ONLINE
40




Partilhe esta Página

ACITEL

s

sr

S

AWEF

ds


TB GANHARÁ NOVO TEMPLO DA IGREJA UCRANIANA
TB GANHARÁ NOVO TEMPLO DA IGREJA UCRANIANA

No mesmo terreno, a obra será aos fundos da atual, explicou Padre Ricardo Ternovski

s

2025-02-20 às 15:41:32) Na tarde de anteontem (terça-feira -18), na Igreja Católica Ucraniana São José Operário, de Telêmaco Borba, que pertence à Metropolia Católica Ucraniana São João Batista de Curitiba, o diálogo foi com o pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Reserva, que atende também à Telêmaco, padre Ricardo Ternovski. A pauta principal é a construção do novo templo, aos fundos da hoje existente, cuja frente será para a Rua Campos Sales, de frente ao centro da cidade enquanto hoje é à Avenida Marechal Deodoro da Fonseca/Afonso Pena.

“A gente veio com um motivo muito claro, que é a construção da igreja, aqui em nossa cidade”, disse, após dar uma pausa, porque estava no batente, auxiliando a limpeza do terreno aonde ficará as novas instalações: “Viemos colocar em prática um sonho antigo da comunidade, que é a construção da igreja, e a gente tem um perfil construtor. Eu gosto de trabalhar com mídias sociais, gosto dessa questão do trabalho, de vir acompanhar. Só que os sonhos nossos, são os sonhos de Deus, e isso que eu disse para a comunidade. Nós aqui vamos construir a Igreja São José Operário, a nova igreja! Esta que aqui estamos, que é belíssima, histórica, ela já se encontra com várias avarias, e não conseguiríamos mais fazer uma reforma, uma restauração! Então a gente vai construir uma nova igreja, mas o principal é o resgate da Igreja Viva que é o povo de Deus. A estrutura é importante, mas mais importante são as pessoas que estão aqui, e que rezam, e então a gente está indo ao encontro dessas pessoas, através da visita às famílias, as bênçãos das casas, e através deste meio, a gente vai se aproximando, que a nossa igreja oriental católica, que é um pulmão da nossa igreja católica, oriente e ocidente, nós aqui somos da igreja oriental. Então somos esse pulmão que pulsa aqui nesta cidade de Telêmaco Borba, e agora com mais entusiasmo e beleza, por estarmos construindo a casa de Deus, que é extensão de nossa casa também!”.

 

O PADRE RICARDO!

Com 41 anos de vida, e 15 de sacerdócio, ele é natural de Linha Esperança, no município de Prudentópolis, e hoje é pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Reserva. Disse que foi ao seminário, levado por seu melhor amigo, e ele, Paulo Cachutisk, hoje um bom pai de família, e aprouve Deus, que justamente “aquele menino levado, bagunceiro e tal” se tornasse padre! A formação dele, foi parte em Mallet, e depois em Curitiba para Filosofia e Teologia, nos Padres Basilianos, e após, nos Padres Claretianos.

de

Ele, neste perfil de construtor, teve sua marca na construção da Paróquia em União da Vitória, cidade aonde acabou se tornando mais tarde também, por 15 anos, capelão do Hospital da APMI. Já, em Reserva, de onde vem, - exceto este período de construção que aqui acontece -, mensalmente, vem aqui celebrar, e entre os reservenses, tem um trabalho de protagonismo da comunidade ucraniana, que cresce, além de ter um programa de rádio. Foi tocante ele falar da experiência no hospital, e especialmente no período da pandemia, aonde o sacerdote, inclusive, por algumas ocasiões, acabou por ser o mensageiro às famílias, de pessoas que estavam, mesmo que com confiança em Deus, vendo que ali chegava o fim de uma jornada, quando foram vencidas pelo vírus!

Ricardo, ao ser perguntado como está o seu desempenho na língua ucraniana confessou que iniciou indo à escola, sem saber falar Português. No interim na entrevista, foi aproveitado e deixado, especialmente às crianças, jovens e idosos daquele país que muito tem sua história, cravada no Brasil, no Paraná, e nesta região entre Prudentópolis, a Ucrânia, uma mensagem de fé, esperança, e a torcida para aquele povo querido, de dias melhores, em detrimento do que viveram, ainda mais na época do ápice, do conflito que ainda não cessou, e esperamos que acabe!  

 

EM QUE A COMUNIDADE DE TB PODE AJUDAR NA CONSTRUÇÃO?

d

Pela importância de se ter aqui na Capital do Papel, a presença do rito oriental, um pulmão da igreja católica, já é bem enriquecedor para a sociedade Tborbense. “Na verdade, vai ser útil, primeiro, em rezar... na oração! Nós vamos manter aqui a nomenclatura, São José Operário, porque Telêmaco Borba está, creio eu, recém-chegado aqui, ligada bastante a esta causa operária, pelos que trabalham na Klabin, e demais! São José Operário... tem muito sentido em manter esta nomenclatura, e mais futuramente, quem quiser colaborar financeiramente, vai ser importante... a nossa comunidade não é tão numerosa, mas os nossos sonhos são grandes! Os nossos sonhos são sonhos de Deus, de São José”. É pretensão, neste primeiro semestre, já ter o projeto (do novo templo) aprovado, e iniciada a construção. A igreja em questão, está inclusa no calendário oficial de eventos do município, através do Dia de São José, o padroeiro, e isso, já ajuda bastante, no sentido também de se fazer um grande evento que ajudará no angariar fundos para a obra. Confidenciou: “A partir de agora, a gente quer também retomar a nossa visibilidade. Inclusive nós aqui, construiremos uma cúpula bem grande que será visível por uma grande parte da cidade de TB”.

 

REFORÇO E UNIÃO DOS DESCENDENTES DE UCRANIANOS A PARTICIPAREM DA SÃO JOSÉ, MENSALMENTE ÀS MISSAS

Um bonito fator agregador, é que, como as celebrações eucarísticas com o sacerdote, são feitas uma vez por mês na Ucraniana São José em Telêmaco, os fiéis circulam nas duas outras paróquias – Nossa Senhora de Fátima (Redentorista) e São Pedro e São Paulo (Diocesana), nos demais períodos! O padre deixa um convite para que a memória dos avós, tios e enfim, sua fé, sejam preservados, com a maior participação na igreja ucraniana! Ele citou um bonito gesto do padre Cássio, que sendo Redentorista aqui em Telêmaco, no seu dia de folga, toda segunda-feira, faz a celebração na São José.

--

LEIA TAMBÉM:

O ALEGRA-TE CHEGA AO ANO 16, EM TBNa abertura, a transmissão nacional pela TV Evangelizar

--