Na abertura, a transmissão nacional pela TV Evangelizar
2025-02-19 às 14:07:35) No Oberekando, nesta semana, a conversa também foi com Demerson Ribas, que é o coordenador do 16ª Alegra-te. O Carnaval Cristão da Capital do Papel vem ganhando a cada ano, maior notoriedade, dentro e fora do Paraná!
“O Alegra-te chega à 16 edições, com intervalos em anos que não tiveram, e a gente está aí a um bom tempo ajudando na equipe organizadora, e então este ano a gente está animado, e já nos consideramos o maior do Paraná. Esse ano a gente vai ter cinco dias de Alegra-te”.
Disse o coordenador, que além dos shows e retiros, a abertura oficial acontecerá no dia 28, a partir das 19 horas, na Paróquia Redentorista Nossa Senhora de Fátima, “como se fosse um prêmio ao Alegra-te, este ano nós vamos ter a abertura com a transmissão da TV Evangelizar. Nós vamos estar com uma noite de louvor, com um padre da TV Evangelizar, o padre João Marcos Polak, e o apresentador, Danilo Dyba, que foi apresentador do Louvemos”, no comandando desta noite.
Ele atribui esta dimensão alcançada do Alegra-te em Telêmaco, que terá transmissão nacional, e por ser via internet também, para todo o mundo; ter chamado a atenção da Evangelizar pela grandiosidade do acontecimento, que tem atraído renomados artistas.
--
No sábado se iniciam os retiros, que serão dos dias 1º à 03 de março, na Paróquia Diocesana São Pedro e São Paulo, na Área 2, que é pároco o Padre Sandro Maciel, iniciando todas as manhãs, a partir das 08 horas, “e também, uma graça, nós vamos ter seis padres no Alegra-te: Padre João Marcos, na sexta; padre Primo, padre Sandro, padre Clayton Munhoz, que é da Arquidiocese de Curitiba, que trabalha com a juventude, além de ser pároco lá também. Vamos ter o padre Renatinho, da TV Evangelizar, no domingo; e na segunda-feira, o padre Fernando, de Palmeira, também da Arquidiocese de Curitiba, e mais três pregadores, que são o Morelzinho, da Shalon, que vem de Fortaleza para estar conosco; a Neidinha, que é uma grande pregadora, renomada, da Renovação Carismática. Ela vem de Capanema, no Paraná, e o padre Sandro, que vai estar pregando na segunda-feira.
Uma reflexão sobre este momento em que se vê maior disseminação de mensagens em redes sociais, de testemunhos e a afirmação de pessoas em serem cristãs, vendo que é determinante a isso também, o fato das dores deste mundo, e diante das dificuldades, muitas pessoas, que nunca pararam, mas que hoje procuram mais à Deus. E ao se referir às dificuldades, impossível esquecer a época da pandemia, por exemplo. Ao trazer este contexto para o Alegra-te, através da música, da dança, sempre existirá um momento que vai tocar em você! É um momento de se extravasar a alegria e entrega ao amor de Deus.
Disse que o termo ‘Carnaval Cristão’, por vezes, recebe críticas nas redes sociais, devido ao, na antiguidade, ser visto como a festa da carne, ‘e tal’, “mas nós estamos oferecendo a carne de Jesus! Não é uma festa... é uma celebração! Nós como católicos, nós estamos oferecendo um banquete no carnaval. Não só a parte da alegria, nas músicas, mas a parte dos retiros, a parte da intimidade, e outra coisa que está faltando no mundo: A amizade, o relacionamento! De você estar encostando em alguém no momento de reflexão e de música, que você nunca viu na vida. A ideia, sempre é o próximo. O tema do nosso Retiro, que é de II Reis, 18-19, que é a história do rei Hezequias, tem como principal palavra ‘Aprenda Confiar em Deus’”.
O Alegra-te já tem bebês de colo... em referência à presença de toda a família, pelo ambiente sadio e seguro! Este ano, novamente, na quadra da UniFateb. Os ritmos ofertados, nos shows, serão de atrações familiares! Foi agradecido neste momento, ao corpo diretivo da UniFateb, através de sua reitora e toda a equipe, “que além de cederem o local, também estão com a gente!”.
Algumas mudanças foram feitas, como do Matinê, que passou do domingo, para a terça, no último dia da programação, e com início à partir das 15 horas, com a tradicional animação do Palhaço Alegrinho, e neste ano também, a Festa das Cores, - que uma inovação - , terá início às 18horas, e o encerramento geral será mais cedo.
Outro importante agradecimento foi feito ao vereador Marquinhos – Antonio Marco de Almeida, autor da Lei que tornou o Alegra-te, (e demais vereadores que unanimemente, votaram a favor) um evento dentro do calendário oficial do município, e neste caso, tornando-o apto a receber auxílio e apoio da Prefeitura, e o que, em mais este ano está sendo de suma importância para esta realização. Reforce-se que o entrevistado agradeceu a atual Administração Municipal!
Mais um momento de agradecimento, e foram aos párocos, padres Sandro Maciel e Primo Hipólito, e a todos os envolvidos!
O centro de formação Padre Egídio Gardner, já está quase lotado, e recebe em geral, caravanas de outras cidades que sempre prestigiam o Alegre-te, mas, conta com pouquíssimas vagas. Então, garanta ainda a sua!
É pedido, de forma voluntária, que seja doado um quilo de alimento não perecível, que serão doados às Casas de Recuperação. Isso tanto nos retiros, quanto nos shows da UniFateb.
--
CONFIRA NA SEQUÊNCIA DE MATÉRIAS INTERCALADAS, COMO O OBEREKANDO NOTICIOU O ALEGRA-TE
--
*Nas matérias, observar os "Leia Também" e encontre, o dia-a-dia do Evento
** Em muitas delas, os vídeos não estão disponíveis, pois o Youtube cassou o canal Eoberek, de 10 anos de trabalho, por este jornalista, ser conservador
--
DOM SÉRGIO EM 2019 , 2020 E 2023 NA ABERTURA OFICIAL DO ALEGRA-TE
--
--
COMPARTILHE TODAS AS NOTÍCIAS DO ALEGRA-TE, NO INSTAGRAM DO ALEGRA-TE!
--
COMPARTILHE TODAS AS MATÉRIAS DO OBEREKANDO, QUANTO AO ALEGRA-TE!