ONLINE
12




Partilhe esta Página

D

DFF

d

ACITEL

s

sr

a

D

S

C

sd

S

S

AWEF

z

S 

D


SORRIDENTE PEDRO CRUZ, ETERNIZADO NO BANDEIRANTES

Inaugurado ontem, complexo de lazer que o homenageia

2021-12-17 às 11:42:07) Aconteceu ontem a entrega à população do Jardim Bandeirantes, do Complexo de Lazer Pedro André da Cruz, pelo prefeito municipal, Dr. Márcio Artur de Matos. Com ele, o secretário de Cultura, Esporte e Recreação, Fabrício Nunes Flores; o presidente da Câmara Municipal, vereador Hamilton Machado, junto com os vereadores Hamilton Camargo (Sassá), Flenik, Felipe Pedroso, Ezequiel Betim, Gilson Pereira, e o propositor do nome a ser homenageado, o vereador Siderlei Siqueira (Sid).

DE

A presidente da Associação de Moradores do Jardim Bandeirantes, Eliane Aparecida Cartes Cunha, também falou aos presentes.

S

A tônica dos discursos, de todos em relação aos familiares, (e se permitem testemunho pessoal deste jornalista, que com orgulho, é amigo da família) dos Cruzes – componentes da Família de Pedro, é que são como luzes, e em cada canto da cidade tem um, sempre trazendo sorriso aberto e uma boa palavra... assim era Pedro Cruz!

AS

D

Na ocasião, estiveram os familiares de Pedro, a esposa: Isaura dos Santos Cruz; os filhos: Edison Aparecido Da Cruz, Antônio Carlos da Cruz, Édina de Fátima da Cruz Queiroz e Maria de Lourdes da Cruz; o genro, Eziel Teixeira Queiroz; as noras: Regina Ferreira Rosas da Cruz e Cinara Aparecida dos Santos Cruz; e os netos: Bruno Ricardo Rosas da Cruz, Gabriela Maria da Cruz Freytag, Maria Isabele Rosas da Cruz, Larissa Maria da Cruz, Isadora da Cruz Queiroz, Julia Maria da Cruz Queiroz e Pedro Henrique da Cruz Souza, além de irmãos, como Osório Flauzino da Cruz, Geraldo e também Manoel, além de demais componentes, como muitos sobrinhos, que tinham por ele, amor infindável!

D

O local recebeu investimento próximo de 2 milhões, e conta com pista de skate oficial coberta, quadra poliesportiva coberta, quadra de vôlei de areia, quiosque, pergolado, playground, calçamento em paver, paisagismo, iluminação, bancos, academia ao ar livre, estacionamento, entre outras benfeitorias. Segundo a Prefeitura, este evento, une-se ao que a localidade já recebeu, como Reforma e ampliação da Escola Municipal Euclides Marcola, Programa ILUMINA TELÊMACO, contemplou o bairro com luminárias de LED; Programa ASFALTO NOS BAIRROS pavimentou várias ruas do São Silvestre; e Programa de REESTRUTURAÇÃO DO TRÂNSITO que levou placas indicativas com os nomes de ruas do bairro.

SS

O filho de Pedro André, Edison Aparecido da Cruz, além de fazer uso da palavra, representando os familiares, também proferiu a bênção, ele, enquanto na atribuição de diácono católico.

 

QUEM FOI PEDRO ANDRÉ DA CRUZ?

Filho de Ana Euflausina da Cruz e Geraldo Barnabé da Cruz, nasceu no município de Bandeirantes, no dia 04 de fevereiro de 1949. Em 1968, mudou-se para Telêmaco Borba, onde trabalhou na construção da Praça Castelo Branco, exerceu suas atividades profissionais em uma borracharia, depois na empresa Mafranci/Bandeirantes, onde trabalhou na construção do bairro BNH e na BR-160. Ingressou na Empresa Klabin, no ano de 1971 onde trabalhou por 26 anos.

Em 1972, casou-se com Isaura dos Santos Cruz, teve 4 filhos: Edson Aparecido da Cruz, Maria de Lourdes da Cruz, Antônio Carlos da Cruz e Édina de Fátima da Cruz e  também 7 netos: Bruno Ricardo Rosas da Cruz, Gabriela Maria Rosas da Cruz, Maria Isabele Rosas da Cruz, Larissa Maria dos Santos Cruz, Pedro Henrique da Cruz Souza, Isadora da Cruz Queiroz e Julia Maria da Cruz Queiroz.

Pedro André da Cruz participou em vários movimentos e pastorais da igreja católica, como, Congregação Mariana, foi Ministro da Eucaristia, Coordenador da Comunidade Sagrado Coração de Jesus de agosto de 1993 a 31 de julho de 1995 e de 1º de agosto de 1997 a 31 de julho de 1999, no bairro Jardim Bandeirantes. As romarias para Aparecida do Norte, organizadas por ele envolviam pessoas de todos os bairros da cidade. Gostava muito de viver em comunidade e mobilizar as pessoas para oração e também para o esporte e lazer.

Por gostar de esporte Pedro formou times de futebol, conhecidos na época, como Operário, Santa Cruz e Material Esporte Clube. Morou por 22 anos no bairro Jardim Bandeirantes e nesse tempo promoveu ruas de lazer, campeonatos e, consequentemente, construiu amizades, espalhou a fé, alegria, paz, sabedoria e amor durante toda sua vida.

Pedro André da Cruz faleceu no dia 28 de março de 2006 e hoje rememoramos sua história, suas lembranças, que ficaram intensamente marcadas pelos lugares por onde passou.

Um adendo: Ontem, comemorou aniversário, cooperando pelo sucesso do evento, Élyson Gomes Ribeiro, que tem feito relevante trabalho na Cultura Municipal. Aqui, ao lado de Anilton Preto e Fabrício Flores. Ele tem sido muito atencioso com o este Site.

D

--

 

LEIA TAMBÉM:

SIRINHO TEM NOME ETERNIZADO EM TB. Teatro do Centro Cultural, palco que bem conheceu, terá gravado seu legado

NATAL DA ESPERANÇA ALEGRA TELÊMACOCaravana hoje e amanhã e programação até dia 19

--

D