele argumenta o principal...a conta está na mesma Regional, então, está tudo certo!
Preside da Sicredi Centro Sul, Pr, SC e RJ, Santo Cappellari.
--
LEIA TAMBÉM
EX-GERENTES DO SICREDI TB EM FOCO. Emerson Lara e Gilson Dias e suas percepções e amizades feitas
TB TEVE FORMAÇÃO DO CRESCER DO SICREDI. Programa aproxima ainda mais o associado da Cooperativa