Ela comentou dos avanços e trabalho da Secretaria
23/06/25 às 17:42:46) O diálogo do Oberekando, antes do feriado prolongado do último final de semana, foi com Silvana Maria Rocha Calixto, que é secretária municipal de Assistência Social, de Sapopema. Dos diversos assuntos, um deles foi a seleção de sete crianças que estarão no Rio Grande do Norte, para o nacional de Karatê. Diversos avanços na pasta também foram informados.
“A gente está com o projeto da Fanfarra, que vem se apresentando em vários lugares, e com 38 crianças. Está tendo natação para os idosos, e vai começar a natação também para as crianças, que são vulneráveis. É um projeto do Paulinho (prefeito Paulo Maximiano de Souza Júnior). Ele sempre quis que a gente fizesse a natação para a criança que não tivesse condições de vir”. Estas vagas são para aquelas cuja família está cadastrada no Bolsa Família - CadÚnico.
IDOSOS, MELHOR IDADE, HIDRO E NATAÇÃO
Fazem dois anos que, ativamente, 40 idosos já praticam hidroginástica na Escola de Natação São Miguel, nas terças e quintas-feiras. O número, agora reduzido devido ao inverno e limitações e preservação da saúde dos mesmos, pode chegar até 55 pessoas. O valor por aluno, tem também um auxílio por parte de Douglas Pinheira, que é o treinador proprietário.
Os idosos, toda sexta-feira, têm atividades no Programa da Melhor Idade, aonde na Praça Central, às 8 horas, com Ricardo, é feito alongamento, e em seguida, eles descem até o Centro de Convivência, recebem café da manhã, e novamente após, mais exercícios físicos, especialmente neste período de frio. Ai, artesanato, jogos de baralho, e demais atividades com interação entre eles, e o bailão, que antecede o almoço, e ao final, sempre uma atividade animada, aonde às 14 horas, se dá o encerramento. São cerca de 70 pessoas, e que são buscadas por transporte nos bairros, como Vida Nova e nos demais, ao redor da cidade.
IDA À PRAIA: Nesta semana, entre os dias 26 à 28, uma viagem muito especial e aguardada com eles, para Morretes. Confirmados até então, são 38! A descida da serra, de trem, será uma das atrações, além da praia em si, sendo que diversos deles, nunca saíram de Sapopema. Trata-se de um programa governamental!
CRAS
O Cras tem feito um relevante trabalho de resgate dos inscritos no Bolsa Família, com visita às famílias nele inclusos. São hoje duas psicólogas que atendem a Secretaria, estando no Cras, Maria Júlia Teixeira da Silva, e Andreia Melo, na Proteção Especial. Existe o atendimento, dentro do Cras, do posto do INSS, isso poupando que as famílias precisem sair, para isto, de Sapopema, ou necessitem pagar advogado. Após feito trâmites, por exemplo, para aposentadoria, é agendada a perícia e possibilitado transporte para tal. Elogios não são poupados por ela: “A gente só está do jeito que está, porque eu tenho uma equipe sensacional!”.
O programa governamental de entrega de verduras, que também beneficia a agricultura familiar, é outro, bem ativo pela Assistência.
CREAS SERÁ INAUGURADO EM AGOSTO
Em agosto será inaugurado o Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social. “É uma conquista para Sapopema! A gente já executa o trabalho do Creas, mas dentro da gestão, aí misturava um pouco as coisas!”, e agora, com mais pessoal, e uma reforma que será feita no prédio, tudo fica ainda mais eficaz.
Sapopema, não diferente de pequenas cidades, também têm um número elevado de violência doméstica e abuso infantil, e pelo Cras, Hélida Santin tem feito um trabalho nas escolas, o Programa Municipal de Combate às Drogas (PROCOD), que é inspirado no Proerd.
O Serviço de Convivência funciona na antiga creche, e são 130 crianças assistidas, nas segundas, terças e quartas-feiras, e nas quintas e sextas, Fanfarra e Caratê. “Elas têm atividades lúdicas, e trabalhos em equipe. Saem jogar bola, têm artesanato”. No mês específico da campanha de combate ao abuso infantil, a psicóloga intensifica o trabalho de prevenção e alerta. Além de oficineiros, foi conseguido também uma pedagoga, para o Serviço.
LAR SANTANA
O Lar Santana, o asilo de Sapopema, recebe oficineiros uma vez por semana para atividades com os internos. O Cras, sempre dá a eles, toda a atenção necessária! Dois deles, inclusive, devem viajar, no projeto da praia. No baile semanal da Melhor Idade, alguns vão até lá! Silvana, no entanto, diz que toda a ajuda e doação a eles, será benvinda!
NATAL, ANTES DE 25 DE DEZEMBRO!
Fazendo um trocadilho... para sete crianças, Natal será além da data do Nascimento de Jesus. Com a ida em Rolândia, de 35 crianças, aonde 31, foram premiadas, trocaram de faixas, enfim, em um campeonato de Karatê, um evento na mesma modalidade se deu na Feira Gastronômica, que houve um campeonato de Karatê, prestigiado por uma das responsáveis pelo evento de Rolândia, Vera! Ela anunciou a presença de sete crianças sapopemenses, no Nacional, no Rio Grande do Norte, do dia 08 a 13 de julho.
Num primeiro momento, quando a cidade abriu o projeto Karatê, visou-se crianças vulneráveis, mas logo em seguida, com o sucesso alcançado, foi aberto para as demais. Duas das selecionadas, são referenciadas, e que o município fará o custeio. Auxílio e apadrinhamento, são aceitos para isso!
A entrevista foi encerrada, com Silvana, agradecendo ao prefeito, por toda a liberdade de trabalho que lhe é dada, e lembrou também os vereadores. Ela jamais esqueceu de atribuir também à sua equipe, todos os méritos pelo satisfatório trabalho que vem sendo prestado à comunidade.
--
--
LEIA TAMBÉM:
--